O inverno chegou – como proteger sua garganta?

O inverno, por conta das baixas temperaturas, pode deixar o organismo mais suscetível a alguns problemas de saúde. A incidência de dor de garganta, por exemplo, pode aumentar nesse período e é preciso saber qual a causa do transtorno para um tratamento correto.

De acordo com a Dra. Mônica Menon, há mais de um tipo de dor de garganta. “Os vírus da gripe são os maiores causadores do problema, sendo responsáveis por até 85% dos casos. Outros microrganismos importantes são as bactérias, principalmente a Streptococcus pyogenes. Além dos micróbios, fatores ambientais como fumo, ar poluído e seco, poeira e a ingestão de bebidas muito quentes ou alimentos que irritam a região, e o refluxo gástrico podem ocasionar a dor de garganta.”

Para cada tipo de dor de garganta há um tratamento diferente. Apenas um médico poderá diagnosticar se a causa do sintoma é viral, bacteriana ambiental ou outra e receitar o medicamento mais adequado. “Se a dor de garganta for bacteriana, o medicamento mais indicado para combater os microrganismos é o antibiótico. Já se for viral ou ambiental, o paciente pode utilizar pastilhas com efeito analgésico e anti-inflamatório, como o flurbiprofeno, que age especificamente na garganta”, explica.
                

Fonte

Mônica Menon – Médica otorrinolaringologista.
            

*****
               

Ariane Salles
Executiva de AtendimentoUnidade de Negócios – Consumo
Al. dos Maracatins, 992 – bloco A – 3º andar
04089-001 – São Paulo – SP – Brasil
Tel: 55 11 5095-3887 (direto) / 5095-3866
Fax: 55 11 5543-7577




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.