Computador e videogame em excesso antecipam miopia em crianças

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil cerca de 8 milhões de crianças entre 7 e 14 anos têm problemas de visão que atrapalham o desempenho escolar e outras tarefas do dia a dia.

Os pais devem estar atentos à diversão dos filhos, principalmente quando o lazer das crianças for videogame e computador. Passar muito tempo em frente ao monitor a uma distância inferior a 50 centímetros faz com que a visão fique mais suscetível à aparição de problemas refrativos, como a miopia. Além de desenvolver uma doença precoce, exagerar nas diversões eletrônicas por horas a fio pode, de acordo com a Dra. Célia Nakanami, resultar no uso de óculos antes mesmo da adolescência, e, com isso interferir também na autoestima do indivíduo e no convívio com os colegas.

O impacto que o excesso de tempo em atividades eletrônicas pode causar para a visão das crianças será um dos temas em questão durante o 36ª Congresso Brasileiro de Oftalmologia, entre os dias 5 e 8 de setembro, em Porto Alegre (RS).  A programação do evento, que reunirá 8 mil médicos e 654 palestrantes, também abordará outros assuntos relacionados à infância como a importância da obrigatoriedade do “Teste do Olhinho” nas maternidades e os novos tratamentos para o estrabismo.

A oftalmologista Célia Nakanami revela quais serão os principais assuntos da área debatidos durante o encontro: “é imprescindível que o “Teste do Olhinho” torne-se uma prática obrigatória em todas as maternidades do Brasil. Também vamos discutir a saúde ocular de crianças e adolescentes que realizam atividades para perto em excesso entre elas videogames e computador por muitas horas seguidas. Vamos apresentar ainda um estudo sobre novos tratamentos farmacológicos para o estrabismo em crianças, doença que, devido ao bulling, se torna cada vez mais alvo de combate por parte da população.”
                   

Fonte

Célia Nakanami – Médica oftalmologista, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.
  
 
Serviço

36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Data: 5 a 8 de setembro
Local: Centro de Eventos Fiergs – Porto Alegre (RS)
Informações e programação completa: www.cbo2011.com.br
                  

Sobre o 36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Presidido pelos oftalmologistas Jacó Lavinsky e Italo Marcon, o evento de Porto Alegre é o segundo maior encontro nacional do mundo no segmento, atrás apenas do congresso organizado pela Academia Americana de Oftalmologia (AAO). Além de glaucoma e o uso da nanotecnologia, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2011 atualizará temas de interesse do público em geral como: descolamento de retina (prevalente em adultos jovens), retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, estrabismo entre outros mais importantes relacionados à saúde ocular.
                     

*****
             
 
Informações para a imprensa
 
Tino – Projetos em Comunicação
Danilo Tovo//Vinicius Volpi
(11) 3170-3137/(11) 7492-3442/7492-8040
danilo@tinocomunicacao.com.br
vinicius@tinocomunicacao.com.br 
  
  
 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.