Benefícios do azeite de oliva espanhol

O azeite de oliva espanhol está cada vez mais frequente na mesa dos brasileiros, visto que seu consumo é crescente há vários anos. Considerado pelo FDA (Food and Drug Administration, agência que regula produtos farmacêuticos e alimentícios nos EUA) um alimento funcional, ou seja, alimento que além de seus nutrientes básicos, também é composto por nutrientes essenciais, que beneficia a saúde do indivíduo que o utiliza.

O azeite de oliva possui antioxidantes que tem a função de diminuir os radicais livres, podendo dessa forma prevenir alguns tipos de câncer, assim como o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

A oliveira e o azeite tem sido parte da cultura mediterrânea há muitos anos. Segundo conta a história o azeite tem origem entre o sul do Cáucaso, nos altos planos do Irã e no litoral mediterrâneo da Síria e Palestina. Mais tarde, expandiu-se para todo o Mediterrâneo. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio e produto de beleza, entre outros.

Enquanto a maioria dos óleos são extraídos das sementes, o azeite de oliva é derivado da azeitona, que por sua vez possui a gordura monosaturada (77% monosaturada, 14% saturada e 9% polisaturada), considerada a mais saudável de todas, assim como vitaminas e minerais, destacando-se a vitamina E.

O azeite diminui o risco de doenças cardiovasculares, pois aumenta o HDL (bom colesterol) e diminui o LDL (colesterol ruim). Atua também na prevenção do câncer ao diminuir os radicais livres, consequentemente inibirá o risco de mutação do DNA celular, evitando que uma célula normal se transforme em célula cancerígena.
 
Estudo realizado recentemente mostrou que o consumo de 50ml de azeite de oliva virgem, diminui o LDL, diminui a pressão arterial, assim como redução dos radicais livres inibindo o estresse oxidativo celular e prevenindo o envelhecimento precoce.
 
 A ingestão de frutas e hortaliças, como brócolis, vegetais verdes e tomates, associada ao uso de azeite podem evitar o desenvolvimento de tumores malignos. Os trabalhos científicos que estudam os benefícios da Dieta do Mediterrâneo, considerada como uma das mais saudáveis atualmente, afirmam que a adesão desse tipo de alimentação pode reduzir a incidência de três tipos de câncer: o colorretal em até 25%, o de mama em cerca de 15% e o de próstata em torno de 10%.                                    
 
O azeite extra virgem é mais benéfico, pois tem suas características fortalecidas no seu preparo, durante a fabricação ele passará apenas por uma prensagem, em temperatura fria, conservando assim suas propriedades nutricionais e um teor de acidez em torno de 1%, portanto quanto mais baixa a acidez melhor será a qualidade do azeite.
 
 Importante ressaltar que o azeite é uma gordura, porém considerada a mais saudável das demais, e sua qualidade principalmente o extra virgem, independe de sua cor. O consumidor deve ficar atento ao rótulo, a tradição do produto e as especificações do fabricante.  
 
 
Campanha Azeite Sua Vida

A campanha Azeite Sua Vida incentiva o uso do azeite de oliva espanhol mostrando os benefícios que ele traz para a Gastronomia, Saúde e Beleza. Além de levar dicas de receitas, harmonização e compra do produto.
 
Com patrocínio da ASOLIVA (Asociación Española de la Industria y el Comercio Exportador del Aceite de Oliva), ICEX (Instituto Espanhol e Comércio Exterior), EXTENDA (Agência Andaluza de Promoção Exterior), INTERPROFESIONAL DEL ACEITE DE OLIVA ESPAÑOL  e IPEX (Instituto de Promoção Exterior de Castilla-La Mancha), as ações estão disponíveis no site www.azeite.com.br.

Azeite de Oliva Espanhol

A Espanha é produtor líder mundial de azeite de oliva. Atualmente, ela exporta para mais de 100 países e sua gastronomia é mundialmente conhecida pelo uso do azeite de oliva, uma das razões pelas quais sua cozinha é considerada uma das mais saudáveis.

 
Mais informações: www.azeite.com.br
         

*****
 
 
Atendimento à Imprensa

ATTi Comunicação
Valéria Blaco e Eliz Ferreira
11.3729-1455 / 3729-1456 / 7763-2893
valeria@atticomunicacao.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.