Alimentos que ajudam a prevenir doenças

Você sabia que o azeite de oliva pode ajudar a prevenir câncer de mama e de próstata, diminuir o risco de problemas do coração, reduzir o mau colesterol e até aliviar os sintomas da TPM? Este é apenas um dos produtos incluídos na lista dos Alimentos Funcionais, um dos temas mais estudados pelos pesquisadores no mundo inteiro. E também um dos assuntos mais debatidos neste 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, data criada pela FAO (Food and Agriculture Organization), organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Dr. Mauro Scharf explica que o termo alimentos funcionais foi primeiramente usado no Japão nos anos 80. Além de serem nutritivos, eles proporcionam um benefício fisiológico adicional e também são vistos como promotores de saúde, podendo estar associados à redução do risco a certas doenças.

Dr. Scharf esclarece que, sozinhos, estes alimentos não podem garantir uma boa saúde, mas apenas melhorar a saúde quando fazem parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes. “Assim como qualquer outro alimento, o consumo dos funcionais não está liberado. É preciso moderação.”

No Brasil, somente em 1998 foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) a regulamentação técnica para análise dos chamados “alimentos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde”. Alimento funcional é definido pelo Ministério da Saúde como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

Como as pesquisas nesta área são recentes e muito intensas, as descobertas não param de acontecer. Confira abaixo algumas conclusões indicadas pelo Dr. Mauro Scharf:

* Abacate – Combate a ação do cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura no abdômen, atiça a fome e a vontade de comer doce. É rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a emagrecer.
Porção ideal: 1 colher de sopa (14 calorias).

* Castanha-do-pará – Tem alto teor de selênio, o que aumenta a disposição e evita que o organismo sofra com os efeitos dos radicais livres produzidos em situações estressantes, além de evitar oscilações de peso. Porção diária ideal: 1 por dia (27 calorias).

* Frutas vermelhas – Ajudam a reduzir o colesterol e a aumentar a imunidade do organismo.
Porção diária ideal: 1 xícara de morango, amora, framboesa ou acerola (cerca de 55 calorias).

* Gérmen de trigo – O cromo presente no gérmen facilita o metabolismo do carboidrato. Com isso, reduz a vontade de comer doces, fast-food e alimentos ricos em gordura.
Porção diária ideal: 2 colheres de sopa (100 calorias).

* Iogurte – O cálcio presente no iogurte se liga à gordura ingerida, formando uma substância que não é absorvida pelo organismo.
Porção diária ideal: 3 potes de desnatado (85 calorias por pote).

* Maçã – A pectina, presente na casca, se transforma em uma espécie de gel ao chegar ao estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Contém também potássio, que ajuda a combater o inchaço provocado pelo excesso de sal no organismo.
Porção diária ideal: 1 maçã com casca (80 calorias).

* Salmão – Estudiosos garantem que o ômega 3 presente em grandes quantidades no peixe ajuda a queimar as calorias antes que sejam armazenadas no organismo.
Porção diária ideal: 200g, três vezes por semanas (580 calorias).

* Shitake – Possui tanta proteína quanto a carne vermelha e alto teor de fibras. O sabor intenso aciona o sistema nervoso cerebral mandando mensagem de saciedade.
Porção diária ideal: 100g.
           

Fonte

Mauro Scharf – Médico endocrinologista do Pasteur Medicina Diagnóstica (CRM 13009).
             

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Hulda Rode
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