Desfibrilador implantável salva vidas com um choque programado

Taquicardias ventriculares são as arritmias mais graves e podem levar à morte súbita
                

Popularmente conhecidas como palpitações, as arritmias são mudanças no ritmo dos batimentos do coração, podendo ser passageiras e sem consequências – causadas por esforço físico, estresse emocional, consumo de bebida alcóolica, cafeína, fumo e outras sustâncias estimulantes – ou crônicas, sinalizando um sério problema de saúde que exige atenção e tratamento.

Os batimentos mais acelerados caracterizam a taquicardia e quando o ritmo é mais lento, a arritmia é chamada de bradicardia. Também existem casos em que a doença se apresenta com as duas alterações. Geralmente, as arritmias graves estão associadas a alguma outra doença cardiovascular e seus principais sinais são tontura, falta de ar, desmaios com recuperação rápida. Porém, uma parte substancial das pessoas com o problema não apresenta sintomas e em alguns casos são surpreendidas com a morte súbita.

“O check-up cardiológico é essencial para detectar a possibilidade do individuo a ter esse tipo de arritmia, principalmente entre as pessoas que já têm algum problema cardiovascular,” afirma o cardiologista Wilson Lopes.

O diagnóstico é feito por meio do exame físico, pois às vezes é possível perceber os batimentos irregulares com a medição do pulso ou ausculta do coração. O médico também pode solicitar exames complementares e simples como o eletrocardiograma e o holter 24 horas.

Existem diversos tipos de arritmias, e cada uma delas exige um tratamento. Pacientes com bradicardias irreversíveis e sintomáticas devem ser encaminhados para o implante de marca-passo. Porém, são as taquicardias as arritmias mais graves e que levam à morte súbita. Para tratar esse tipo de arritmia é feito o implante de desfibrilador cardíaco, um aparelho similar ao marca-passo que reestabelece o ritmo cardíaco quando necessário.

“O desfibrilador é um aparelho que monitora constantemente o coração e quando detecta uma frequência de batimentos perigosa aplica um sinal elétrico programado que salva vidas. A pessoa tem a sensação de um choque que normaliza os batimentos. Sem esse aparelho a recuperação de alguém que sofre uma parada cardíaca súbita em decorrência da taquicardia depende do socorro rápido,” explica o médico.

Quando uma pessoa tem a parada cardíaca súbita, cada minuto que passa sem receber atendimento diminui as chances de sobrevivência. E muitas vezes, quando é feita a ressuscitação as sequelas no cérebro são irreversíveis devido ao longo tempo sem oxigenação.
            

Fique atento

* A frequência de batimentos cardíacos normal de um adulto em repouso varia entre 60 e 100 batimentos por minuto;

* Cafeína, tabagismo, alcoolismo e outras substâncias estimulantes podem desencadear arritmias;

* Palpitação, tontura, falta de ar, desmaios com recuperação rápida são alguns sinais que acompanham as arritmias sintomáticas;

* Algumas arritmias não apresentam sintomas;

* Pessoas com problemas cardíacos devem sempre fazer o check-up cardíaco para detectar uma possível arritmia;

* Taquicardia pode levar à morte súbita. Só um médico é capaz de diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento.
             

Fonte

Wilson Lopes – Médico cardiologista, presidente do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

                

 

 Sobre a Medtronic

A Medtronic é líder mundial em tecnologia médica, oferecendo, há mais de 60 anos, soluções para toda a vida a pacientes que sofrem de inúmeras doenças crônicas. Pesquisa, produz e comercializa produtos, terapias e serviços que contribuem para a melhoria e o prolongamento da vida das pessoas. Todos os anos milhões de pacientes se beneficiam da tecnologia Medtronic para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida.
               

*****

             

Mais informações para a imprensa

Elaine Lewis
Edelman do Brasil
Telefone: 11 6398-1740, 3017-5300 ramal 278
elaine.lewis@edelman.com

Juliana Domingues
Edelman do Brasil
Telefone: 11 3017-5300 ramal 295
juliana.domingues@edelmansignifica.com

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.