Dia Nacional de Doação de Órgãos comemorado dia 27 de setembro

Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) indicam que, desde 2007, o Brasil tem um crescimento contínuo na taxa de doações e transplantes, com registros de 9,9 doações por milhão da população em 2010, um aumento de 13,8% em relação a 2009. O país está bem próximo de atingir a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o número de 10 doadores por milhão.

Para destacar a importância da discussão deste tema pela sociedade, o Núcleo de Transplantes do Hospital Samaritano realiza, em 27/09, evento gratuito para pacientes que receberam ou doaram órgãos ao Ambulatório de Transplantes do Samaritano.

A iniciativa marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos comemorado na mesma data. Na comparação entre o primeiro semestre de 2011 com o do ano passado houve um crescimento na taxa de doadores efetivos com órgãos transplantados de 6,7% no Brasil.

Durante o evento — aberto também à participação de profissionais de saúde, estudantes e público em geral — serão realizadas palestras sobre os aspectos clínicos e cirúrgicos, aspectos psicológicos e nutricionais relacionadas à doação de órgãos.

De acordo com a médica pediatra e coordenadora do Núcleo de Transplantes do Samaritano, Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo, a doação de órgãos é um assunto que precisar ser muito discutido e desmitificado. “Promover o conhecimento e levantar este assunto, em todas as esferas, é o primeiro passo para contribuir para o aumento de doações, um ato que salva vidas”, salienta a especialista.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo da doação.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3821.5719 ou pelo e-mail icephs@samaritano.org.br.
                                     

*****
                        

Informações à imprensa

CDN Comunicação Corporativa

Fernanda Pajares – fernanda.pajares@samaritano.org.br – (11) 3821-5561
Edgard Carvalho – edgard@cdn.com.br – (11) 3643-2936




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.