Veia safena – novo laboratório da UFSC desenvolve projeto para tratamento a laser da veia safena

Pesquisa sobre varizes pode, em breve, por fim a problema de saúde que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Projeto conta com parceria da empresa Biokyra e o médico Dr. Wagner Paula Ferreira
           

A Biokyra e o médico cirurgião vascular Dr.Wagner Paula Ferreira estão financiando um novo laboratório de testes de pesquisa aplicada por meio de parceria como curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo da empresa é apoiar a universidade na geração de conhecimento e de projetos de tecnologia, visando desenvolver, em parceria com médicos, soluções inovadoras para área de saúde.

A iniciativa fomentou a criação do Grupo de Estudos Térmicos em Aplicações Biomédicas (Bioterm), do curso de Engenharia Mecânica da UFSC. Entre os projetos que estão sendo analisados está o de melhoria da técnica Endovenous Laser Treatment, denominado BKEVLT. A proposta é estudar a aplicação de mecânica dos fluídos e da transferência de calor no desenvolvimento de produtos que possam auxiliar no tratamento de diversas doenças, entre elas as varizes.

O projeto BKEVLT emprega um cateter com sensores de temperatura que permite avaliar a qualidade do tratamento no interior da veia à medida que o procedimento é realizado e visa estudar os parâmetros ideais do procedimento para que o tratamento seja bem sucedido, trazendo mais segurança ao profissional que executar o procedimento.

Para o Dr.Wagner Paula Ferreira, a parceria com a Biokyra trouxe uma possibilidade infinita de aprendizado. “Minha ideia está sendo testada e quero entender como ela pode funcionar e como se procede ao meu cotidiano de trabalho. O conhecimento gerado aqui é único e isso fará com que possamos trabalhar no tratamento de varizes da melhor forma possível”.

De acordo com o médico, a união de profissionais do mercado, empresa desenvolvedora e universidade com o conhecimento científico criam uma nova cultura, em que se une técnica, aprendizado e funcionalidade. “A Biokyra acolheu a minha ideia e está ampliando ações para o desenvolvimento de produtos pioneiros no mercado. Isso é fantástico, cada debate com eles, cada ação desenvolvida amplia meus conhecimentos e torna as possibilidades de trabalho algo real”.

 
Mais informações sobre o BKEVLT

O projeto BKEVLT trata do desenvolvimento de um dispositivo para o tratamento da veia safena, uma das principais responsáveis pelo retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Em nossa população observa-se importante incidência de problemas estruturais (varizes) nessas veias, o que dificulta o retorno sanguíneo.

Nos casos mais avançados o tratamento é a extração da veia, que se feito mecanicamente (fleboextração) causa dor e desconforto ao paciente. Uma opção é o tratamento a laser, no qual um cateter é inserido na veia e, por meio de uma fibra ótica, deposita a energia do laser aquecendo o local, causando o fechamento da veia pelo processo de desnaturação das proteínas que compõe a estrutura do vaso. O tratamento é mais rápido e menos doloroso, entretanto a desvantagem é que a técnica atual não garante ao médico que executa o procedimento que a energia do laser está sendo entregue de forma otimizada, assegurando a qualidade do procedimento.

Para solucionar essa desvantagem, o projeto BKEVLT emprega um cateter com sensores de temperatura que permite avaliar a qualidade do tratamento no interior da veia à medida que o procedimento é realizado. O projeto visa estudar os parâmetros ideais do procedimento para que o médico que o executa tenha segurança da sua qualidade. Realizado em uma bancada experimental específica, o projeto é capaz de acompanhar a evolução da temperatura no interior e no exterior de um modeloque simula uma veia safena.
                       
 
Perfis

A Biokyra é uma empresa da área de engenharia biomédica. Possui um processo de desenvolvimento que engloba desde a fase de concepção do novo produto até a implantação da linha de produção em larga escala, apoiando os idealizadores do projeto em todas as fases de concepção da solução.

Wagner Paula Ferreira, inventor do cateter, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (1971). Atualmente é médico cirurgião vascular do Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto e diretor do Centro de Tratamento Vascular. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em cirurgia vascular. Trabalha faz 13 anos no tratamento de problemas vasculares com laser e atualmente encontra-se envolvido em trabalhos com laser endoluminal para tratamento de patologias vasculares. É parceiro da Biokyra no desenvolvimento de dispositivo endovascular a laser desde 2010.
                      

*****

Mais informações

Beatriz Cristina Voigt Gernhardt
(48) 4009-2037
e-mail: beatriz@inovacaoemercado.com.br

Tatiana Fiuza(48) 9914-7785 // 4009-2037
tatiana@inovacaoemercado.com.br
skype: tatianafiuza
twitter: @inovacaomercado




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.