Quando começar a atividade física?

Para praticar atividade física não existe idade certa. No entanto, há mitos  sobre a influência dos exercícios na adolescência como problemas no crescimento esquelético e o amadurecimento biológico precoce.

De acordo com o professor Carlos Eduardo Cunha, o perigo está tanto no excesso de volume e de intensidade dos exercícios, além da falta de acompanhamento profissional.  “Um treinamento muito intenso inibe a produção de cálcio que contribui para que a criança não tenha um crescimento adequado, podendo causar a má formação da face como o afastamento dos dentes e um desgaste maior da cartilagem e outros hormônios”, explica.

Com base na análise individual de um profissional que irá considerar a idade, o tipo físico e o objetivo do aluno, a prática de exercícios físicos traz mais disposição e vitalidade à criança ou ao adolescente, e contribui para evitar problemas futuros como a obesidade.

Segundo a psicóloga Camila Torquato, o preconceito social com quem está acima do peso pode ainda ocasionar a depressão. “Se a obesidade gerar algum tipo de sofrimento, como a irritabilidade, tristeza, baixa autoestima e, se isso, não for trabalhado, pode comprometer as relações sociais da pessoa, resultando em um prejuízo de sua qualidade de vida”, explica.
               

Fonte

Carlos Eduardo Cunha – Professor de natação e triatlon da Fit Park.
                

*****
              

Mais informações

Clarice Gulyas
Jornalista  / Assessora de Imprensa
(61) 8177 3832 / 8428 0719
@ClariceGulyas / FB: Clarice Gulyas
www.claricegulyas.blogspot.com
www.brunapelavida.blogspot.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.