Pacientes com cálculos renais têm maior risco de desenvolver diabetes

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Journal of Urology da American Urological Association, pacientes que sofrem de cálculos renais (pedra no rim) têm maior probabilidade de desenvolver Diabetes. Segundo a pesquisa, de um total de 94.276 pacientes 12,39% receberam o diagnóstico durante o período de acompanhamento.

Para Dr. Daher Chade, “o resultado da pesquisa mostrou um aumento de 32% no risco de desenvolver diabete, mesmo levando em consideração outros fatores de interferência, como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto.”

Segundo o especialista, “isto significa que o cálculo renal pode representar um fator independente de risco para outros problemas decorrentes do diabetes, como doenças cardiovasculares.”

Ainda segundo Dr. Chade, estes novos achados podem levar a uma mudança na rotina de prevenção de doenças clínicas, através da inclusão de cuidados com o tratamento do cálculo renal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que um em cada 200 pessoas  sofre de cálculos renais e precisarão de tratamentos especializado.
                        

Fonte

Daher Chade – Médico urologista do Hospital Sírio Libanês e presidente do Departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina.
                            

*****
 
Luciana Paim
lpaim@timecomunicacao.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.