Envelhecer com saúde

Dificuldade para dormir, perder peso, danos na memória, queda frequente de imunidade e falta de libido são alguns dos sinais do envelhecimento
Saiba como evitá-los

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro ao nascer alcançou 73,5 anos em 2010. Há três décadas, a expectativa estava em 62 anos. O envelhecimento da população acarreta inúmeras responsabilidades ao governo, entre elas, maiores gastos com a previdência privada e com saúde pública. “O processo de degeneração causado pelo envelhecimento provoca 90% das doenças em adultos”, afirma Dr. Mohamad Barakat.

Para o Dr. Barakat, ainda não é possível evitar o envelhecimento, mas pode-se envelhecer com saúde, dignidade e autonomia física e mental. “Nosso organismo é como um carro e seu desempenho e durabilidade dependem de como cuidamos dele.”

A medicina preventiva ou anti-aging, como alguns chamam, é baseada em conscientizar os pacientes da importância de uma vida saudável. “O que faço em meu consultório é a gestão do organismo de cada indivíduo. O paciente chega em completa fadiga mental e física por conta de uma rotina de vida baseada em má alimentação, sedentarismo e estresse. Meu trabalho é devolver o equilíbrio para esse organismo poder trabalhar de maneira adequada”, explica o médico.

Os sintomas do envelhecimento são variados, mas o resultado é sempre o mesmo. Eles influenciam na personalidade, motivação, comportamento, atenção, cognição, percepção e no físico de cada um. Para evitá-los, Dr. Barakat explica que a palavra-chave é prevenção, por isso, escolher adequadamente o que comer, praticar atividades físicas e trabalhar para eliminar o estresse do dia a dia são medidas simples, mas que garantem chegar aos 60, 70, 80 anos com qualidade de vida. “A medicina anti-aging atua para que possamos fazer com que essa fase deixe de ser sinônimo de doenças e dependência”, completa.
                   

Fonte

Mohamad Barakat – Endocrinologista e especialista em medicina preventiva.
                                          

*****
               

Informações a imprensa

RS Press
(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197

Diego Garcia / (11) 7839-4974 /  diego@rspress.com.br
Dimayma Belloni / (11) 7839-4977 / dimaymabelloni@rspress.com.br
Tatiana Almeida / (11) 7722-2890 / tatiana@rspress.com.br

Acompanhe a RS Press também no Twitter: @rspressweb e Facebook: RS Press




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.