Homens que consomem diariamente Vitamina E têm maior incidência de Câncer de Próstata

De acordo com um estudo publicado em outubro/2011 pelo Journal of the American Medical Association, a ingestão de vitamina E pode aumentar os riscos de câncer de próstata.

A pesquisa foi realizada com cerca de 35 mil homens saudáveis de parte dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, com idade acima dos 50 anos.

Para Dr. Daher Chade, “este estudo mostrou que a ingestão frequente da vitamina E de forma suplementar à dieta representa um maior risco de desenvolvimento do câncer através de um mecanismo de ação ainda não totalmente compreendido do ponto de vista molecular. Mas como clinicamente este achado foi significante e comprovado com uma pesquisa de grande poder estatístico, isso representará uma mudança na conduta médica na prevenção do câncer de próstata. Antes deste estudo, a vitamina E era considerada potencialmente benéfica, porém não havia estudos clínicos suficientes para apoiar esta afirmação com um alto nível de evidência. Era apenas uma suposição devido a estudos de baixo nivel científico.

Estudos preliminares tinham constatado que essa substância poderia ser uma promessa de prevenção contra esse tumor, mas o efeito foi contrário. Nessa nova pesquisa, houve um aumento em 17% de portadores de câncer de próstatas naqueles que consumiam diariamente o suplemento vitamínico.

Mas Dr. Daher explica que por ser uma substância importante, ela também não deve ser banida do cardápio: “A vitamina E age na redução dos  radicais livres, os quais estão associados a doenças cardiovasculares, processos de cicatrização e mecanismos associados a produção hormonal. O ideal é consumí-la com moderação e através dos alimentos que possuem essa vitamina como nozes, amendoim e germe de trigo, e não através dos suplementos e formulações medicamentosas”, explica o especialista.
                 

Fonte

Daher Chade – Médico urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e também do Hospital Sírio Libanês.
         

*****

 
Atendimento à imprensa

Time Comunicação
www.timecomunicacao.com.br
(11) 3081.3743 / 3477.2467
Luciana Paim – lpaim@timecomunicacao.com.br  –  (11) 6641.6860
Diogo Torres  – dtorres@timecomunicacao.com.br – (11) 6641.5791

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.