“Mais de 50” querem saúde para aproveitar a vida

Pesquisa realizada pela AG2R, organizadora da 1ª Expo Longevidade e o 1º Fórum Internacional Maturis, com frequentadores do Clube Pinheiros, destaca que os adultos acima de 50 querem ter saúde para desfrutar o que eles chamam de “a melhor fase da vida”.

“A pesquisa procurou mapear o “novo” perfil dos seniores brasileiros, mostrando que são um público extremamente ativo, consumidor e exigente”, comenta Ricardo Rojas, diretor da AG2R.

Segundo a pesquisa, a saúde é a preocupação prioritária para 40% dos entrevistados, seguida da família, com 36%, viagens, com 10%, dinheiro, com 8% e diversão para 7% dos entrevistados. Faz sentido, pois reunir a família e viajar estão entre as atividades que mais gostam de fazer.

Entre os frequentadores do Clube Pinheiros entrevistados, todos acima de 50, 47% possuem renda acima de R$ 15 mil por mês e 37% entre 10 e 15 mil. Com uma renda alta e com gastos já equalizados, como casa própria quitada e sem o gasto com estudo de filhos, o passa tempo preferido é viajar. 83% costumam viajar dentro do país e 70% destes o fazem numa frequência de uma vez ou mais por mês. 84% costumam ir para fora do país, sendo que entre eles 40% viajam uma vez ao ano, 15% a cada 6 meses, 19% a cada 3 meses e 11% várias vezes ao mês.

Nesse grupo, a adesão aos exercícios é altíssima, 89% praticam. E isso em todas as faixas etárias. Entre 50 e 60 anos, 97% praticam atividade física, entre 60 e 70 anos, 95%, entre 70 a 80 anos, 76% e para os acima de 80, 65%. Além da saúde, a alimentação também é uma preocupação. 44% assumem fazer dieta, sendo que destes, apenas 15% dizem ser exclusivamente pela saúde. Para os demais 85%, o motivo da dieta além de manter-se saudável é a vaidade, ou a preocupação com a forma física.

7% aboliram a carne vermelha do cardápio e 65% admite a proteína de uma a três vezes na semana, mas ainda é alimento diário para 28%. O mesmo não ocorre com peixe, menos frequente. É escolha do cardápio para apenas 19%. 43% evitam massa ou restringem a uma vez na semana. Por outro lado, frutas e verduras são unanimidades no cardápio, sendo consumido por 100% da amostra. 86% consomem frutas diariamente e 12 % de duas a três vezes por semana 94% consomem verdura diariamente, sendo 6% de duas a três vezes na semana. Para compensar, apenas 15% não consome doces. Mas a moderação aparece para 32% que admitem somente um dia na semana e 15% esporadicamente. 22% consomem diariamente e os outros 31% de duas a três vezes na semana.

Sair em busca de diversão e cultura. 69% frequentam o cinema, sendo que 45% o fazem ao menos uma vez na semana. O teatro é programa comum para 48%, porém mais esporádico para 34%, 30% somente uma vez ao mês, 14% a cada 15 dias e 23% uma vez na semana. As festas no Clube são unanimidade, com presença de 72% deles. Mas 28% também vão a shows e eventos de interesse.

MPB com 27%, Jazz e Clássica com 22% são as músicas preferidas dessa turma, mas que também é eclética e curte um pouco de tudo, inclusive Rock, 8%. A leitura também é uma companhia para alargar os horizontes. 74% possuem o hábito e destes a média de livros lidos do início janeiro até agosto é de 7 livros.

Se conectar e saber o que acontece no mundo também faz parte do dia a dia. 94% possuem celular, sendo 39% com acesso à Internet móvel e 89% possui internet em casa. 63% acessam a Internet diariamente, 32% de uma a três vezes na semana e somente 12% esporadicamente. Na rede, a atividade principal para 42% é ver notícia, para 40% é ver e-mails e 14% já buscam as redes sociais.

Segundo dados do Brasil Data Senior, o segmento da terceira idade forma um mercado de mais de 18 milhões de consumidores (10% da população), com uma renda mensal que soma R$ 7,5 bilhões. A expectativa é que esse número chegue a 64 milhões até o meio do século (30% da população). Nas regiões metropolitanas, esse público está em maior número nas classes A/B.
                   

*****
  
 
Para mais informações
 
Thais Franco
Fernanda Dabori
Advice Comunicação Corporativa
T +55 11 5103-2779 / 8181-0019
E thais.franco@advicecc.com
E fernanda.dabori@advicecc.com

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.