Como Administrar um Consultório Médico

Conhecimento básico sobre administração auxilia o médico  a ser bem-sucedido.

Hoje, o conhecimento sobre administração não deve ficar restrito a quem tem o empreendedorismo na veia e quer se aventurar pelo mundo dos negócios: ao contrário, noções básicas de administração são indispensáveis mesmo para quem só quer manter seu consultório funcionando bem. “Saber gerenciar as finanças pessoais, realizar um bom marketing pessoal e de serviços, saber quais são as suas responsabilidades jurídicas e até planejar e gerir corretamente a carreira faz toda a diferença para aqueles que buscam ascensão e sucesso na área médica”, afirma o  Prof. Fernando Schiavetto, coordenador do Curso Como Administrar o Consultório Médico, oferecido pelo ICS, Instituto de Ciências da Saúde, em São Paulo.

Em um mercado aviltado, é importante que o médico tenha uma formação que ultrapasse os conhecimentos da sua área. Até muito recentemente, as faculdades de medicina não incluíam a matéria de administração em sua grade curricular. Para o professor Schiavetto, o profissional da área médica pode se beneficiar muito ao incluir noções de administração em sua formação. “O conhecimento em administração abre várias portas. É preciso ter noção de finanças, de como montar um plano de negócios ou de marketing, por exemplo. Nenhum médico deseja ter um consultório pequeno para sempre, todos querem  que seu negócio cresça no decorrer dos anos e vire uma grande empresa no futuro. O médico não vai conseguir administrar tudo, mas poderá assumir um papel decisório nos negócios, ou seja, irá ditar os rumos de seu próprio destino e não ao contrário”.

A ideia da formação complementar em administração e a busca pela melhoria no gerenciamento não vão fazer do médico um administrador, mas farão com que ele saiba o que é e o que não é importante para a sua empresa. Na prática médica, especificamente, esse conhecimento terá um valor especial, já que o investimento financeiro exigido, mesmo para quem está montando um pequeno consultório, é bastante alto. “A medicina é uma área de atuação que  requer um constante investimento de capital, isto exige um mínimo de racionalidade administrativa para garantir a rentabilidade do investimento”, alerta o Prof. Fernando Schiavetto.

“Em geral, a comunidade médica tem dificuldade em compreender que um consultório ou uma clínica é um negócio. Diferente dos outros, com necessidades especiais, com necessidades importantes e conceitos éticos, mas ainda sim um negócio”.  Com uma vasta experiência como professor de gestão médica, Schiavetto revela que as dúvidas do médico que busca essa formação adicional são as mais variadas: vão desde questões de como comprar equipamentos, fazer um leasing, até questões bastante simples, como estabelecer o valor da sua consulta.  “Nos cursos de gestão que promovemos, procuramos englobar todas estas respostas”, reforça.

 

Tendências de mercado

Administrar não significa apenas decidir qual é o software mais adequado para determinado trabalho ou o que é melhor em telefonia. Inclui cuidar da postura da secretária, da limpeza do consultório. “São processos do dia-a-dia que representam uma pequena parte do que vem a ser a administração. A gestão implica em conceitos que envolvem, dentre outros, a qualidade centrada no cliente, o foco nos resultados, o comprometimento, a visão de futuro, a valorização das pessoas e a responsabilidade social”, destaca Alênio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do ICS.

Segundo o Prof. Mathias, é crescente a procura dos profissionais de saúde por ferramentas de gestão que os tornem mais competitivos. “Em tempos difíceis, como o que vivemos, com a economia globalizada, quem desenvolver um bom sistema de controle financeiro-econômico terá vantagem sobre seu concorrente. Assim, é necessário conhecer profundamente o seu negócio e administrá-lo profissionalmente”, diz o diretor do ICS.

 

Informações sobre o Curso

- Curso: Como Administrar um Consultório Médico 

Objetivo: Ampliar os horizontes profissionais do médico, oferecendo-lhe noções de administração para que ele possa encarar os desafios de sua carreira.

Conteúdo: Como fazer entrevistas de seleção, formas e opções de contratação e demissão de funcionários, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, livro caixa, estrutura tributária, custos diretos e indiretos, demonstrativos de resultados com análise e apuração de resultados, cálculos financeiros, planejamento financeiro e contábil, ponto de equilíbrio operacional, planejamento de viabilidade econômica.

Coordenação: Prof. Fernando Schiavetto, administrador de empresas, Professor das áreas de Administração e Contabilidade da Uninove e consultor empresarial.

Dia: 02 a 30 de setembro – sempre às quartas-feiras.

Horário:  13:00 às 17:00.

 

Serviço

ICS – O Instituto de Ciências em Saúde é uma entidade privada que visa o aprimoramento de profissionais da área da Saúde – Medicina, Psicologia, Nutrição, Biologia e Biomedicina – em nível de extensão e pós-graduação. Tem como missão aprimorar técnicas e conceitos já existentes, bem como avançar no campo da pesquisa, empregando tecnologias de ponta, trazendo benefícios para a prática diária dos profissionais de saúde e agregando valor e satisfação ao atendimento prestado aos pacientes. 

O Instituto de Ciências em Saúde está fazendo o recrutamento de casais que apresentam problemas de infertilidade para serem atendidos pelos professores e alunos dos cursos de especialização e extensão em reprodução humana assistida da instituição. O ICS fará uma adaptação dos custos do tratamento, de acordo com a classificação sócio-econômica de cada casal.

Para obter mais informações sobre os benefícios oferecidos é preciso telefonar para (11) 5052 1409 e falar com Nany.

ICS – Instituto de Ciências em Saúde
Avenida Indianópolis, 171, Moema.
São Paulo.
Tel: (11) 5052 1409.
http://www.ics.med.br
atendimento@ics.med.br

 

*****

 

Assessoria de Comunicação

Márcia Wirth
Excelência em Comunicação na Saúde
Tel: (11) 93943597/37913597
E-mail: pautas@excelenciaemcomunicacaonasaude.com
Blog: porumacomunicacaosaudavel.blogspot.com
Site: www.excelenciaemcomunicacaonasaude.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Bom dia,trabalho em um consultorio medico e gostaria de fazer algum curso para auxiliar melhor o dr.Vocêis podem me ajudar?

Boa tarde, sou graduada em Gestão de Serviços Hospitalares na Faculdade Drummond, estou desempregada. O meu sonha é fazer Pós Graduação Psicologia Hospitalar ou Educativa em uma Univesidade, que oferece cursos Gratuitos ou para pessoas de baixa renda. Podem me ajudar.

Os comentários estão encerrados.