Verão x boa forma

Especialista alerta para perigos das dietas de emergência e dá dicas de como manter a forma o ano todo
                  

Praia, sol e biquíni. Com a chegada do verão a preocupação com a boa forma gera um aumento na busca por soluções rápidas para emagrecimento, porém muitas vezes a saúde é deixada de lado. Dr. Mohamad Barakat condena essa prática e defende a adesão a hábitos de vida saudáveis em todas as estações do ano. “Sempre vivenciamos esse movimento de pessoas lotando as academias e embarcando em dietas milagrosas como se apenas perder peso fosse necessário para viver bem. É necessário entender que ser magro nem sempre sinônimo de ser saudável”.

Dr. Barakat também chama a atenção para a onda de dietas milagrosas. “Sou contra qualquer coisa que prometa emagrecimento rápido. Dietas restritivas prejudicam o organismo. O ideal é reeducar o corpo. Incluir alimentos nutritivos e aprender a abrir mão de alimentos com grande quantidade de gorduras e açúcares, tão prejudiciais ao organismo. A perda de peso é apenas uma conseqüência do processo, o verdadeiro ideal consiste na oportunidade de viver mais e melhor”.

Quanto à atividade física, o médico afirma que os riscos de se exercitar sem a devida orientação leva as pessoas a acreditarem que quanto mais intenso seu treino, melhor o resultado, o que é errado. “Atividade física para ser benéfica deve respeitar os limites do corpo de cada indivíduo, ter a pausa necessária para o organismo se recuperar e, principalmente, estar associada de uma alimentação adequada. Caso contrário, os efeitos podem até aparecer, mas não serão permanentes, além do risco de lesões e estresse físico”.

Por fim, o especialista ressalta a importância de adquirir novos hábitos de vida. “O resultado rápido e imediato ilude as pessoas. Qualidade de vida exige mudanças e mudar requer algum esforço, porém o benefício a longo prazo, é um envelhecimento saudável.”
                    

Fonte

Mohamad Barakat – Médico nutrólogo, especialista em metabologia e fisiologia do exercício e Máster em ciências do envelhecimento.
www.drbarakat.com.br
http://www.facebook.com/doutor.barakat
                   

*****
               

Informações a imprensa

RS Press
(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197 / (11) 7722-2890 / (11) 7839-4977
Dimayma Belloni – dimaymabelloni@rspress.com.br
Tatiana Almeida – tatiana@rspress.com.br
 
 Acompanhe a RS Press também no Twitter:
@rspressweb e Facebook: RS Press




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.