Capacitação em Câncer de Mama

A União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama – UNACCAM promove a partir de 05 de março de 2012 a 16ª edição do curso de Capacitação em Câncer de Mama, que ocorre todas as segundas-feiras entre os meses de março e junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Plenário José Bonifácio.

O curso, segundo Ermantina Ramos, diretora da UNACCAM, tem duração de 4 meses e visa a habilitar e capacitar os participantes para a disseminação de informações a respeito da doença, como suas consequências, possíveis tratamentos e a prevenção primária, além de prepará-los para oferecer apoio aos pacientes e seus familiares. “Exploraremos os aspectos científicos, para que os voluntários tenham subsídios para entender a doença e as suas formas de prevenção e importância do diagnóstico precoce. Serão aulas voltadas para as equipes multidisciplinares, voluntários, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, leigos e demais interessados no assunto”.

Concluído o curso, um certificado será entregue em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Depois disto, os participantes estarão aptos a atuar em hospitais, paróquias e centros de bairros. Hoje, 56 cidades do Estado de São Paulo já contam com o trabalho de educação promovido pela UNACCAM.

O evento conta com o apoio de renomadas entidades, como o Hospital das Clínicas, ICESP, o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, o Hospital Pérola Byington e o Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, as Sociedades Brasileiras de Mastologia, Oncologia Clínica, Psico-oncologia, e Cuidados Paliativos Regional São Paulo, além de membros, professores e diretores da Escola de Ginecologia Professor José Aristodemo Pinotti, que ministrarão as aulas.

O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). São mais de 9 mil mortes todos os anos. As estimativas do INCA são de que 49 mil brasileiras sofrerão deste mal só em 2012, com maior incidência na região Sudeste, com 71 casos novos a cada 100 mil mulheres.
                      

UNACCAM

Primeira associação a capacitar voluntários para atuação nos diversos setores ligados ao câncer de mama. “Nosso foco é trabalhar mais a prevenção primária, “Quem procura acha e quem acha CURA”, com a atuação intensiva dos profissionais no sistema multidisciplinar, assim como voluntários, contribuindo ainda no combate às doenças crônicas”, explica Ermantina.

A UNACCAM oferece apoio a pacientes e familiares e a capacitação aos voluntários na divulgação de informações sobre o câncer de mama. Segundo Maria do Eugênia, presidente da UNACCAM, “qualquer um pode fazer o curso, basta ter amor e dedicação. O importante é não ter preconceitos e ser dedicada”.

“Diagnóstico precoce é o que nos leva à cura” diz Maria Carmo, vice-presidente da UNACCAM. “A incidência não pode ser alterada, mas tencionamos reduzir o tamanho do tumor e número de mortes”, diz Ermantina.
                       

Depoimento

Fazemos sempre o curso da UNACCAM e crescemos e crescemos a cada dia grupo VIVA MELHOR de Santo André. Adoramos o curso da UNACCAM grupo ROSA E AMOR de Valinhos, sempre empenhadas em oferecer o que tem de melhor a UNACCAM se esmera Maria Neusa de Itatiba, estamos em contato desde que fizemos o curso grupo Saltoccam de Salto.
                     
 
Curso de Capacitação em Câncer de Mama

Data: a partir de 05 de março de 2012
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório José Bonifácio
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral. Nº 201 (Palácio Nove de Julho) Ibirapuera – São Paulo – SP

Inscrições e informações adicionais para interessados

Elizabeth (11) 8407-1678 (TABOÃO)
Maria (11) 9521-6505
Maria do Carmo – (11) 3889-8287 / 9658-6098
Maria Eugênia – (11) 3285-6587 / 9141-1594
Maria Neusa – (11) 7368-3044 (ITATIBA)
UNACCAM – (11) 3051-6060
                    

*****
                           
 
 Acontece Comunicação e Notícias
Jéssica Vasconcelos ou Monica Kulcsar
(11) 3873.6083 / 3871.2331
acontececom6@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.