UTI Compartilhada Einstein acontece em novembro

Projeto dissemina protocolos e tecnologias para unidades públicas de todo o País por meio de videoconferência. Diagnóstico de morte encefálica, hipotermia terapêutica e emergências hipertensivas na gestação são algumas das abordagens
                                                   

Profissionais de saúde de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) de todo o Brasil, públicas e privadas, poderão compartilhar experiências com a equipe multiprofissional do Hospital Israelita Albert Einstein durante todo o mês de novembro, de segunda a sexta-feira, entre 11h e 12h. É a terceira edição da UTI Compartilhada Einstein, projeto que objetiva disseminar conhecimento e experiências por meio de videoconferência. A iniciativa é do Centro de Terapia Intensiva de Adultos em conjunto com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) e o Centro de Informação e Comunicação (Cenic) do Einstein.

O projeto, que estreou em novembro de 2009, recebe a cada edição a visita de mais de 1 mil profissionais dos mais diversos pontos do País. Segundo Alexandre Rodrigues Marra, infectologista da UTI Adulto do Einstein e coordenador da iniciativa, o objetivo deste terceiro trabalho é mostrar que a UTI trabalha em sintonia com outros setores do hospital, de forma inter-relacionada e com protocolos unificados. “Por isso, teremos a participação de outras especialidades que trabalham em conjunto com a terapia intensiva”, comenta. O infectologista acrescenta que a ideia é ter um contato mais próximo as UTIs brasileiras e gerar novos projetos de pesquisa e protocolos de atendimento.

Diferentes temas serão abordados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos. Este ano, a abordagem da família para doação de órgãos e o diagnóstico de morte encefálica ganharão destaque. A programação conta ainda com os seguintes temas:

* Infecções respiratórias nos pacientes transplantados;
* Cuidados com o paciente traqueostomizado;
* Mobilização precoce nos pacientes críticos;
* Hipotermia terapêutica;
* Cuidados intensivos do paciente transplantado de medula óssea;
* Diagnóstico e abordagem das coagulopatias e emergências hipertensivas na gestação.

“A intenção é disseminar conhecimento e trocar informações. Os profissionais poderão entrar no site e interagir com a equipe Einstein sobre rotinas, diretrizes, protocolos e alertas. Além disso, eles podem enviar perguntas, que, serão respondidas pelos responsáveis da nossa UTI dentro de 24 horas”, explica Dr. Marra.

Segundo ele, as videoconferências ficam armazenadas no site do projeto e podem ser acessadas posteriormente. Os resultados das duas primeiras edições da UTI Compartilhada Einstein revelam o sucesso da iniciativa: perto de 12 mil acessos. “Ainda hoje as pessoas acessam o site para assistir às aulas; e há representantes de todos os Estados brasileiros que participam, sem exceção.”
        

Inscrições e informações

Site: http://medicalsuite.einstein.br/uticompartilhada
E-mail: uticompartilhada@einstein.br 
                            

*****
         

Maristela Orlowski
Comunicação Institucional
SBIB Hospital Albert Einstein
Tel: (11) 2151-0460   Ramal: 70460
E-mail: maristela.orlowski@einstein.br
www.einstein.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.