Dia Mundial do Coração – 29 de setembro

Na próxima quinta-feira, 29 de setembro, será comemorado o Dia Mundial de um dos órgãos mais importantes do nosso corpo: o coração.  Responsável pelo bombeamento de sangue que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do organismo, ele é vital para a vida, mas  de acordo com dados do Ministério da Saúde, as suas enfermidades são uma das principais causas de mortes no Brasil, atingindo  17,5 milhões de pessoas por ano.

Os problemas cardiovasculares podem ser fatais, principalmente quando a pessoa não sabe que sofre desse mal. Por isso, é de grande importância fazer check up ao menos uma vez por ano ou simplesmente realizar os principais exames, como hemograma completo, que detecta alterações sanguíneas, e o exame dos níveis de colesterol, um dos principais responsáveis por doenças no coração quando em níveis elevados.

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo,  sendo responsável pela síntese dos hormônios sexuais, da vitamina D e dos ácidos biliares. Sua alta concentração gera a aterosclerose, doença caracterizada pela restrição do fluxo de sangue que vai para o órgão, deixando-o sem oxigênio e nutrientes vitais para que opere de maneira  adequada, causando  infarto ou até mesmo derrame cerebral.

A alta concentração do lipídio faz com que placas de gordura se formem nos vasos sanguíneos, dificultando o fluxo de sangue. O excesso de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, é transportado pelas lipoproteínas de densidade baixa do fígado para os tecidos e entope as artérias.  Já o HDL, conhecido como “colesterol bom”, é responsável por proteger as artérias de bloqueios, uma vez que tira o excesso da corrente sanguínea e transporta até o fígado, onde será reaproveitado.

Uma boa alimentação, atividades físicas, combate ao estresse  são ótimas maneiras de manter os níveis sempre controlados. A manutenção  destes parâmetros metabólicos é parte fundamental no processo de prevenção das doenças cardiovasculares.
                    

Valores de Referência dos níveis de Colesterol

* Desejável = Inferior a 200 mg/dL
* Limítrofe = De 200 a 239 mg/dL
* Elevado + Superior a 239 mg/dL
                  

Fonte

Grupo BIOFAST
                   

      
                    

 Sobre o Grupo BIOFAST

Fundado em 2002, o Grupo BIOFAST é uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País.

O Grupo BIOFAST tem a sua excelência comprovada pelos principais institutos e organizações da área de saúde, como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (PALC) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, a empresa possui os selos nacionais de controle externo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
                

*****
                  

 Planin Worldcom – Assessoria de Imprensa do Grupo BIOFAST
Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: biofast@planin.com 
Luciana Martins (11.2138-8906)
Aline Veríssimo (11.2138-8913) 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.