Meningite – entenda a doença com surtos confirmados em várias regiões do país

Meningite é uma infecção que se instala no organismo quando uma bactéria ou vírus compromete as defesas do organismo e ataca as meninges, três delicadas membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

“Importante orientar a população com relação à prevenção. A infecção invasiva pelo Pneumococo, por exemplo, é a doença imuno-prevenível que mais mortes provoca em crianças menores de 5 anos no mundo, sendo uma das principais causas de meningite, pneumonia e outras doenças invasivas em crianças e adultos”, destaca Dr. Reibscheid.

Todas as crianças a partir de dois meses têm indicação de vacinação para diversos tipos de meningite. Hoje existe vacina contra a bactéria Meningococo tipos A, B e C; Haemophilus influenzae tipo B e a Vacina contra o Pneumoco que poderá ser 10-valente ou 13-valente ou 23-valente, essa somente a partir dos dois anos de idade. Infelizmente não existem vacinas para nenhuma meningite por vírus.

O pediatra deixa ainda um alerta para gestantes e mães de primeira viagem:

“Existem vacinas que as gestantes e os recém-nascidos não podem tomar. Então, o maior cuidado é não ir a locais de risco, como hospitais ou regiões onde acontecem surtos de meningite”.
             

Fonte

Marcelo Reibscheid – Médico pediatra e neonatologista, do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br).
            

*****
            

Mais informações para a imprensa

Fernanda Ayres

Saiba mais em www.pediatriaemfoco.com.br
imprensa.marcelopediatra@gmail.com
(11) 8100-5905

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.