Equilíbrio Sagital – estudo individual da coluna vertebral

Atualmente, a medicina conhece mais um fator preponderante para os problemas na coluna como lombalgia, hérnia de disco, espondilolistese, entre outros. Trata-se do estudo do equilíbrio sagital (lateral) da coluna, que deve ser feito de maneira individual.

O neurocirurgião brasileiro Dr. João Luiz Pinheiro Franco, em parceria com o Professor Pierre Roussouly, da Cruz Vermelha Francesa (Croix Rouge Française), publicaram recentemente dois artigos científicos no jornal europeu de coluna European Spine Journal sobre o estudo.

De acordo com Dr. João Luiz Pinheiro Franco, a análise profunda deste equilíbrio é uma das chaves do sucesso de uma cirurgia de coluna. De acordo com os estudos do Professor Roussouly, as colunas podem ser classificadas em 4 tipos segundo a lordose de cada pessoa.

* A coluna tipo 1 é mais predisposta aos problemas no disco, na junção entre cifose e lordose.

* A coluna tipo 2 determina uma hiperpressão nos discos intervertebrais e pode ser responsável por uma degeneração discal precoce, que se manifesta por hérnia discal central ou por degeneração discal precoce em múltiplos níveis.

* A coluna tipo 3 é harmoniosa, não está predisposta a um tipo particular de degeneração.

* A coluna tipo 4 tem curvatura harmoniosa, com grande lordose.
          

A análise do equilíbrio sagital (lateral) da coluna é feita por radiografias inseridas num computador e avaliadas por meio de um software francês (com o nome de Keops) e poucos médicos têm esse software no Brasil. “É importante que os médicos utilizem esta tecnologia em sua prática diária. É crucial que os hospitais e os laboratórios de imagens médicas façam as imagens digitalizadas e que incluam nessas radiografias as imagens das cabeças femorais”, defende o médico.

Segundo Dr. Pinheiro Franco, esta análise é de extrema importância porque permite a compreensão das relações entre a pelve (bacia) e a coluna de uma pessoa. “Tal fato possibilita um tratamento individualizado e portanto mais eficaz”, finaliza.
                

Fonte

João Luiz Pinheiro Franco – Médico neurocirurgião, um dos maiores especialistas do mundo no tratamento de males da coluna vertebral. Único autor nacional de “Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar”, da editora DiLivros, obra referência da especialidade, lançada em 2010, e que conta com a participação de mais de 80 cientistas estrangeiros e a co-autoria de mais três autoridades médicas internacionais. Desde 2008, é revisor científico internacional do jornal norte americano de coluna Spine e do jornal europeu de coluna European Spine Journal. É neurocirurgião com especializações na Universidade de Strasbourg, França (de 2003 a 2005) e na Universidade de Tübingen, Alemanha (de 2005 a 2007) e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Francesa de Neurocirurgia.
                                

*****
                         

Mais informações

Oficina de Mídia
Tels (11) 2219-2433
Maurício Santini (11) 9224-8737
Solange Melendez (11) 9232-9712

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.