Exercício físico na gestação – benefícios e cuidados

Durante a gestação, a mulher passa por um processo de mudança tanto física, emocional e hormonal, que acarreta em inúmeras mudanças, como: aumento do percentual de gordura, dilatação abdominal, inchaço dos pés e mãos, cansaço, aumento das mamas e o corpo vai adquirindo outra forma, levando a algumas alterações.

“Por isso, é importante um acompanhamento de uma equipe, através do médico, fisioterapeuta e educador físico, com o objetivo de prescrever exercícios sem riscos para a futura mamãe e bebê. O exercício físico na gestação é de suma importância quando realizado de uma forma segura, o qual levará inúmeros benefícios”, explica o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa.
                           

Descubra os benefícios da atividade física na gestação e desfrute de uma gravidez saudável e sem riscos

* Menor ganho de peso e menor risco de parto prematuro
* Alivio das dores nas costas, comum na gravidez
* Melhora da capacidade cardiovascular e força muscular
* Diminuir as complicações durante e imediatamente após o parto
* Prevenir o risco de diabetes
* Diminui o estresse e a ansiedade
* Melhora a circulação sanguínea e linfática, diminuindo assim inchaço nas pernas e pés
* Recuperação mais rápida no pós-parto
* Melhora da auto-estima, diminuindo o risco de depressão antes e pós-parto
             

Cuidados

* Prescrever exercícios de acordo com o histórico de atividade física da grávida
* Exercício leve para sedentárias, e moderado caso a mesma já pratique antes da gestação
* Não exagerar na frequência: de 03 a 05 x por semana
* Sempre aquecer pelo menos 10 minutos antes, evitando mudanças bruscas da P. A.  (pressão arterial) e F. C. (frequência cardíaca)
* Evitar contração excessiva do abdômen
* Evitar exercícios de impacto e/ou sobrecarga articular
* Controlar sempre os batimentos cardíacos
* Frequência cardíaca tem que se manter entre 50 a 70% da máxima, evitando a falta de oxigênio para o feto
* Evitar exercícios com a gestante de barriga para baixo
* Não realizar exercícios que elevem quadril e perna acima do nível da mama
* Cuidado com exercícios de sentar/deitar e levantar. Evitar movimento brusco, pois pode ocorrer uma hipotensão (queda da pressão)
* Sempre alimentar-se antes de qualquer atividade física
* Gestantes com complicações não devem realizar atividade física
* Temperatura da gestante deve sempre ser checada
* Qualquer sinal de dor e/ou desconforto, é orientado a gestante rapidamente procurar seu obstetra
                   

Fonte

Bruno Andrade Costa – Fisioterapeuta especialista em fisioterapia músculo- esquelética, pós-graduado em fisioterapia traumato-ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Site – www.zahra.com.br
                                        

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