Quais os benefícios de uma dieta adequada para a mamãe e o bebê durante a gestação?

Dra. Ivani Manzzo, especialista em qualidade de vida, saúde e nutrição, indica nutrientes fundamentais nesta etapa e alerta para cuidados especiais
      

“Somos o reflexo do que comemos”. Especialistas em nutrição e saúde são unanimes em afirmar essa teoria e, com certeza, devemos levar em conta por toda a vida, principalmente, as futuras mamães, que carregam no ventre seu maior tesouro.

“Uma dieta adequada, essencialmente, nos primeiros três meses de gestação exerce uma grande influência na formação da placenta, no desenvolvimento do feto e bem-estar materno”, diz Dra. Ivani Manzzo.

De acordo com a Profa. Dra. Ivani, nos dois primeiros meses, o embrião e a placenta estão sob o processo de diferenciação celular e estão muito sensíveis as alteração dos micronutrientes, tanto ao excesso quanto na falta. Uma alimentação inadequada nesse período pode acarretar enfermidades quando adulto.

“Estamos vivenciando uma era de informação, mas nem sempre foi assim. Há 10 anos, não havia uma recomendação nutricional certa para a mulher neste período tão especial e delicado da vida”, explica a Dra.

Segundo ela, pela falta de orientação, a gestante se alimentava várias vezes ao dia, com quantidades excessivas de alimentos. Não definia a quantidade de porções, tipos de nutrientes ideais e prioritários. Apenas o numero de refeições.

Dra. Ivani ressalta que a ingestão recomendada de cada nutriente varia com a idade, sexo e estado metabólico de cada mulher. “Com ganho de peso lento durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez, elas apresentam maior probabilidade de trabalho de parto prematuro”.

As mulheres em idade fértil e que podem engravidar devem ingerir alimentos ricos em ferro e/ou consumir alimentos fortificados com ferro. Além de vegetais ricos e com um intensificador de absorção de ferro, como a vitamina C.

Já para aquelas que estão no primeiro trimestre da gravidez a dica é consumir ácido fólico (em quantidade prescrita) por dia, a partir de alimentos fortificados ou suplementos, além das formas de folato alimentar de uma dieta variada.

Em relação a manutenção de peso, Dra. Ivani é taxativa: “As grávidas devem garantir o ganho de peso adequado, conforme especificado por um profissional de saúde. Mulheres que amamentam podem obter redução moderada de peso, é seguro e não compromete o ganho de peso do lactente”.

Outro aspecto em destaque é a atividade física em todas as etapas da gravidez.

Grávidas: na ausência de complicações médicas ou obstétricas, podem incorporar 30 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada na maioria, senão todos, os dias da semana. Evitar atividades com um alto risco de queda ou de trauma abdominal.

Amamentação: devem estar ciente de que o exercício agudo nem o exercício regular afetam negativamente a capacidade de amamentação.
         

Fonte

Ivani Manzzo – Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), Mestra em Farmacologia (ênfase em Fisiologia do Exercício) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e Doutora em Ciências (ênfase em Fisiologia do Exercício) pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Vasta experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo, exercício, obesidade, treinamento e gestação. Especialista em coaching em qualidade de vida. Diretora da Metas & Soluções Sport Life Coaching – http://www.metasesolucoes.com.br/

Metas & Soluções se preocupa em ajudar os clientes a mudarem alguns aspectos da vida, do dia a dia, e trazer melhoria na qualidade de vida de forma fácil e acessível. A qualidade de vida está relacionada a fatores comuns e que muitas vezes não são percebidos. O trabalho da empresa é encontrar junto com o cliente a melhor solução e conduzi-lo até que a meta seja alcançada.
       

*****
      

Andrea Feliconio
www.andreafeliconio.com.br 
11-2309-4144 | 9144-9663
E-mail: andrea@andreafeliconio.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.