Alterações nas unhas podem ser sinal de problemas com a saúde

As unhas podem informar mais sobre nossa saúde do que imaginamos. O formato, a estrutura,a composição e o aspecto podem diagnosticar diversos problemas de saúde, que vão desde uma simples carência nutricional  até doenças graves, como o câncer.

Pontos escuros, linhas finas e brancas, descamação, falta de crescimento, curvatura excessiva, afinamento da espessura, inflamação das bordas ou partes rosas são sinais típicos de que algo está errado.

Para uma análise mais profunda e específica das unhas é usado o dermatoscópio digital. Através desse aparelho é possível verificar  alterações importantes das unhas e diagnosticar se o paciente possui alguma patologia. “O exame é realizado através de uma câmera digital que capta as imagens dermatoscópicas e transfere para o computador. O equipamento permite fotografar a lesão com nitidez, facilitando à visualização de detalhes de cor e formato, verificando o quanto a lesão pode ser perigosa”, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

A duração do procedimento depende muito do número de lesões. O método permite uma precisão maior no diagnóstico, evitando cirurgias desnecessárias. Os sinais que não apresentam indícios de malignidade podem ser monitorados por meio de fotografias armazenadas em um banco de imagens digital.

O dermatoscópio digital também é muito utilizado para diagnosticar o melanoma, assim como as lesões pigmentadas que podem evoluir para o melanoma. Vale ressaltar que a dermatoscopia digital é utilizada para quaisquer que sejam as alterações ou lesões disseminadas por todo o tecido cutâneo. Acompanhamentos com fotos seriadas são arquivadas no prontuário eletrônico do paciente e nos retornos vamos analisando as evoluções em tratamentos como: estimulação capilar, clareamento de manchas, cicatrizes, entre outros.
                     

Descubra quais doenças podem ser diagnosticadas através da unha:

* Unhas esbranquiçadas – Pode ser sinal de anemia ou outras deficiências nutricionais.

* Unhas amareladas com espessamento e crescimento lento – Pode  ser sinal de doença do pulmão e fígado.

* Depressões (furinhos) na lâmina ungueal – Pode ser psoríase.

* Unha em colher – Pode ser início de anemia.

* Unhas brancas – Pode ser micose.

* Elevações ou feridas ao redor da unha – Pode ser desde uma verruga até câncer de pele e precisa ser examinado pelo médico.

* Melanoma – O tipo mais perigoso de câncer de pele. Se a mancha se espalha para a cutícula ou dobras de uma unha é necessário procurar um médico imediatamente.

* Unhas pálidas – Debilidade geral, cansaço, falta de apetite, insônia.
          

Fonte

Fernando Passos de Freitas – Médico dermatologista.
www.drfernandofreitas.com.br
                 

*****
                   

Sacha Silveira Assessoria de Imprensa
MTB – 51.948
Tel – (11) 2626-9219/2532 7887/8949 3747
Endereço – Rua Pelotas, 349, Vila Mariana, São Paulo-SP
E-mail – sachasilveira@globomail.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.