Tratamento das micoses da unha com eficácia e rapidez

Verão chegando, temperatura em alta, banhistas dividindo espaço no mar e nas piscinas formam a atmosfera propícia para o contágio por fungos causadores de onicomicoses, nome científico da popular e temida micose da unha.

Existem cerca de 230 mil tipos de fungos, mas cerca de 100 deles podem causar infecções. Em condições favoráveis, como ambientes com muita umidade e calor, os fungos se reproduzem rapidamente e dão origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo causador, pode ser superficial ou profundo.

Porém, se engana quem acha que onicomicose só se contrai no verão. Abafar pés e mãos, machucar e traumatizar as unhas também são fatores relacionados ao aparecimento do problema.

A seguir, confira entrevista com a Dra. Shirlei Borelli, a respeito do diagnóstico, tratamento das micoses da unha e das características do laser Genesis Plus.
          

1. O que caracteriza a micose de unha?

A micose caracteriza-se pela alteração da cor, espessamento e/ ou deslocamento da unha do seu leito ungueal, ou seja, da pele. A cor da unha alterada pode variar desde esbranquiçada, até amarelada, esverdeada ou castanha. Muitas vezes, a alteração da cor já dá uma ideia do tipo de fungo causador da micose da unha. Geralmente, a cor esverdeada pode indicar infecção por leveduras ou bactérias.
                         

2. As micoses que atingem as unhas dos pés e das mãos são as mesmas? A doença é mesmo mais comum nas unhas dos pés? Por quê?

As micoses das unhas das mãos são geralmente causadas pela umidade de lavar louça ou roupa e a contaminação mais habitual é por leveduras. A unha descola-se da pele e fica esbranquiçada. Nas unhas dos pés, as micoses são causadas pela umidade dos sapatos e meias, além do calor deste local, o que ajuda a proliferação dos fungos. A micose nas unhas dos pés é mais comum, pois sapatos e tênis são ambientes úmidos e abafados, propícios para a proliferação de microrganismos. Nas mãos, a ventilação pode dificultar a proliferação dos fungos, o que dificulta o desenvolvimento da micose.
                        

3. Todos os tipos de micoses de unha podem ser tratadas a laser? Qual a vantagem do tratamento com o laser Genesis Plus, da Cutera, em comparação com outros tratamentos mais comuns? Existem contra-indicações?

Todos os tipos de fungos que causam micose das unhas respondem ao tratamento com o laser Genesis Plus, da Cutera, importado para o Brasil pela empresa MedSystems. As vantagens desse tratamento a laser em comparação aos tradicionais são evitar o uso de medicações nocivas ao organismo, como antifúngicos orais, e a rapidez de ação do tratamento. Não há contra indicações para o uso do laser.
                   

4. Como o laser emitido pelo Genesis Plus atua na unha doente?

O Genesis Plus atua nas estruturas vasculares, suprimindo a alimentação do fluxo para os fungos, além de agir localmente pelo calor, como antiinflamatório, destruindo, assim, o fungo.
                

5. Quantas sessões são necessárias para a erradicação da micose? Qual é o risco da micose voltar? As unhas ficam com alguma sequela  ao final deste tratamento?

São necessárias duas sessões. O risco da recidiva depende da imunidade de cada pessoa. Pode haver desidratação da unha, por isso, deve-se hidratá-la após o tratamento. Mas, em geral, a região reconstitui-se integralmente em poucos meses.
            

6. Este tipo de tratamento é bastante procurado em sua clínica? A procura tem crescido?

Há muita procura, principalmente pela proximidade do verão e da divulgação de que um laser pode ser eficaz contra micose de unha, patologia que na maioria das vezes é muito difícil de ser tratada.
                    

7. A ponteira Genesis Plus é bastante versátil. Para quais outros tratamentos você a utiliza e qual é mais procurado em sua clínica?

Em nossa clínica, usamos esta ponteira para melhora da superfície da pele, fechamento dos poros, melhora dos vasos, relevo da pele e rugas, estímulo do colágeno para rejuvenescer a pele, dando a ela uma característica aveludada.
                 

8. A evolução da tecnologia Genesis para Genesis Plus melhorou a vida do médico e do paciente?  Por quê?

O que é impressionante no Genesis Plus é que em 15 ou 20 minutos é possível tratar toda a face, com melhora acentuada da pele, sem downtime e, além disso, podemos tratar a micose da unha do pé com eficácia e sem efeitos colaterais.
                                   

Fonte

Shirlei Borelli – Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e fundadora da Sociedade Brasileira de Laser em Cirurgia e Medicina, (CRM-SP 44236).
                 

                 

Sobre o Laser Genesis Plus (Cutera)

O Genesis Plus é um dos sistemas de laser mais avançado com termômetro de LED integrado na ponteira para monitorar ativamente a temperatura na área de tratamento. O laser Genesis Plus  é o único 1064 nm com duração de pulsos em microsegundos, sendo capaz de induzir a proliferação de novas fibras colágenas e tratar de forma mais rápida e homogênea a maioria das alterações da pele como: rugas finas, vermelhidão difusa, rosácea, textura e tamanho dos poros. Outro diferencial importante desta tecnologia é a possibilidade de tratar todos os tipos de pele, incluindo as bronzeadas e negras sem necessidade de paralisação das atividades diárias. Há sucesso também no tratamento do melasma epidérmico, que não tem cura, mas pode ser bem controlado com aplicações mensais deste laser. A tecnologia Genesis Plus também é considerada premium para o tratamento de onicomicoses (micoses de unha), pois promove uma rápida e efetiva solução sem terapias adicionais.
            

Sobre a empresa

A Medsystems, importadora exclusiva de equipamentos e tecnologias para atender dermatologistas, cirurgiões plásticos e vasculares, é representante no país da empresa americana Cutera, com sede na Califórnia e fabricante da Plataforma XEO, que representa o mais completo sistema de laser e luz intensa pulsada, permitindo aplicação de diversas combinações de tratamentos como: foto rejuvenescimento (ablativo e não ablativo), epilação, flacidez da pele e terapia vascular.                  

               

*****
                 

Informações à imprensa

Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing
Renata Camargo – renata@prestigerp.com.brSandra
Santos – sandra@prestigerp.com.br 
Aline Corrêa – atendimento@prestigerp.com.br
Chris Santos – christiane@prestigerp.com.br 
Fone: (11) 3757 3512
Site www.prestigerp.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.