Fórmula 1 – especialista orienta público sobre os cuidados com a audição

O Autódromo de Interlagos está prestes a receber milhares de pessoas de todo o Brasil e exterior para o GP Brasil Fórmula 1, que será realizado entre 25 e 27 de novembro em São Paulo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a audição devido ao ronco dos motores, já que os carros da competição podem emitir 120 decibéis (dB) – o limite seguro de exposição a sons, recomendado pelos especialistas, é de 85 dB. Quando a quantidade aconselhada é ultrapassada há risco de perda auditiva e, em alguns casos, a situação se torna  irreversível. O problema também depende da intensidade do som (volume), do tempo de exposição e da sensibilidade de cada indivíduo.

Segundo a Dra. Maria do Carmo Branco, é importante cuidar da audição em eventos em que as pessoas ficam expostas ao alto volume. “O principal dano provocado  é causado às estruturas do ouvido interno, como a cóclea, uma estrutura parecida com um caracol cuja função é a percepção do som. Por isso, usar o protetor auricular é fundamental”.

Os sintomas são diversos, como sensação de pressão nos ouvidos, zumbido, dificuldade para ouvir, tontura, irritabilidade, sensação de ouvido tampado, pressão e estalos.  “Caso um ou mais sintomas sejam identificados, recomenda-se procurar um médico otorrinolaringologista para avaliação, que pode fazer o exame audiométrico, e se necessário, iniciar o tratamento. Em casos extremos a solução  é o uso de um aparelho, já que grande parte das perdas  é irreversível”, completa a especialista.

Vale ressaltar que, se o indivíduo já tem predisposição a desenvolver um problema ou se, no dia a dia, está exposto ao ruído intenso de forma consistente, ele terá maior probabilidade de desenvolver uma perda auditiva e, portanto, deve ser ainda mais cauteloso.
                 

Fonte

Maria do Carmo Branco – Fonoaudióloga do Grupo Microsom.
              

Sobre o Grupo Microsom

O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tecnologia para tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e há 20 anos oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos.

Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Connect. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, aparelho para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.

Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.

Acesse o canal de vídeos do Grupo Microsom no Youtube: http://www.youtube.com/user/GrupoMicrosom.

Para tornar-se seguidor do SpeechEasy no Twitter, acesse: twitter.com/speecheasybr.

Para mais informações sobre a empresa, visite o site www.microsom.com.br.
                    

*****
                 

PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa do Grupo Microsom

Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900
www.planin.com
Contatos: microsom@planin.com

Vanessa Cunha (11.2138-8906)
Aline Veríssimo (11.2138-8913)

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.