Vencendo a fadiga crônica – Seu guia passo a passo para o restabelecimento completo

Dores intensas, cansaço constante, infecções recorrentes, insônia, desânimo, distúrbios gastrointestinais, ansiedade, depressão, baixa imunidade e incapacidade de executar as tarefas mais básicas do dia a dia. Esses são alguns dos sintomas que caracterizam a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC), distúrbio que atinge milhares de pessoas no mundo todo. Subestimada pelos médicos, a doença incapacita seus portadores e leva a uma perda acentuada de sua qualidade de vida. Depois de ter passado por tudo isso sem receber assistência médica adequada, a psicóloga inglesa Kristina Downing-Orr dedicou-se a intensas pesquisas sobre a SFC e consultou especialistas de outras áreas da saúde. O resultado desse trabalho está em Vencendo a fadiga crônica – Seu guia passo a passo para o restabelecimento completo (Summus Editorial, 240 p., R$ 53,90).

“Antes de ficar doentes, quase todas as vítimas de SFC são pessoas ativas, ocupadas, à frente de uma vida plena e rica. Uma vez sob o domínio da doença, porém, elas se tornam meras sombras do que foram; seu corpo se comporta como um inimigo, tornando cada despertar uma luta física, emocional e cognitiva que dificulta as ações mais simples. Muitas vítimas passam a viver acamadas e confinadas na própria casa”, afirma Downing-Orr. E continua: “Infelizmente, apesar do nível de debilitação causado pela SFC, a medicina convencional oferece hoje pouca ajuda, pois o transtorno é submetido tanto ao estigma social como à falta de conhecimento profissional sobre o assunto.”

Dedicada especialmente a pacientes, mas também a profissionais que desejam conhecer a doença, a obra está dividida em três partes. Na primeira, “Apresentando a SFC”, a autora conta sua história de luta contra o distúrbio, aborda os principais sintomas decorrentes dele e também aqueles que podem ser confundidos com outras doenças – como fibromialgia e depressão. Então, analisa os desencadeadores da SFC.

Na segunda parte, “O modelo fusão: reabastecendo corpo e mente”, Kristina apresenta um modelo revolucionário de tratamento. O paciente pode optar por seguir o método clínico – baseado em suplementos e vitaminas que ajudam o corpo a se reerguer – ou nutricional – que indica os alimentos mais apropriados para restabelecer o funcionamento normal do organismo. Assim, cada um pode escolher o método que melhor se adapte a suas necessidades. Depois de optar por um deles, o paciente segue orientações psicológicas para enfrentar e vencer a doença.

Por fim, em “Recuperando-se da SFC: administrando seu estilo de vida”, a autora aponta estratégias para lidar com o estresse durante o tratamento e apresenta exercícios físicos que podem ser incorporados paulatinamente ao cotidiano e ajudam a fortalecer o corpo. Também explica como lidar com recaídas e como o paciente pode conseguir o apoio de parceiros, amigos e familiares para enfrentar a doença.

O livro, que foi escrito com a colaboração de David Mason Brown, clínico geral e especialista no distúrbio, e de Alessandro Ferretti e Jules Cattell, nutricionistas e pesquisadores, traz ainda um apêndice com as principais doenças que podem ser confundidas com a SFC.

A edição da Summus contou com revisão técnica da dra. Thais Saron, médica fisiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e do Hospital do Coração (HCor), garantindo assim maior adaptação à realidade dos pacientes. Ao fim do livro, há uma lista com endereços de instituições e grupos brasileiros que podem ser úteis no combate à doença.

O prefácio à edição brasileira foi escrito pela dra. Lin Tchia Yeng, fisiatra e coordenadora do Grupo de Dor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP. No texto, ela afirma: “Kristina Downing-Orr seguiu os princípios de seu mestre e os adaptou. Neste livro, ela descreve detalhadamente o passo a passo de seu programa de autorrecuperação. Pode, assim, servir de referência para as pessoas com SFC, encorajando-as a encontrar um rumo próprio ao longo do tratamento”.

.

A autora

Psicóloga clínica e pesquisadora, escritora, profissional de Programação Neurolinguística, hipnoterapeuta e ex-portadora de SFC, Kristina Downing-Orr lutou durante anos contra a doença. Depois de ser negligenciada pelos médicos, ela resolveu estudar o assunto a fundo e, com o auxílio de colegas da área de saúde, entre eles médicos e nutricionistas, desenvolveu um método holístico para lidar com o distúrbio. Também é autora de Rethinking depression [Repensando a depressão]. Trabalha e mora em Londres, na Inglaterra.

Título: Vencendo a fadiga crônica
Subtítulo: Seu guia passo a passo para o restabelecimento completo
Autora: Kristina Downing-Orr
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 53,90
Páginas: 240 (14 x 21)
ISBN: 978-85-323-0796-5
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

.

*****

.

Ana Paula Alencar
Grupo Editorial Summus
11-4787-1322 / 11-9771-7336
email: imprensa@gruposummus.com.br
MSN: anapaulaalencar_1@hotmail.com
Skype: anapealencar
Twitter: @anapaula_press




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.