Soluções para atividades físicas em casa

Que os exercícios físicos fazem bem para a saúde todo mundo já sabe. A questão é “por que as pessoas relutam tanto em iniciar ou manter um programa de atividade física?” As desculpas naturalmente são as mais variadas, mas em geral, a maioria gira em torno da falta de tempo. Apesar de isso ser usado como desculpa, sabemos que, para muitos, é uma realidade mais do que verdadeira. O cotidiano das grandes capitais revela que as pessoas estão cada vez mais atarefadas.

Uma das soluções para esse público “ocupado” é adquirir o mínimo de equipamentos ou acessórios de ginástica. Assim, podem fazer atividade física em casa e ter a flexibilidade em realizá-la em horários alternativos. Para isso acontecer com eficiência é preciso ter o mínimo de experiência com a prática de exercícios físicos, muita disciplina, além de estar atento à prevenção de riscos e tomar alguns cuidados.
                                 

Algumas sugestões

1. Para ajudar na motivação – Tente marcar as atividades físicas em dias e horários que algum amigo ou parente possa estar junto de você. Se não for possível tente distrair seus pensamentos ouvindo uma boa música; 

2. Assegure de que está no caminho certo – As atividades, sejam aeróbicas ou musculares, têm que ir ao encontro dos objetivos e necessidades do praticante. Se for possível conte com a orientação de um personal trainer;

3. Evite exercícios de alta complexidade – O fato de estar sozinho aumenta os riscos de lesões. Exercícios que exigem muita coordenação e equilíbrio também aumentam a incidência de problemas.

O tempo de execução dessas atividades também poderá ser reduzido. É possível desenvolver um bom trabalho em 30 minutos, porém tudo vai depender da situação em que a pessoa se encontra e quantos dias vai poder praticar por semana. Os equipamentos e acessórios devem estar de acordo com os objetivos de cada um.
                        

Outras dicas são importantes

* Para melhorar a resistência e o condicionamento físico – A atividade poderá ser realizada com poucos acessórios como uma colchonete, um mini trampolim, uma bola suíça, um ou dois pares de caneleiras, pesos livres e tensores de borracha sintética;

* Para emagrecer e melhorar a condição cardiorrespiratória – Nesse caso é indispensável contar com equipamentos aeróbicos como a esteira, a bicicleta ou o elíptico;

* Para aumentar a massa muscular – Provavelmente será necessário ter mais pesos livres e anilhas, ou até mesmo adquirir uma estação de musculação compacta que permita trabalhar todos os principais grupos musculares.
                      

Fonte

Givanildo Holanda Matias – Fisiologista, personal trainer e diretor da Test Trainer.
                        

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Mais Informações

Oficina de Mídia
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