Agita Galera 2011 – o esporte agita a galera e a escola

A Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado Saúde realizam no próximo dia 26 de agosto o já tradicional AGITA GALERA – Dia da Comunidade Ativa, evento que envolve as 5.340 escolas da rede pública do estado de São Paulo e os mais de 5 milhões e meio de alunos.

Sob a coordenação do CELAFISCS o Agita Galera faz parte do Mega Programa Agita São Paulo e tem por objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável e feliz, mediante do aumento da prática de atividades física diárias, com foco no escolar que de acordo com a recomendação do Programa Agita São Paulo deve acumular pelo menos 60 minutos de atividades físicas de moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana, se possível todos, através de brincadeiras, jogos e como propõe do tema deste ano a prática recreativa de diferentes modalidades esportivas.

O tema central do Agita Galera 2011 é “O Esporte Agita a Galera e a Escola”, seguindo a linha dos anos anteriores relembramos os temas que já foram sugeridos: Peteca, Pular Corda, Empinar Pipas, O Jogo do Agita (trilha da atividade física) e em sua última edição os Jogos e brincadeiras populares.

Mostrando o espírito sempre inclusivo e democrático de suas propostas o Agita Galera 2011, sugere que se explore a ampla diversidade de modalidades esportivas que existem em nossa cultura nacional de praticas de esportes e o tema seja utilizado na implementação de uma programação rica de opções, diversificada e sobre tudo motivante e prazerosa aos seus participantes.

Recentemente o CELAFISCS divulgou resultados de pesquisa que mostrou que as crianças do 1º ciclo do ensino fundamental estão mais sedentárias do que os adolescentes do terceiro ano do ensino médio. Dados estes que surpreenderam os pesquisadores, uma vez que contradiz todos os levantamentos feitos até o momento. Fato este que representa um alarme de como está sendo conduzida a formação educacional, formal e informal de nossas crianças e que as tem levado a adoção deste tipo de comportamento mais passivo, num momento da vida, no qual a atividade física espontânea seria a característica mais natural.

Assim sendo, o Programa Agita São Paulo convoca a toda a comunidade a Agitar com a Galera no próximo dia 26 de agosto, quando todas as escolas da rede pública estadual de educação estarão discutindo e agitando alunos, professores, colaboradores e pais, e toda a rede de parceiros do Programa Agita São Paulo para mais uma vez dar o exemplo de que a escola pode ser um dos principais vetores das transformações sociais e de formação de cidadania ativa.
                                        

Escola que sugerimos a cobertura de imprensa: EE Professor Roldão Lopes de Barros
Endereço: Rua Colônia da Glória, 580, Jardim da Glória
Distrito: Vila Mariana Zona Sudoeste – São Paulo – SP, CEP 04113-001

 
Contato
Fone: 11 5549-8557
 
Descrição:
Escola Estadual de Ensino Fundamental em São Paulo.




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.