Sete dicas de cuidados pós-cirurgia plástica

Hematomas, corpo dolorido, inchaço são alguns dos sintomas pós-cirurgia plástica. Para realizar esse tipo de cirurgia é de fundamental importância ter paciência. Os resultados não são imediatos, mas tendo disciplina no pós-operatório é possível visualizar o resultado antes do período previsto.

O Dr. Rogério Schutzler Gomes elaborou algumas dicas de cuidados pós-cirurgia plástica, veja as orientações do médico:

1. Alimente-se com moderação no dia anterior à cirurgia, bem como bebidas alcóolicas e nos dias de pós-operatório. Prefira pratos leves, de fácil digestão.

2. No pós-operatório evite compromissos que exijam mobilização ou deslocamentos, pois podem interferir negativamente, aumentando tempo de recuperação ou mesmo levando a intercorrências.

3. Planeje o que vai usar ou vestir após a cirurgia. As plásticas faciais, por exemplo, podem pedir o uso de uma echarpe ou ainda um chapéu. Já as cirurgias corporais pedem roupas largas e confortáveis nos primeiros dias, sem elásticos apertados que possam interferir com a cirurgia.

4. Siga a prescrição recomendada para seu procedimento, compareça aos retornos nas datas marcadas e tenha sempre em mãos o número de telefone do seu médico ou de alguém da equipe médica. Em casos de dúvida e situações inesperadas, não pense duas vezes em ligar para ele.

5. Busque orientações sobre o uso de protetor solar e mantenha suas mãos bem longe das cicatrizes e curativos.

6. Para as cirurgias realizadas no rosto, a paciente terá de ficar em repouso em posição semi-deitada (30°) durante os primeiros dias. Assim que liberada pelo cirurgião plástico, também iniciará as sessões de drenagem linfática, que servem para acelerar a remoção de líquidos e toxinas que se acumulam, conferindo mais conforto e retorno mais rápido às atividades normais.

Também entram nessa lista de cuidados: evitar o cigarro, proteger a pele com FPS alto (30, no mínimo), evitar o sol por 30-60 dias, no mínimo, e aplicar hidratante facial (quando liberado pelo cirurgião plástico).

Tanto a inclinação ao deitar quanto as sessões de drenagem linfática são medidas para reduzir o inchaço, e como no calor essa condição é ainda mais frequente e intensa, estas se tornam medidas essenciais. Os cuidados diários de limpeza não precisam ser interrompidos e, depois de três dias, inclua lavagem do rosto com sabonete neutro para evitar irritações. O hidratante é liberado, normalmente, após sete a dez dias, mas não use antes de falar com seu médico. A exposição ao sol é proibida, mas quando for inevitável use chapéu e óculos escuros.

7. Para as cirurgias realizadas no corpo, evite fazer atividade física, use cinta modeladora e faça sessões de drenagem linfática.

Na hora do banho, utilize sabonete líquido neutro ou em barra, com água morna a fria, sem usar buchas. Pode-se fazer espuma com as mãos e aplicar sobre as cicatrizes com movimentos circulares e leves, enxaguando abundantemente.

A hidratação pode começar no terceiro dia (sempre com autorização médica), mas evite a região das cicatrizes. Já que o uso das cintas cirúrgicas é obrigatório, procure ficar em ambientes arejados, opte pelas malhas menos espessas, dando preferência àquelas produzidas predominantemente de algodão e, caso o repouso seja em casa, fique somente de cinta, e nada mais – quando for preciso se vestir, opte por roupas levinhas e vaporosas. E não se esqueça de trocar a cinta sempre que tiver suada – daí a necessidade de ter três peças à disposição.
                            

Fonte

Rogério Schutzler Gomes – Cirurgião Plástico.
www.rogeriogomes.com.br
                             

*****
 

Sacha Silveira Assessoria de Imprensa
MTB-51.948
Tel – (11)2532 7887/ 8949 3747
E-mail – sachasilveira@glabomail.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.