66º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Fóruns em evento nacional de cardiologia mostram que prevenir e tratar as cardiopatias é missão multidisciplinar

O 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que começa dia 16 em Porto Alegre, inclui cinco fóruns de especialidades não médicas da área da saúde, que comprovam a tendência mundial de que a prevenção e o tratamento em cardiologia são otimizados quando da atuação de uma equipe multidisciplinar. Um dos Fóruns, o de Educação Física, vai acontecer pela primeira vez nesse Congresso. Além deste, no mesmo dia 16, vão ocorrer simultaneamente e em salas separadas os fóruns de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Enfermagem. Um dos coordenadores dos fóruns, o cardiologista Ricardo Stein, que também é educador físico e médico do exercício e do esporte, conta que o médico não trabalha mais sozinho.

“Como a obesidade, a hipertensão, o diabetes, o colesterol alterado, o sedentarismo, além do próprio estresse da vida diária são fatores que aumentam o risco cardiovascular”, diz, “é muito desejável que o paciente possa ser acompanhado por uma equipe. Nesse particular, a ação do enfermeiro, o trabalho do nutricionista, o apoio do psicólogo, a atuação do educador físico e/ou do fisiterapeuta podem ser de grande valia para se prevenir ou se tratar a enfermidade cardiovascular.”

O especialista, que é médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e editor associado para a área do exercício da revista científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia, explica que atualmente a necessidade de se fazer exercício físico é tão valorizada na Medicina e, em especial na Cardiologia, que tanto idosos quando enfermos recebem orientação para sua prática regular.

“Atualmente existe recomendação para o idoso exercitar-se com pesos, algo impensável há poucos anos, e para a prescrição do exercício mais recomendável para cada caso o médico indica e o educador físico ou fisioterapeuta que aplica a prescrição, o que pressupõe um trabalho de perfeita consonância entre os especialistas”, explica Dr. Stein. Da mesma forma, a obesidade que agrava a condição de um cardiopata, pode exigir o apoio de um nutricionista, que será responsável pela reeducação alimentar.

Essa inter-relação fará com que, além de milhares de cardiologistas no maior evento da área da América Latina, um grande número de profissionais de áreas afins também vá ao Centro de Convenções FIERGS.

“As inscrições podem ser feitas no dia e no local dos fóruns”, esclarece o cardiologista Salvador Ramos, especialista em prevenção e que também é organizador dos fóruns.
                            

O desafio do envelhecimento

Ainda segundo os cardiologistas, esta visão multidisciplinar da prevenção cardiovascular ganha importância à medida que nos últimos anos tem crescido a expectativa de vida do brasileiro. “O desafio agora é conseguir que a população envelheça mantendo a qualidade de vida”, dizem os médicos. Tal fato é tão importante que em outubro o Congresso de Ergometria e Reabilitação Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, previsto para Salvador, terá como tema principal justamente o Envelhecimento.

Para o Dr. Ricardo Stein, nas últimas décadas muitas pessoas deixaram de morrer de doenças infecciosas, de desnutrição, e passaram a chegar à idade em que estão mais expostas ao câncer e às doenças cardiovasculares. “Por isso a ênfase que a Cardiologia dá agora à chamada Prevenção Primária, destinada a evitar que a doença surja, através de uma vida saudável, com uma alimentação correta e com a prática do exercício regular em bases crônicas. Da mesma forma, a Prevenção Secundária também é parte da prática de quem atua em Cardiologia, sendo seu objetivo a recuperação do paciente que já teve um problema como um infarto, insuficiência cardíaca ou qualquer outra doença ligada ao coração.”

Alguns dos maiores especialistas das diversas áreas da saúde confirmaram presença como conferencistas para os Fóruns, explica o Dr. Salvador Ramos, e eles foram escolhidos de maneira a dar aos participantes deste grande encontro científico uma visão geral em relação as últimas pesquisas e descobertas que se sucedem quase diariamente, como resultado do trabalho de dezenas de milhares de especialistas que contribuem, no mundo inteiro, para que a perspectiva de uma vida mais saudável seja possível.
                           

Serviço

66º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Local: Centro de Eventos FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul
Endereço: Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre – RS
Datas: 16 a 19 de setembro de 2011

Informações: http://congresso.cardiol.br/66/
                  

*****
              

Mais informações para a imprensa

DOC Press
Luchetti – (11) 5533-8781
luchetti@docpress.com.br 
Luiz Roberto – (11) 9191-3252

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.