Verão 2012 – treinos e procedimentos para quem deseja entrar em forma

Começa a temporada da correria às academias em busca da boa forma para o verão de 2012. No entanto, segundo a opinião de Givanildo Matias, o preparo deve obedecer criteriosamente a situação de cada indivíduo. “Devemos levar em conta o momento de cada um. Há pessoas que precisam reduzir 20 quilos, outras apenas cinco. Há indivíduos sedentários e outros, fisicamente ativos. Naturalmente, quem precisa de mais resultados deve fazer um esforço maior para melhorar o condicionamento físico e alcançar a forma desejada”, defende o profissional.

Entre as medidas a serem tomadas, o fisiologista aponta o aumento do volume e frequência de treinos semanais com uma melhor distribuição entre o trabalho muscular e o aeróbico. “Desde que não tenha nenhuma restrição o praticante pode realizar atividades físicas de 5 a 7 vezes por semana. A duração do treino pode ser aumentada desde que não ultrapasse a 1h30”, diz ele. Entre as possíveis restrições estão pessoas cardíacas, diabéticas, com lesões articulares, com alterações hormonais como hipotireodismo e pacientes em período pós-cirúrgico. Em casos como esses é indispensável o auxilio de um profissional da área antes de fazer essas mudanças.

Com relação ao estilo de vida, é salutar que a pessoa que deseja entrar em forma mude um pouco os seus hábitos. É necessário se manter mais ativo andando mais e usando menos o elevador, o carro e a internet para fazer compras.

A alimentação também é um quesito extremamente importante. Na opinião de Givanildo Matias, as pessoas devem procurar se alimentar de 3 em 3 horas comendo  mais vezes em quantidades menores, mastigar bem os alimentos antes de engolir e evitar comidas gordurosas.

“A disciplina é essencial para quem deseja alcançar bons resultados. O praticante deve lutar por seu objetivo consciente que não existe vitória sem luta e o comprometimento deve ser sagrado, assim como deve ser com o trabalho, a escola e a faculdade. A disciplina deve ser estendida durante o ano todo”, afirma Givanildo.

No entanto, existem alguns exercícios que são mais indicados para definir o corpo em um curto período?  O especialista defende que a definição somente será alcançada com a diminuição de gordura e um possível aumento de massa muscular. “Em geral devemos mesclar as atividades aeróbicas e musculares, dentro de uma série de 8 a 10 exercícios que trabalhem os principais grupos musculares. Os homens vão enfatizar a região superior e as mulheres, a inferior, sem se esquecerem da abdominal. Os trabalhos em forma de “biset” – descansa um músculo e trabalha outro músculo –, ajuda a otimizar o tempo. Entre os intervalos de duas atividades musculares podem ser feitos exercícios aeróbicos como esteira, elíptico e bicicleta ergométrica”, indica o fisiologista.
           

Fonte

Givanildo Matias – Fisiologista e personal trainer da Test Trainer.
         

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