A importância do sabor na alimentação

Saudável e gostosa! Esta combinação é possível quando se pensa numa dieta mais equilibrada? Esta questão será debatida durante o Simpósio “A importância do sabor na alimentação” promovido pelo ILSI Brasil, no próximo dia 27/10, em São Paulo.

Com coordenação científica do Dr. Felix G. R. Reyes, professor da UNICAMP, o encontro reunirá palestrantes  internacionais e as discussões terão como principal foco o umami que, em 2000, foi reconhecido pela ciência como o quinto gosto básico, se agregando ao doce, salgado, amargo e azedo, já perceptíveis pelo nosso paladar.

Presente em queijos curados, tomates, carnes, pescados e cogumelos, o umami tem sido objeto de inúmeros estudos na área de Nutrição, no Japão e em outros países. Há, ainda, um amplo campo de pesquisa a ser explorado quanto a0s seus benefícios, que poderão ser usados a favor da saúde humana. 
 
A proposta do evento é ampliar o debate direcionado aos vários aspectos que podem influenciar na decisão por uma alimentação saudável. O sabor tem sido apontado como um fator de estímulo, ao se provar novos alimentos ou mesmo modificar sua forma de preparo para obtenção de um maior teor nutricional, sem com isso deixar de ser atraente ao paladar.

Após o simpósio, haverá o coquetel de lançamento do livro “Umami e Glutamato – aspectos químicos, biológicos e tecnológicos”.
                      

Programa

O encontro discutirá três tópicos relacionados à aceitação alimentar: o aspecto químico, metabólico e a ação neuronal.  A Profa. Dra. Teresa Blanco, da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, abre o simpósio com o tema “Aminoácidos, peptídeos e proteínas no mundo do sabor” e abordará sobre as substâncias presentes nos alimentos e exercem diferentes funções no organismo, relacionadas, principalmente, à produção de energia e ao enriquecimento do sabor dos alimentos.

Em seguida, Dr. Shintaro Yoshida, representante do Umami Information Center, focará na “Fisiologia e benefícios do gosto Umami, o quinto gosto básico”, desde a recepção do gosto Umami pelo organismo e as diferentes reações que ocorrem quando entramos em contato com ele, a seus benefícios.

Para encerrar, o Prof. Dr. Edmund Rolls, do Centro de Neurociência Computacional de Oxford, falará sobre “A neurociência do gosto Umami: o que o faz delicioso”, detalhando como o estímulo gustativo exerce ações distintas em diferentes áreas do cérebro e porque o Umami torna os alimentos mais saborosos.
           

ILSI Brasil

O ILSI Brasil foi fundado em 1990 e é uma das seções regionais do International Life Sciences Institute. Constitui-se num fórum permanente de discussão e atualização de conhecimentos na área técnico-científica, unindo esforços de cientistas do meio acadêmico, do governo e das indústrias. Atualmente conta com 34 empresas associadas, entre elas os principais players do mercado do setor alimentício, e atua através de comitês científicos e forças-tarefas. Sua performance contribui para o melhor entendimento de temas ligados à Nutrição, Segurança Alimentar, Toxicologia, Meio Ambiente e Avaliação de Risco.
        

Serviço

“A importância do sabor na alimentação”

Data – 27/10/2011
Horário – das 14h00 às 19h00
Local – Hotel Pullman Ibirapuera – Rua Joinville, 515

Informações e Inscrições ILSI Brasil
Tel. 11 3035-5585
E-mail: sabor@ilsi.org.br
   

*****
     

Vairoletti & Vairoletti Comunicação
Edna Vairoletti
(11) 8164.9863
vairoletti@ndata.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.