Metas para o seu coração em 2012

Estamos na reta final de 2011 e chega o momento em que boa parte das pessoas começa a fazer suas listas com metas para o ano que está por vir. Além de perder peso, fazer um curso de línguas e tomar novos rumos na profissão, cuidar da saúde também é um item fundamental. “O estresse do cotidiano, alimentação inadequada, ausência de atividade física, abuso de álcool e tabagismo são alguns dos fatores que podem ocasionar graves problemas em qualquer idade”, afirma o Dr. Hélio Castello.

De acordo com o cardiologista, o primeiro passo é fazer um check-up, passando por uma consulta médica meticulosa, realização de alguns exames de laboratório de acordo com os seus fatores de risco, tais como:

* Hemograma: para avaliar a presença de anemias e outras alterações das células do sangue;
* Colesterol total e frações e triglicerídeos: fatores de risco para doenças cardiovasculares;
* Glicemia: diagnóstico de diabetes;
* Uréia e creatinina: avaliar função renal;
* Provas de função hepática;
* Urina 1: se houver suspeita de infecção urinária ou alterações funcionais dos rins;
* Raio-x de Tórax: para avaliar primariamente as dimensões cardíacas e o aspecto radiológico pulmonar e via aéreas;
* Teste ergométrico e demais exames específicos para avaliação cardíaca dependendo da necessidade e do risco do paciente.

Obviamente os exames são complementares e devem ser solicitados apenas quando necessários, baseando-se nos achados da anamnese e do exame clínico apurado.
                           
 
Mudança de hábito

Para manter uma vida mais tranquila e diminuir os riscos de uma doença cardíaca, alguns cuidados são inevitáveis:

* Aproveite a virada do ano e pare de fumar, o seu coração agradece! Evite também inalar a fumaça dos fumantes;
* Para diminuir o estresse busque uma atividade para se desligar dos problemas e que te faça sentir bem, como ler um livro, massagens, passear no shopping e muito bom humor;
* Deixe o sedentarismo de lado e passe a fazer ao menos 30 minutos de caminhada ou exercício aeróbico diariamente.
                       
 
De olho no colesterol

É muito importante manter uma alimentação balanceada, saudável, evitar os excessos e sempre controlar o colesterol. Um tipo de gordura que o corpo necessita para o crescimento e regeneração das células, o colesterol é composto pelo HDL e LDL.

Para entender melhor, o HDL é o colesterol bom, pois quando existem altas concentrações dele no sangue, o risco de ataques cardíacos são menores. Já o LDL é o vilão da história. As altas concentrações dele no sangue estão diretamente associadas a um grande risco de doenças do coração. Isso porque o LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias, podendo originar problemas como ataques do coração, AVC (ou derrame) e aterosclerose.
                   

Veja abaixo os alimentos bons e ruins:
 
– Com colesterol

* Carnes, miúdos e derivados 
* Toucinho
* Frios: salsicha, presunto, salame, copa e mortadela
* Frituras em geral
* Camarão e lagosta
* Queijo amarelo
* Gema de ovo
* Sorvetes e doces em geral
* Leite e derivados

– Sem colesterol

* C lara de ovo
* Óleos de girassol, milho e soja
* Carnes magras e brancas (peixes e aves)
* Leite e iogurte desnatado
* Queijo-de-minas e ricota
* Margarina
* Verduras
 * Legumes
* Arroz integral
                      

Fonte

Hélio Castello – Médico cardiologista e diretor da Angiocardio.

 
Serviço

www.grupoangiocardio.com.br
              

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