Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

XIII Campanha da Associação Brasileira de Transplante marca a semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.

Em seu 13° ano consecutivo, a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, promovida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), vai mobilizar mais uma vez o país. Durante a semana do Dia Nacional de Doação (27 de setembro), todos os estados brasileiros estarão empenhados em conscientizar a população e profissionais da saúde sobre o assunto.

“Deixe sua marca, multiplique vidas”. Este é o slogan da campanha deste ano, que tem uma intensa programação agendada para os próximos dias, abrangendo todo o território nacional. As ações são organizadas por coordenações estaduais de transplante, hospitais, clínicas e outras organizações relacionadas, que distribuem materiais informativos produzidos pela ABTO e promovem atividades educacionais, esportivas e culturais.

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fins lucrativos, criada em 1986 com o objetivo estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos no Brasil, incluindo a formação de centros e bancos de doação. A entidade escolheu o 27 de setembro para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos por ser a data de São Cosme e São Damião, irmãos médicos que realizaram o primeiro transplante registrado pela história.

Como se percebe pelo alto número de parentes que ainda se recusam a doar (52% das famílias entrevistadas pela ABTO), o tema ainda é cercado de mitos e desconhecimento, mas campanhas como a da Associação Brasileira vêm mudando esse cenário. No primeiro semestre de 2011, o Brasil superou, pela primeira vez, a marca de 10 doadores por milhão de pessoas.

Membro do Conselho Consultivo da entidade, o Dr. Valter Duro Garcia lembra que “a doação é um ato de solidariedade e cidadania. Um único doador tem a possibilidade de salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”.  E informação é a melhor amiga da doação.
                               

*****
                              

Informações para a imprensa

Fábio Scrivano
(11) 3888-2232
imprensa@ladoalado.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.