Uso da Vasopressina no Choque e na Ressuscitação Cardiopulmonar

SOCESP Franca orienta médicos sobre o uso de nova medicação para choque e ressuscitação cardiopulmonar.

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, em 20 de junho, na cidade de Franca, a palestra Uso da Vasopressina no Choque e na Ressuscitação Cardiopulmonar. O objetivo da aula é preparar os médicos da região para a utilização de uma medicação ainda pouco conhecida.

É uma ferramenta terapêutica que foi incorporada à prática médica há cerca de um ano. Muitos centros ainda nem a utilizam. No caso de Franca, está sendo incorporada só agora. Nos hospitais mais avançados de São Paulo, por exemplo, já é utilizada, mas muitos profissionais ainda não têm nenhuma familiaridade com ela”, afirma o dr. Luiz Alfredo Patti, presidente da SOCESP Regional Franca.

Hormônio sintético com propriedades para a manutenção de pressão arterial e circulação, a vasopressina já está disponível e com um custo acessível.

De acordo com o dr. Patti, além do efeito eficiente da medicação, o custo baixo é outro fator que favorece sua utilização clínica. Portanto, é preciso padronizar a conduta para isso nos serviços de Franca também.

O fármaco tem utilidade para pacientes que sofreram infarto, parada cardíaca, algum distúrbio metabólico ou eletrolítico, infecção, acidente ou diversas outras causas que podem levar a uma parada cardíaca e requerer a ressuscitação cardiopulmonar. “Há muitas indicações para a vasopressina e são situações freqüentes no dia a dia do médico. A utilização é relativamente fácil, mas o profissional precisa conhecer bem o mecanismo de ação, as doses, forma de administração e todos os demais detalhes”, alerta o dr. Patti.

O palestrante será o prof. dr. Sebastião Araújo, intensivista da UTI da Unicamp e um dos médicos envolvidos nos protocolos que desenvolveram o uso clínico da droga. A aula é aberta a todos os médicos, mas direcionada principalmente a clínicos, cardiologistas, intensivistas e emergencialistas.

 

Serviço

Uso da Vasopressina no Choque e na Ressuscitação Cardiopulmonar

Data: 20 de junho de 2009

Horário: 10h às 12h30        

Gratuito

Local: Centro Médico de Franca

Endereço: Rod. Municipal Tancredo Neves, Km 02 (Rod. Franca/Claraval)

Informações: (16) 3722-3290/4842

 

*****

 

Assessoria de Imprensa

Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873.6083 / 3871.2331
Brunna Soares ou Chico Damaso
acontececom6@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Muito bom, gostaria de saber mais sobre os protocolos clínicos da vaosopressina,tb,além do choque e ressuscitação cardiopulmonar. Obrigado gostei muito.

Os comentários estão encerrados.