GINA traz ao Brasil um dos mais importantes estudiosos em asma no mundo

Professor Paul O’Byrne estará no Simpósio promovido pela ONG em novembro

 
A GINA Brasil  – Iniciativa Global Contra a Asma prepara para novembro um Simpósio que será realizado durante o 14º Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia, em São Paulo. Para o evento, duas importantes personalidades ligadas à asma são esperadas.

A primeira é o médico e pesquisador canadense Paul O’Byrne, chefe do Departamento de Medicina da Universidade McMaster, em Ontario – Canadá. O especialista, que já presidiu a GINA internacional, trará aos debates as mais recentes novidades sobre o controle da asma.

“Também aproveitaremos a presença dele para, junto aos membros da GINA e pneumologistas do encontro, formular ideias, projetos e ações específicos para a o enfrentamento da asma no Brasil, principalmente visando à redução das hospitalizações e mortes decorrentes da doença”, afirma dr. Rafael Stelmach, presidente eleito da GINA no Brasil e coordenador do Simpósio.

Outra participação bastante aguardada no Simpósio é a do dr. Milton de Arruda Martins, professor titular de Clinica Médica da USP, também pesquisador em asma e Secretário Nacional de Educação do Ministério da Saúde.

Dr. Milton, membro do Grupo de TrabalhoTécnico emde Capacitação da GINA, é peça-chave no diálogo entre médicos e governo. “Sua presença é mais uma perspectiva positiva de reforçar o compromisso do Ministério da Saúde de implementar as políticas necessárias para controle e prevenção da asma no país”, avalia dr. Rafael.

Segundo o pneumologista, já existem alguns programas importantes nesta área para fornecimento de recursos para a compra de medicamentos para a asma. O problema é que muitos pacientes desconhecem. “Em regiões mais afastadas e em municípios em que a assistência está desorganizada, falta informação até mesmo para os profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente asmático, levando a internações e mortes que poderiam ser evitadas.”
         
 
Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia

O 14º Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia acontece de 17 a 20 de novembro de 2011, no Centro de Eventos Fecomercio, em São Paulo. Promovido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, tem como objetivo apresentar e discutir os temas de maior relevância na atualidade com ênfase em debates, sessões interativas, discussão de casos clínicos, mesas-redondas e conferências. Todas as atividades contarão com um espaço para discussão e troca de experiências.

De acordo com a presidente da SPPT, dra. Jaquelina Sonoe Ota, já estão confirmadas as participações internacionais dos doutores Alessandro Brunelli (cirurgia torácica, Itália), Jorge Pascual (endoscopia respiratória, EUA), Paul O’Byrne (asma, Canadá) e Thierry Troosters (reabilitação pulmonar, Bélgica) . Os participantes também terão acesso a algumas atividades pré-congresso, como a Jornada de Radiologia Jorge Kavakama e cursos de pneumopediatria, endoscopia respiratória, cirurgia torácica e função respiratória.
        

Mais informações e inscrições em www.congressosppt.com.br.
           

*****
 
 
Informação à imprensa

Acontece Comunicação e Notícias
Nathália Blanco ou Juliana Machado
(11) 3873-6083 / 3871-2331
acontececom6@acontecenoticias.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.