Dia do Idoso – 1º de outubro

Talvez ainda não seja possível evitar o envelhecimento, mas podemos envelhecer com saúde, dignidade e autonomia física e mental, é o que afirma Dr. Mohamad Barakat.

Dr. Barakat explica que a palavra-chave é prevenção, assim, escolher o que comer, praticar atividades físicas e trabalhar para eliminar o estresse do dia a dia são medidas simples, mas que garantem chegar aos 60, 70, 80 anos com qualidade de vida. “A medicina anti-aging atua para que possamos fazer com que essa fase deixe de ser sinônimo de doenças e dependência.”

A medicina anti-aging entra para detectar, prevenir e equilibrar as pausas do sistema hormonal e nutricional e inclui reposição hormonal por meio de hormônios bioidênticos, dieta alimentar adequada e prática de exercícios. A idade certa para começar a reposição hormonal varia bastante, de acordo com cada indivíduo, já manter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas devem ser regra para quem deseja viver de maneira saudável.

Além disso, o médico destaca que exercícios físicos são importantes ferramentas no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatoide e que é notável o aumento da frequência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica nos últimos dez anos. “Hidroginástica pode ser o suficiente para alguns, mas com acompanhamento profissional, até mesmo a musculação pode ser praticada e com ótimos resultados, já que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga na articulação, diminui a dor e recupera a amplitude dos movimentos.”, finaliza Dr. Barakat.
                    

Fonte

Mohamad Barakat – Médico nutrólogo, Máster em Ciências Anti-envelhecimento e especialista em metabologia e fisiologia do exercício e fundador do Instituto de Medicina Integrada e especialista em medicina preventiva.
               

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Comentários

Gostei do artigo pq tudo o q se refere à melhoria das condições de vida do idoso me interessam. Graças a Deus já tenho 78 anos e, de acordo com os exames q faço anualmente, ainda estou em uma fase bastante boa de saúde, notadamente no que tange à osteoporose e outras doenças próprias dessa faixa etária. O artigo importa e muito pq sempre é bom relembrar os cuidados que se deve ter com a alimentação, com os exercícios físicos (nunca estive numa academia), mas trabalho em casa nas tarefas domésticas as quais mexem muito com o corpo. Dou minhas caminhadas, porém não as faço todos os dias. talvez seja desleixo.
Espero que continuem escrevendo sobre a problemática do envelhecimento, pq nem todos estão preparados para tal situação. Obrigada pelo que foi escrito. Gostaria de saber como se cadstrar no RSS.

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