Transplante e menisco artificial serão temas de Congresso de Ortopedia

O Congresso anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, marcado para novembro, em São Paulo, terá como um dos temas de maior impacto a discussão sobre o transplante do menisco, o desenvolvimento de novas cartilagens, a partir de células-tronco e a criação de gel que possa substituir a cartilagem desgastada. A notícia foi dada pelo presidente do evento, Dr. Osmar Avanzi, que recebeu a confirmação dos pesquisadores que trabalham na busca de uma solução para a verdadeira epidemia de problemas do joelho, que afeta milhões de brasileiros.

“O importante nessas pesquisas que envolvem dezenas de ortopedistas, é que são, nas mais variadas fases de desenvolvimento, feitas no Brasil”, explica Dr. Osmar Avanzi. Ele cita a equipe de Nilson Severino e Camila Cohen, da Santa Casa de São Paulo, que trabalham no projeto de transplante e o grupo do professor William Dias Belangero, da Unicamp, e do professor Vitor Baranauskas, cuja orientanda, Ana Amélia Rodrigues, trabalha num gel com as mesmas características da cartilagem e que deu certo nos primeiros experimentos com ratos. O gel é à base de álcool polivinícico com nanopartículas de carbono.

Dr. Osmar Avanzi conta que o congresso é o maior evento de Ortopedia da América Latina, este ano deverá reunir cerca de 6.500 especialistas no Transamérica de São Paulo e, em virtude da posição de liderança brasileira, ortopedistas de todos os países do Continente estarão presentes. “É muito mais prático e barato para especialistas da Argentina, Chile e Peru, por exemplo, virem ao Brasil para ouvir apresentações dos maiores especialistas do mundo que estarão em São Paulo, do que terem que ir à Europa ou aos Estados Unidos para ouvir suas conferências”, diz ele. Representantes de várias sociedades latino-americanas,  como da Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai, Colômbia, estão convidadas para participar e discutir sobre os mais variados temas.

A Academia Americana de Ortopedia, por exemplo, confirmou a vinda dos maiores especialistas em cirurgia do quadril, ombro e trauma, enquanto o presidente eleito para 2012 da AO Foundation, Jayme Quintero, virá da Colômbia para falar sobre trauma. Está também confirmada a presença de Jorge Ramirez, presidente da Sociedade Latino-Americana de Ortopedia e de Robert Winter, de Minneapolis, um dos maiores especialistas em problemas da coluna. Confirmando a liderança brasileira, desses palestrantes internacionais, vários trabalharam ou estudaram no Brasil, como Jorge Ramirez, da Colômbia, que estagiou no Pavilhão Fernandinho Simonsen, da Santa Casa de São Paulo e Jayme Quintero, que é ex-residente também da Santa Casa.

“O Congresso terá duas linhas básicas”, conclui Dr. Avanzi, a da prevenção, pois com o rápido envelhecimento da população brasileira as doenças degenerativas como as artroses e a osteoporose estão se tornando mais comuns e é preciso evitá-las e usar as modernas técnicas, que tem evoluído muito, para sanar o problema. A outra linha é do tratamento do trauma, pois acidentes de trânsito, principalmente de motocicleta, tem representado um crescente desafio para os ortopedistas, que contam porém com novas e revolucionárias armas tanto para diagnosticar os problemas, como para recuperar as vítimas desses acidentes.

Para as duas linhas os organizadores do Congresso estão selecionando os maiores especialistas, brasileiros e internacionais como conferencistas para os eventos pré-congresso, no dia 12 de novembro e durante o congresso, que vai de 13 a 15.
               

Serviço

43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo – SP
Endereço: Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 1891
Datas: 13 a 15 de novembro de 2011

Informações: www.cbot2011.com.br
           

*****
                

Mais informações para a imprensa

Luiz Roberto (11) 9191-3252 ou
Luchetti (11) 5533-8781

 

 

 

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.