Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Instituto Avon inauguram Centro de Prevenção do Câncer de Mama

Mais de 20 mil mulheres serão beneficiadas
 
Investimento em equipamentos de mamografia e ecografia qualifica atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumenta a capacidade do setor
                        

As mulheres atendidas pelo SUS no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) passam a contar, a partir de agora com infra-estrutura de serviços maior, mais ágil e ainda mais qualificada para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A reestruturação do espaço realização dos exames, e a aquisição dos novos aparelhos, de alta tecnologia, constituem a primeira etapa do Centro de Prevenção do Câncer de Mama HCPA – Instituto Avon, resultado de parceira entre as duas instituições.
 
A nova unidade foi ampliada, equipada e modernizada com recursos da Avon, que, por meio do Instituto Avon, doou R$ 2,7 milhões para o projeto. Com isso será possível acelerar a realização de exames e procedimentos.
 
“Com a ampliação dos serviços existentes será possível aumentar em 20% o atendimento e a realização de exames mamográficos em até 05 anos”, explica Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil. “Em cinco anos, o Centro de Prevenção de Câncer de Mama HCPA-Instituto Avon acolherá cerca de 20 mil mulheres de dez municípios da Grande Porto Alegre, proporcionando maior qualificação no atendimento, além de reduzir o tempo de espera entre o diagnóstico e início do tratamento. Estamos muito felizes com a concretização desse projeto, totalmente compatível com os objetivos do que buscamos com a campanha do Instituto Avon – salvar e preservar vidas.”
 
O projeto possui várias frentes e permitirá o aumento de eficácia e redução de tempo de procedimentos como cirurgias, exames clínicos, rastreamento por imagem e coleta de material para exames anatomopatológicos; incentivará o Programa de Reconstrução Mamária; qualificará procedimentos para diagnóstico de lesões não palpáveis; além de aprimorar processos de coleta e armazenamento de material biológico (tecido tumoral, normal e sangue) para o Banco de Tecidos/DNA, já em funcionamento no HCPA. Com o recurso investido pelo Instituto Avon, até o final de 2012 serão realizadas as reformas da área ambulatorial da ginecologia (salas de aula e de estudo) e da Sala de Congelação.
 
“O atendimento do Hospital de Clínicas, que é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é praticamente todo voltado para pacientes do SUS, o que proporciona à população em risco social o acesso a um padrão de serviço de melhor qualidade”, diz Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.
 
Para o coordenador geral do projeto, professor Jorge Biazús, a parceria significa o início de uma nova fase para o Serviço de Mastologia do HCPA. “É a expansão do serviço de maneira ainda mais qualificada, com melhorias em todos os aspectos institucionais: assistência, ensino e pesquisa”, afirma.
                           

*****
                                  

Informações à imprensa

Assessoria de imprensa Instituto Avon
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
Luiz Carlos Franco
Betina C Piva
(11) 5575-1233, ramal 210
redacao.betina@ppagina.com
 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.