Dermatite Seborreica – como identificar e tratar

Para cuidar da saúde da pele, deve-se protegê-la das agressões externas como a radiação solar, ter uma alimentação equilibrada e adotar alguns hábitos saudáveis. Os benefícios são incontáveis. Conquista-se uma pele saudável, sedosa, luminosa, livre de manchas e rugas.

Mas, mesmo tendo todos os cuidados possíveis, há pessoas que apresentam problemas dermatológicos que em nada tem a ver com a falta de cuidados. A Dermatite Seborreica é uma dessas doenças, de causa inflamatória crônica com períodos de piora e melhora durante toda a vida da pessoa.

“A Dermatite Seborreica é uma doença relacionada, principalmente, às características orgânicas da própria pessoa e apresenta como principal sintoma a oleosidade excessiva, produzida pelas glândulas sebáceas, que somada à presença de um microorganismo chamado Pytrosporum ovale, tornam-se a causa básica das diferentes formas como essa doença se manifesta”, explica a Dra. Ana Cristina Fasanella. E, por isso, a Dermatite Seborreica aparece em regiões do corpo onde existe maior concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, centrofacial, supercílios e tórax anterior.

A seguir, Dra. Ana Cristina Fasanella responde a mais questões que envolvem esta doença dermatológica.

1) Quais fatores podem desencadear o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas e, consequentemente, o aparecimento da dermatite seborreica?

Pode ser ligada a fatores emocionais como o stress, e no inverno com tempo seco e banhos quentes.

2) Quais são os sintomas da dermatite seborreica?

Placas avermelhadas descamativas, ou somente descamação esbranquiçada no couro cabeludo, vulgarmente chamada de caspa, assim como nos supercílios, centro facial e tórax anterior.

3) A dermatite é contagiosa? Ela pode ser adquirida usando objetos de outra pessoa como, por exemplo, um pente?

Não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal, e sim é uma doença inflamatória da pele não contagiosa.

4) Existe algum fator externo que pode levar o indivíduo a desenvolver a dermatite seborreica?

Tempo seco e banhos quentes.

5) Quando a dermatite atinge bebês, os sintomas se diferenciam dos adultos?

Em lactentes, ela é caracterizada por escamas e crostas aderentes ao couro cabeludo, amarelo esbranquiçadas, conhecidas como Crosta Láctea.

6) E na fase adulta como ela se apresenta?

Na adolescência e vida adulta, ela pode se desenvolver nos supercílios, pregas nasolabiais e couro cabeludo, assim como no centro do tórax, como placas avermelhadas descamativas, ou somente descamação esbranquiçada no couro cabeludo, vulgarmente chamada de caspa.

7) Como deve ser feito o tratamento? É o mesmo tratamento para adultos e crianças? O que acontece se a pessoa não tratar?

Deve ser feito através de medicamentos na pele e couro cabeludo. O uso de xampus adequados, cremes e loções, prescritos pelo dermatologista, são bem tolerados e controlam as agudizações da mesma, com as respectivas indicações de acordo com a idade do paciente. É uma doença que compromete a aparência do indivíduo, que quando não tratada, leva a desconforto social e baixa da auto-estima.

O tratamento deve seguir tanto no período de crise quanto na fase intercrise, para tratar e prevenir as lesões. Mas isso não significa que terá efeito curativo.

8) Como as erupções cutâneas ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, deve-se evitar alimentos gordurosos durante o tratamento, como chocolate?

A dieta não tem efeito sobre o tratamento.

9) A erupção cutânea acompanhada de manchas vermelhas são alguns dos indícios de maior evidência da Dermatite. Há outros sintomas?

As erupções podem vir acompanhadas de coceira local e perda dos pelos ou cabelos, e quando atinge os cílios é chamada de Blefarite.

10) Quando atinge os cílios, o tratamento deve ser realizado em conjunto com o oftalmologista?

É muito importante o acompanhamento com os dois especialistas.

Fonte

Ana Cristina Fasanella (CRM 74335) – Médica dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma. É Diretora da Clínica Dermatologia Fasanella em São Paulo-SP.

*****

Informações

Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing
Avenida Jamaris, 100, cjto. 209, Moema – São Paulo / SP
Tel.: (11) 3757-3512
Sandra Santos Mtb – 33 322 sandra@prestigerp.com.br
Christiane Santos – christiane@prestigerp.com.br
Aline Marques – aline@prestigerp.com.br
www.prestigerp.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

gostei desse artigo tem tudo a ver comigo mas precisava ainda saber mais …..

Olá! Quero dizer que gostei muito deste artigo. Gostaria de saber se a dermatite seborreica pode provocar acne? Existe alguma relação entre as duas?

Gostei muito do artigo!
Mas gostaria de maiores informações quanto aos medicamentos ideais e para o tratamento nos cílio e palpebrás!
E também informações sobre o remédio GARASONE, indicações, precauções e riscos, devido ser um antibiótico.
entre outros….
Obrigada!

Tenho usado o óleo mineral,xampu com ácido salicílico e coloco no couro cabeludo após a lavagem o medicamento diprosalic.Melhorou um pouco mas começou a aparecer atrás da orelha e dentro da orelha,descama muito,parece que corta atrás da orelha, nem brinco estou conseguindo usar mais.Já usei corticosterol via oral e melhora, mas 1 semana depois volta.Li alguma coisa sobre ionização capilar, será que resolve?

Se lavar o rosto com mais frequencia com sabonete que retire a oleosidade excessiva acaba com a dermatite seborréica?

Olá, eu gostei muito do artigo, pois tenho dermatite seborreica ja a 7 anos e ja não sei mais oque fazer.
Até terapia ja fiz e nada.
Ja me falaram que ela não tem cura e sim melhora, mais eu não melhoro nunca. Gostaria de saber como é que eu faço para ter meu cabelo de volta e melhorar minha auto- estima.
Vivo de antibióticos e ja percebi que não fazem mais efeitos como antes, ja usei todos os shampoos que se pode imaginar, pomadas e cremes…tudo e nada ainda.
Não consigo melhorar a aparencia dos meus cabelos e me sinto mal mal por isso.
Minha dentista tem o mesmo problema e leva uma vida normal e com os cabelos lindo e tratados e cumpridos..
Ja não sei mais oque fazer, se puderem me ajudar com alguma medicação ficarei muito grata.
Marcia.

Gostei.
Parecia que este problema era só meu, hoje descobri que muitas pessoas sofrem com este mal.
Quanto a esclarecimentos, queria bem mais, usei por minha conta o colírio garasone(antibiótico) e foi o único medicamento que acalmou meu desespero, as coceiras melhoraram acentuadamente, gostaria de saber se usando sempre , consequências surgirão, já que é um antibiótico.
Passo um bom período legal,mas quando a crise vem, ninguém segura, incomoda muito.

ola, tenho dermatite seborreica ha varios anos nunca fui curado tenho muitas crises ,ja me falaram que e estress e ansiedade isso e dificil ,gostaria de uma ajuda meus cabelos ja cairam muito ,alguem poderia me ajudar

Foi o melhor artigo que li a repeito do assunto. Tenho dermatite desde a adolescência. Muitas vezes passo por sérios constrangimento porque tenho crises e tenho que viajar para participar de congressos, treinamentos etc.Para piorar a situação, de 02 anos para cá as placas de dermatite tem aparecido no meu rosto, deixando inclusive o nariz avermelhado. Pelo menos, depois de ler este artigo vou deixar de me sentir culpado, pois sempre pensei que de alguma forma eu tinha me descuidado e permitido o aparecimento da doença.
Abraços

Gostei muito do artigo,no momento estou atacadíssima e ja não sei mais o que fazer. Ontem fui ao dermatologista e receitou corticoide de novo, ja não aguento mais tomar esse medicamento.Desta vez deu no rosto no colo e na cabeça e está difícil de passar. .Se a
lguem tiver algo que ja deu certo por favor me manda. obrigada
Abraços.

Dermatite tem cura sim, e é genético tem um dermatologista em São paulo que trata esta doença. Vou obter mais informações e posteriormente estarei passando.

gostei muito por que tenho meu filho de 13 anos que tem dermatite aos 5 anos nao sabemos mais o que fazer,os corticoides ja nao fazem mais efeitos,e ainda descalsificam os ossos, esse ano ja quedrou os draços duas vezes,por favor me passem mais informacoes.desde ja agradeço.

Algum pode me indicar um bom dermatolista, e dar informações sobre o uso de medicamentos manipulados, são mesmo uma boa opção? Acabo de começar o tratamento, apareceu agora em mim estou bastante preocupado.

gostei das informacoes dra, e tambem sofro do mesmo problema ,se for possivel a sra me daria a dica de algum remedio pois essa doenca me causa muitos problemas tanto pisicologico como estetico. grato(obrigado)

Boa Tarde, como eu prometi aqui está o nome do Médico dermatologista que cuida da dermatite seborréica.
Pietá Clínica Médica e Cirúrgica
Dr.David Paulo Gruman Dermatologista CRM 79101
End.Alameda Madeira,44 1º Andar-sala 12- Alphaville-Barueri-SP CEP 06454-010 Fone 4191-9223 ou 4688-0350 fax 4689-0480
Site: http://www.pietaclinicamedica.com.br/site/
e-mail clinicapieta@uol.com.br

Espero que com está informação eu ajude as pessoas que tem esse problema resolve-lo. Eu também tenho e sei o quanto é difícil e incomodo está doença.

oi eu sou crispiniana senna e gostaria de pedir ajuda eu sofro com essa doenca desde 98 e ja fui em varios dermatologista e n obtenho resultado a minha e no couro cabeludo e cada dia que passa está se agravando o que eu faco para controlar essa doenca.

gostei muito da sua orientaçao eu sofro muito com esta dematite gostaria de uma orientaçao melhor arespeito desse asunto muito obr…

gostei muito da matèria pois achava ser o unico com esse poblema tenho dematite nas partes intimas e sou casado morro de vergonha . jà tomei remedios shampoo uma coisa que melhora é sabâo de coco.bjs……

Eu gostei muito das orientações, poder indentificar o meus sintômas que vem me incomodano, obrigado por que ja fui em alguns médicos e eles nunca me deu clareza do problema como agora..

ACHEI DE GRANDE VALOR ESSA MATERIA SOBRE DERMATITE SEBORREICA, ESTOU COM ESSE PROBLEMA JA A 8 ANOS OU SEJA TUDO QUE FOI FALADO SOBRE ESSA PATOLOGIA É VERDADE, POIS JA PASSEI POR QUASE TODAS AS FAZES DE LEVE A INTENSA.

Galera, tenho dermatite seborreica a cerca de 10 anos, uso dois produtos para controlar, se usados diariamente, a pela fica lisinha e o cabelo nao escama.
Para o cabelo = Shampoo ZN
Para o rosto, orelhas, nariz = Creme ELIDEL
Com estes dois o prolema está resolvido, podem ficar tranquilos.
Qualquer dúvida é só postar.

Eu melhorei c/ sahmpo celsum ouro 80% de melhora

Valeu,obrigado pelos esclarecimentos!
é uma patologia bem complicada,pois quando o paciente esta em crise,é como uma bola da neve,ele fica nervoso por estar com o rosto tudo inchado e vermelho.e isso agrava ainda mais.é muito triste.
So Deus mesmo!
valeu obrigado!

Gostei muito do que li.Em mim a dermatite no couro cabeludo esta bem controlada,mas na face é bem persistente,quando passo algum produto para tratar ele não a elimina totalmente e ela vive voltando,as vezes acompanhada de blefarite responsavel por mais um problema que é a obstrução das glandulas da palpebra provocando um calazio.Espero que algum dia a ciencia avance o suficiente para nos livrar de maneira definitiva desse incomodo.

“Já tenho dermatite atópica mais de seis anos em todo corpo,é no rosto e nas costas que mais ataca. Minha filha também tem, usou vários medicamentos, abranda um pouco as coceiras,peço á DrªAna Cristina o que eu faço para melhorar à minha dermatite.Nas minhas bochechas estão duas bolas avermelhadas e cada vez crescendo mais, já tomei varios medicamentos e passei vários tipos de cremes dermatológico”

Mto bom o artigo, porém o meu problema é a queda de cabelos, são mto oleosos, de precisar de lavar todos os dias,senão gruda no meu couro cabeludo, cai demais, estou deprimida e acho q é estresse emocional, o q fazer?

ola gostei do que li ,tambem sofro com esse problema e gostaria de saber se os shampoos manipulados dao resultados positivos ,se alguem puder me ajudar agradeço desde ja

Tenho 17 anos e já devo ter essa doença, há uns 3. Eu não aguento mais ouvir um amigo chegar pra mim e falar: “Você tem caspa?” e eu ter que explicar a historia toda. É um constrangimento que eu nao queria ter que passar. Meu cabelo cai como se tivesse calvice. O meu coro cabeludo está tomado de escamações brancas, que deixam meu cabelo fedendo.
Já usei shampoo ZN, uso ainda. Usei remédio feito em laboratório recomendado pelo meu dermatologista e semana que vem irei à uma clinica de tratamentos capilares, porque graças à Deus eu não tenho a doença no rosto ou em outras localidades, só no couro cabeludo.
Aliás, minha dermatite nunca melhorou, se mantem constante sempre, descamando. Muito dificil viver assim, preciso achar a cura.

Magnifica o artigo,pois quem tem dermatite seborreica ficar muito angústiada devido a pele e o couro cabeludo ser bastante atingido. Esse artigo esclarece sobre essa doença crônica e podermos levar uma vida saúdavel. Quero saber qual o sabonete( sem enxofre),xampu e creme. Que eu devo utilizar??

adorei… e acabo de descobrir que tenho esta doença gostaria de saber se fora coceira e descamação ela tambem ocasiona queda de cabelo?obrigada

Gente sofro com a dermatite a anos e o tratamento que venho fazendo a 1 mês e o que deu melhor resultado…
Shampoo KERIUM DS da LA ROCHE-POSAY dia sim dia não,é o que deu melhor resultado o perfume é bom não danifica o cabelo e passo o condicionador de costume só nas pontas.
Medicamento Therapsor (propinato de clobetasol 0,5mg/ml)é uma solução capilar são 30 gotas distribuidas no couro cabeludo a noite ai lavo no outro dia com o shampoo.
no rosto GEL DE LIMPEZA ANTIBACTERIANO CLAEARSKIN DA AVON pelo menos 2 vezes ao dia e para hidratar LOÇÃO HIDRATANTE ANTIACNE FPS15 CLEARSKIN DA AVON (ele absorve a oleosidade da pele fico o dia todo com sensação de pele limpa) todas as crostas do meu rosto sumiram.
boa sorte a todos e tomara Deus que uma mente brilhante descubra um medicamente que realmente ponha fim a esse problema.

Bom artigo, pena saber que não tem cura, estou com 23 anos, desde os 17 que começou a apareces no rosto essa doença, e de lá para cá ja tentei de tudo, mas não melhora.
Passei em 3 demartologista, um me falou que era do sistema nervoso e nada adiantou, a segunda me passou um acido que resolveu de imediato, mas não demorou muito e voltou, depois fui usar o acido novamente, mas não tive resultado, agora passei em outra dermatologista, e ela me falou que é dermatite seborreica, e me passou uns anti alergico, diz ela para fazer o desmame da pele, pq eu usava todos os dias dexametasona, tem sim melhoras com esse, mas a pele acaba ficando depentende do corticoide, e só vai piorando, os anti-alergicos melhorou, mas não 100%, e estou usando tbm fisiogel, muito bom tbm.
Mas sei que depois que parar de tomar esses remedios vai voltar isso no rosto, descubram logo a cura disso…hehehehe!!
é isso, por enquanto é correr atrás de demartologista até achar algo melhor.

olha eu tinha essa dermatite pelo rosto e nas costas,, o tratamento tem q começar da cabeça,,ali é a raiz,, eu usei o Clear for men,, toda a linha da clear eh muito bom, em um, 2 dias, vc vai perceber a diferença e em uma semana quem tem essas coisas no corpo, pelo rosto, vai saindo,,,ta aí a dica

eu usei o shampoo e o creme para a face fiquei 2 anos sem aparecer esses sintomas mas, esses medicamentos sao manipulados mas gostaria de que achassem a cura para essa coisa que nos imcomoda tanto ainda mais que tenho bem branca.
vlw

Nossa Gente eu stou com essa doença e não sei oq fazer ja fui em uns 5 desmatologista mas nem um medicamento passado deu resultado até mesmo os manipulados só fez foi almentar eu stou em desespero preciso de ajuda essa doença fez eu perder meu emprego pois eu trabalhava com vendas(vizitando empresas)ea aparencia é oque importa para essas pessoas.Eu não posso sair ou pegar quintura que ja fico toda mim cosando e vermelha principalmente a parte do rosto e pescoço.

Meus amigos eu passei por uma dermatogista ela me disse que eu tinha dermatite seborreica ate ai td bem fiz o tratamento
nao obitive muitos resultados ate que entao começei a usar um shampoo que resolveu meu problema

Gostaria de saber se esse therapsor serve para lúpus?
Mas em que sentido?
As vezes nos meus dedos costuma ferir no canto das unhas e fica doendo , e agora está me dando umas coceirinhas na minha cabeça na parte da nuca !
gostaria de receber as respostas dessas perguntas no meu email. Obrigado

estou apavorada, pois não fazia idéia que tantas pessoas tivessem o mesmo problema que eu. Tenho uma crosta muito grossa por quase todo o couro cabeludo, que quando passo qualquer medicamento para soltar, dá uma coceira, que não consigo suportar, daí chego a ter feridas e mau cheiro, vergonha, por estar com o cabelo tão feio. Também já passei por vários dermatologistas, que alguns parecem tão leigos quanto nós pacientes diante dessa doença. Adorei os esclarecimentos e foi de grande valia os comentários de pessoas com o mesmo problema que eu.

Bem sofro com isso a 2 anos só,minha vida virou um inferno perdi meu marido,o emprego e não consigo mais me relacionar com ninguem tudo por culpa da doença..Raramente saiu de casa e minha vida é trancada…Perdi as contas em quantos dermatologistas passei e qts remedios usei,bem num tive sucesso nenhum nenhum mesmo,essa doença acabou comigo e continua acabando com o que restou…Aos que conseguiram controlar ela parabéns pq não é facil não…

Nos dermatologistas em que passei em consultas me indicaram o shampoo ZN apenas uma vez por semana , e assim tratou e preveniu o reaparecimento do desconfortável problema .Mas eu também descobri que se eu hidratar os cabelos toda semana com máscara de hidratação para o cabelo , e intercalar o uso do shampoo sem sal nas vezes da semana que não é o dia de lavar o cabelo com o shampoo ZN que tem na sua composição zinco piridone que é o indicado para os casos mais severos de descamação como a dermatite seborréica no couro cabeludo , então eu intercalo com a loção betnovate capilar que o dermato receitou também e,após lavar a cabeça ,então eu massageio o couro cabeludo com a solução .
Então meu couro cabeludo fica limpo mesmo.

Olá sou eu de novo ,agora para falar sobre a pele atingida pela descamação da dermatite seborréica .
Tenho parentes atingidos pelo mesmo caso na pele do corpo , e sei que eles usam óleo seve e não tem mais essa descamação .Logo após o banho com o corpo molhado aproveite as gotículas de água pelo corpo e passe .
Dá certo , mas é claro que se tiver com lesões é importante procurar um médico para que ele passe medicamentos mais potentes para tratar a inflamação que teria atingindo um estágio mais avançado .
Espero que todos possam viver com mais qualidade de vida .
Bjos a todos .

gostei demais de todos os comentários, mas sofro muito porque tenho dermatite seborreica de fundo emocional, motivada pelo stress que é demais. nada aparece no couro cabeludo (nuca), já tirei em 2008, dois tumores. agora em
em 2010 estou em crise, queimando muito um lugar pequeno.Pior, sou aposentada e com 77 anos de idade.Quem
puder ajudar-me, agradeço de coração. Que Deus nos ajude a todos !

adorei o artigo, pois sou portador dessa doença a aproximadamente 2 anos.
estou usando corticóides(acetato de dexametasona)no rosto, orelha e couro cabeludo(nem tão cabeludo assim rsrsrs)pois meus cabelos ja se foram a algum tempo, talvez devido a própria doença.
Esse medicamento alivia a coceira momentaneamente, causando uma sensação de alivio.
Enquanto não vem a cura definitiva…gostaria de saber se esse medicamento pode me causar algo aínda mais grave por seu uso quase que continuo.
Se possível…enviem a resposta por e´mail por favor.
obrigado!!!

bom dia a todos!
eu tbm tenho essa dermatite seborreica, e falando a verdade, não aguento mais, surgiu uma pequena manchinha no queixo, e depois se espalhou, ta no queixo e abaixo do nariz, todos perguntam o que é, não sei mais o que fazer, já fui no medico e nada, estou usando o condicort, ajuda muito, e estou passando o sabonete de enxofre que o medico me indicou, tomara que consigam descobrir algo que melhore isso de verdade!valeu!

meu filho tem seborreica e gostei muito das explicações mais em criança não fala muito né,meu filho tem um mes de vida e ja esta com a doença é possivel sara ate os seis meses de idade obrigada

olá companheiros de sofrimentos, sofro com isto há 10 anos e ja tentei de tudo mas o que da uma boa melhorada é uma pomada chamada (esperson n) só para lembrar não curuo a minha mas sempre que ataca da uma boa aliviada.

com relação a usar corticoides, usei muito tempo e só piorou o problema, meu couro cabeludo ficou super sensível, e eu nao conseguia nem pentear o cabelo que sangrava e doía.mudei de dermatologista que me mandou usar antibiótico e suspendeu os corticoides. fui me informar sobre e descobri que o uso prolongado de corticoidespode acarretar atrofia na região, a pele fica muito fina, dentre outros. Resultado: não uso mais.Agora tem um detalhe voce nao pode parar de usar corticoide de um so vez

continuando…, pois isso é um veneno de a dermatite vem com tudo de novo, va diminuindo até parar. Tudo isso descobri sozinha sendo cobaia desses dermatologistas que nao se informam e não gostam de explicar aos pacientes as vantagens e desvantagens do medicamento.Resumindo, depois que passei a usar corticoides minha situação só piorou hoje não uso mais, estou melhorando

Ola pessual, eu tenho dermatide seborréica desde criança, hoje estou com 32 anos, na verdade nunca me vi livre por completo disso, ja fui a vários dermatologistas ja usei vários shampoo e loçoes receitadas!!
A minha dermatide e localizada no couro cabeludo com muita descamaçao(igual caspa de bebê)na testa, na nuca e colo, nas orelhas e atras delas e na pelvica(abdomem)isso me tras muito constrangimento…Bom o único momento q me vi livre por completa disso foi em 2008 q fiz um tratamento com uma Terapelta Capilar, ela fazia uma esfoliaçao no meu couro cabeludo com um limao espremido+ meio como americano de detengente neutro+umas 5 colheres de vitamilho formava uma papinha e esfrgava bem forte na cabeça,depois lavava a cabeça e fazia uma aplicaçao só no couro cabeludo como se estivesse pintando só a raiz do cabelo com 40ml de ARGILA VERDE da Vitaderm e 40ml de LOÇAO TÔNICA Dermo equilibrante Anti-Séptica da Vitaderm tbm, depois da aplicaçao e so deixar secar e lavar bem o cabelo, fazer isso uma vz por semana ate desaparecer td depois e so fazer reaplicaçao a cada 15 dia ou 30 conforme for a necessidade servi tbm pra queda de cabelo e pra qualquer área do corpo.
O meu problema é que eu nao continuei as reposiçoes ai esse ano voltou td de novo mas eu vou voltar pq foi a única coisa que realmente eu vi resultado…bom nao custa nada vcs tentarem…mas tem q continuar pra quem tem o caso grave como o meu!!!bjosss.

pessual um detalhe muito importande deste tratamento é esta com o meterial q vai ser usado tds estéres e limpar sempre o pente e as maos com alcool 70%, vc pode ter na sua casa aquele alcool gel já resolve e nunca levar as maos sujas a cabeça.

ola alguem ja ouviu falar de Roacutan para tratamento de dermatitite seborreicao um dermatologista me receitou e eu estou inseguro quanto o uso deste medicamento na bula so dize que bom para acne.me responda quem souber…

tenho essa dermatite já há alguns meses e já sofro muito com essa doença não aguento mais coça muito algumas regiões do meu rosto e me deixa com a aparência feia me sinto muito mal por isso, eu só peço ao nosso Deus que nos mande a cura, as vezes sinto vontade de morrer me sinto muito mal mesmo… :(

Gostei muito das informações tenho dermatite o unico remédio que melhora no meu caso é o Diprosalic Solução

Em 2008 tive um fundo emocional muito grande, onde apareceu as dermatites,naquele momento somente no rosto,ele ficou avermelhdo e um horroe.Tratei com 3 dermatologistas 2 tatou como alergias e uma como espinha na fase adulta, domei isotretinoina durante 3 meses. No periodo ate que ajudou muinha pele ficou lisinha.Agora no fim de 2010 retornou , tanto no rosto como na cabeça. Este ultimo dermatologista que me deu este dignostico de dermatite.Agora comecei um novo tratamento, comente com Shampo

Queria que alguem que tem este problema me desse alguns conselhos.Email Elynelya@hotmail.com

Olá.
Tenho 28 anos e assim como todos, tenho dermatite já há algum tempo, com períodos de melhora e de piora. E também já fui a médicos que me passaram tratamentos que não deram muito resultado. Hoje consigo controlar bem a dermatite do couro cabekudo usando o shampoo Clear. Mas estava desesperada porque a minha dermatite do rosto estava muito ruim, ardendo bastante e com várias manchas. Através de um comentário em um artigo sobre a dermatite, descobri a pomada Valerato de Betametasona, que me ajudou muito, e em uma semana já estava com a pele boa. No entanto, já li que os corticoides não podem ser usados com frequencia. Por isso pretendo tê-la sempre a mão, para uma eventual piora, mas sem me tornar escrava do medicamento.

GALERA.
ENCONTREI UM TRATAMENTO EFICAZ.
Sempre tive esse problema no cabelo, e por descuidos obtive também na regiao da barba. Tratei com cremes e tal… mas nao foi eficaz.
O melhor tratamento que uso tanto no cabelo e no rosto é com um shampoo CETOCONAZOL.É EFICAZ, BARATO E SEM CONSEQUENCIAS. ISSO MESMO USO O SHAMPOO NO ROSTO EM PEQUENA QUANTIDADE NENHUM DERATOLOGISTA ME RECEITOU, FOI UMA EXPERIENCIA PROPRIA E DEU CERTO, FALEI COM A MEDICA SOBRE ISSO E ELA APROVOU.
SUCESSO.

tenho dermatite também! quero uma cura, já fui em varios Dermatologista e nada.

Olá, tenho dermatite seborréica desde a adolescência,estou com 43 anos e continuo com o problema.Já usei Betnovat capilar, que são umas gotas que a gente coloca no couro cabeludo.No começo aliviou as coceiras e a descamação desapareceu, mas depois de um tempo voltou e o Betnovat não adiantou mais.Já usei xampu a base de cetoconazol e não adiantou, o pior é que meus cabelos estão ralos de tanto que caíram, e os fios arrepiados.Pretendo consultar um dermatologista, tenho esperança de resolver meu problema.Se alguém souber algo, por favor me ensine.

Goatei muito de ter lido todos os comentários dos leitores,
pois estou com esse problema há apenas 2 meses e já fui a uma dermatologista que me mandou fazer o seguinte tratamento por 30 dias e voltar:Deras shampoo fortificante, lavar o couro cabeludo em dias alternados.Deprosalic solução capilar. Aplicar a noite nas crostas do couro cabeludo por 30 dias. Pantogar tomar 1 capsula via oral no café, almoço e jantar por 30 dias.Estou usando este tratamento há apenas 5 dias e já me sinto melhor, pois coça muito pouco, cai ainda o cabelo e tem algumas caspinhas bem pequenas. Não vi nenhum comentáio sobre tingir o cabelo em todos os relatos que lí, a minha dermatologista falou para eu não tingir até ela ver o resultado do tratamento. Fiquei sabendo tudo sobre este problema e me senti surpresa dizerem que não tem cura, fiquei super preocupada com isso vou saber com ela mais sobre tudo. Muito obrigada por todas as coisas que fiquei sabento e peço a Deus que ajude a todos nós a nos curar.Bjs a todos. Lucialina

JA TENHO DERMATITE ALGUM TEMPO EO LUGAR QUE MAIS ME INCODA É O ROSTO
FICA ARDENDO NÃO POSSO USAR MAQUIAGEN QUE PIORAMAIS AINDA
CREME NENHUM SHAMPU E CONDICIONADOR NEM PENSAR
FICO TODA EMPOLADA O QUE DEVO FAZER PARA MELHORAR
OBRIGADO

Valber Ferreira

Ola pessoal, sou portador dessa doença tambem, mas gostaria de saber se a pessoa pode se aposentar.

Olá pessoal, eu sofro com esse problema a mais de 20 anos.
E pelas minhas pesquisas, não adianta nada de dermatologistas (ele não sabem de nada e é perca de tempo e dinheiro). Acreditem é a verdade nua e crua, por enquanto esta praga não tem cura. Eu não sei porquê estes médicos, cientistas, dermatologistas renomados não descobrem uma cura para essa grave enfermidade.Vou tentar ajudar ou abrir na mente de vocês alguma luz. Quando acontece de aparecer ou piorar os sintomas eu tomo sempre banho com sabão de côco espumando bem, com duas lavagens, pronto some tudo, principalmente no couro cabeludo. Agora no rosto, orelhas, nariz, etc. Eu passo uma pomada dermatológica generica do labolatório Medley que não tem nome, aí some tudo em uma semana, mas sempre sei que vai voltar. Outra coisa tentem descobrir principalmente os médicos que estão lendo e vocês também, porquê eu passei acampado numa praia por quase 2 meses “E não tive nenhum problema com isso”. Expliquem? será que é a água do mar? Estudem isso. Espero ter ajudado.

tenho uma amiga que já teve e junto veio um depressão tratou ficou com apele muito senssível agora notamos que está surgindo novamente isso é possível e com que frequência ocorre e o que fazer para não surgir mais..Depois do trauma que ela teve não comunicamos ainda.

Gostaria que me ajudassem , quais os melhores shampos, loções para a dermatite seborreica, meu email é ana.ferreira@live.com.pt

Gostaria de saber se algum tipo de tratamento, via comprimidos ou injetáveis, pois já uso o xampú de cetoconazol e betametazona, e nada de efeito.
Att:
Paulo

ola pessoal gosto muito desse site porque voce fica mais informado sobre essa doença. Pessoal gostaria de falar com voces o seguinte não sei se alguem ja teve essa esperiencia, mas essas ultimas semanas tive febre dor de cabeça e a dermatite sumil totalmente mas depois quando a tomei medicamento e fiquei bom da febre volta tudo novamente…
alguem e ja passou essa experien?

Gente eu tenho tó muito triste descrobi ontem :(

Há alguns anos tive dermatite seborréica no couro cabeludo. Uma dermatologista receitou shampo e tônico PILEXIL. Usei durante 1 mês e resolveu o problema por um tempo, pois minha dermatite é devido ao estresse…

Já tenho a dermatite a 03 anos ja gastei mais de R$ mil com medicos e remedios e nada, hoje uso sabao de enxofre e coloco gelo isso alivia bastante, pois pelo que vejo essa doença é cronica e não tem cura então é conviver com ele e ser amigo dela.

ha 18 anos na primeira gravidiz comecei sentir os sintomas do dermatite ja usei varios medicamentos sem muitos resutados

o shampoo KERIUM DS da LaRoche-Posay resolveu meu problema por um tempo. Quando apresentei a primeira crise ele me foi receitado pela dermatologista, passava todo dia e em 2 semanas o resultado ja era satisfatorio, mas seis meses depois a doença voltou a se manifestar.

Pessoal, os dois comentários acima (Daniele e Magnus) estão certos. Convivo com a doença há muitos anos.
Foquem o tratamento no cabelo que o rosto melhora. Usem shampoo anticaspa; acho que resolve muito pouco passar creme no rosto.
É passar shampoo anticaspa, pode ser a base de cetoconazol, ou mesmo o Clear, porém o melhor mesmo são os shampoos (caros) a base 2% de sulfeto de selenio ex: Selsun Ouro.
Eu garanto, se é dermatite seboreica passar 3 dias o selsun ouro (não adianta o azul) resolve. Depois faz a manutenção com um shampoo mais barato tipo o Clear. Quando piorar selsun ouro, e isso para sempre porque volta mesmo. Espero ter ajudado.

BOA NOITE MINHA FILHA KETI TEM DERMATITE SEBORREICA, É INCRIVEL JA FAZEM 3 ANOS ATE HOJE ELA USA SHAMPOO DE QSP MAIS DIPROSALIC, SEMPRE AMENISOU MAS AGORA ESTA DEMAIS…..VI ALGUNS MEDICAMENTOS DIFERENTES IREI TENTAR ………

tenho dermatite amuito tempo nao consequir resolver meu poblema me ajude

Ei pelo amor de Deus nao sei mas o que eu faço,minha dermatite ataca principalmente no rosto,ja usei varios produtos,cremes,shampoo e nada não sei mas o que faço não saio nem na rua quando estou assim,no começo ficava uns 7 dias agora sao quase o mes todo me ajudem por favor,tenho 26 anos e minha auto estima acabou quando saio na rua todos olham por isso evito de sair,quem puder me ajudar entre em contato no meu i-mail,desde de já agradeço…

BOM TENHO DERMATITE SEBORREICA E POSSO FALAR QUE E DESAGRADAVEL TEVE MEDICO QUE MANDOU EU LAVAR A CABEÇA COM SABAO ACHANDO QUE EU NAO LAVAVA BEM,FORA AS ROUPAS PRETA NAO PODE USAR E AGORA AMIGOS PEGUEI NO ROSTO PERTO DO NARIZ
E DESCAMA A PELE E DESCOBRI ATRAVES DE UM AMIGO COM AS MMESMA DOENÇAS QUE ERA SO PASSAR UMA POMADA MUD QUE CUSTA SO R$9,00 NAS FARMACIAS PASSEI E FOI COMO UM MILAGRE SUMIU PASSEI ERA MEIO DIA QUANDO FOI A TARDE JA ERA MINHA ESPOSA DISSE QUE TALVES DESSE CERTO A ESSE AMIGO QUE CADA ORGANISMO E UM MAS COMPROVADO EM MAIS AMIGOS CLIENTES MEUS DEU CERTO ATE EM UM MEDICO SAROU E MILAGRE MESMO VALE A PPENA E SO UNS REAIS LAVE O ROSTO SEQUE COM UMA TOALHA LIMPA E CLARO NE LOGO EM SEGUIDA PASSE A POMADA SEU ROSTO VAI FICAR PARECENDO CHEIO DE OLEO OK LOGO APOS PASSE A MAO EM TODO ROSTO JA SEM A POMADA PARA QUE PENETRE MAIS OK PRONTO O MEU JA EM UMA APLICAÇO JA DEU RESULTADO CASO VOLTE PASSE SOMENTE NO LOCAL QUE ENCONTRA A DERMATITE E PRONTO

Gostei me esclareceu muito já que uso os medicamentos acima citados e tenho dermatite seborreica no couro cabeludo.

Dra tenho diabetes não tomo insulina, gostaria de saber se a dermatite seborreica se agrava devido a diabetes, já que a dermatite seborreica que tenho e no couro cabeludo e ultimamente devido a inflamações vem causando dor de cabeça.

ola a todos…
gostava q alguem me ajudasse por favor…
o meu caso é no rosto e gostava de expor algumas questoes q me confundem e penso q todos deviamos saber:
qual a duraçao q tem?
no meu caso sofro á 1 ano e o que me acontece é que fico com a cara limpinha e mais ao menos de 2 em 2 meses vem.
qual a duracao?
fico com o rosto inchado e principalmente o nariz q me incha muito sempre com pustulas brancas…
no meu caso dura cerca de 15 dias. é normal? comeca com uma simples pustula e depois de aparecer faz um circuito que ou comeca no nariz ou no rosto…
passado cerca de 15 dias em tormento e trancado em casa devido ao inchamento do nariz acompanhado sempre por pustulas depois do NORMAL CIRCUITO?ªª???
isto é normal???
por favor contactem-me para puder esclarecer melhor a minha situacao e retirar umas duvidas…
mail- pridebar@gmail.com
por favor ajudem-me
mal me aparece ficou trancado em casa…,

Começou no meu rosto fiquei apavorada como coçava fui ao dermatologista ele me receitou uma pomada furoato de mometasona e filtro solar filtrum HT 30, parece q esta melhorando ja esta bem melhor, mas sera q vai voltar? Nem quero imaginar isso rsrsrsrs sera q isso eh emocional?
boa sorte p tds.
abraços

queria saber mas quais sao os medicamentos pra o tratamento da dermatiti

Olá a todos. Li os varios comentarios que falam com bastante propriedade sobre essa doença que me acompanha a bastante tempo(nem sei quanto)e que consegui aprender alguma coisa com ela a saber.
1) vc não nasce com a dermatite seborreica, ela aparece em algum momento da sua vida.
2)não existe tratamento definitivo e os mesmos medicamentos que conseguem uma melhora em alguns não servem nada para outra pessoa.
3)Elidel e Pityval (caros) conseguem apenas melhoras passageiras com recidivas.
4)banhos quentes são veneno para a vermelhidao, evitar é de bom tom.
5)antibioticos e outros medicamentos orais não valem o custo em saúde x benefício.
6) por ser uma inflamação tenho a opiniao(minha)que alguns alimentos como crustáceos pioram o estado geral.
7)cada um deve descobrir por si qual ou quais grupos de shampoos e pomadas mais se adequam ao seu caso e tentar conviver de bem com os sintomas

Olá! Tenho dermatite seborreica desde pequena, acho que desde os 10 anos, hoje tenho 20. A minha fica apenas no couro cabeludo e sempre piora com o inverno. Começou aparecer pq eu costumava lavar o cabelo e enrolar com a toalha. Ultimamente está bem descontrolada, chegando até na testa. Vou começar a usar o shampoo da Kerium por conta propria e ver se melhora. Além disso, só lavo o cabelo na água gelada, mesmo no inverno… pq a quente piora muito, pois resseca a pele e o couro. Eu também uso chapinha na franja, o que ajuda para piorar o quadro. Já fui várias vezes ao dermato. Ele sempre me indica um shampoo anticaspa e algum creme com os mesmo componentes citados pelas outras leitoras. O último que ele me receitou foi muito bom, mas como disseram, quando vc deixa de usar, a dermatite volta a aparecer. A melhor forma é mudar alimentação, não lavar na agua quente e usar shampoos anti caspa. Meu quadro sempre piora quando uso a marca Pantene. Meu cabelo fica lindo, mas o shampoo tem muita gordura.

galera eu tanbem tou usando o chanpoo cetoconazol fas dois anos que eu tenho este poblema meu cabelo é grande e liso senpre cuidei dele até eu asagerar no gel tenho só 14 anos nao fasao isto nao usem muito gel

luana patricia nao tenha vontade de morrer vc só tem a alguns meses espero que o seu nao seja grave eu tenho 14 anos tenho dermatite a 2 anos fique tranquila

nao aguento mas esta dermatite quero meu cabelos de volta alguen conhese um bom remédio por favor avisa ok

Estive olhando o post e alguns comentarios. Acredito eu q a causa dessa anomalia na pele vem do alto nivel de stress, preucupaçao e juntamente com outros habitos inadequados pioram a situçao, como por exemplo, falta de higiene com os cabelos, alimentaçao ruim e outros.
É uma doença q vem de dentro, entao acredito q qualquer tratamento como pomadas,remedios e outros venha a melhorar por um curto periodo de tempo e depois voltará.
Escrevi esse comentario baseando em minha vida: Repentino estress nos ultimos anos e variaçao hormonal dos 14 aos 20, hoje tenho 21.
Finalizando, pressuponho q o tratamento da dermatite esteja na percepçao de cada pessoa. Veja o q mudou em sua vida nos ultimos anos, quando cumeçou, quando piora, quando melhora e tente mudar.

oi gostaria d saber qual sabonete adequado pra dermatite seborreica e o protetor ideal pra pele branca? pois sofro d dermatite seborreica no couro cabeludo. no momento estou usando sabonete glicerinado no corpo e se posso usar o asepxia exfoliante no corpo?

Olá pessoal, também estou com esse mesmo problema é horrivel e a minha é no rosto tem dia que fica horrivel,fica inchado ardeno corçando puxa fui em alguns dermatologista e nada hoje fui em mais um o qual me falou que era isso dermatite seborreica e fazendo algumas pesquisas descobri esse saite e vi que os comentarios que se seguem tem a ver com minha situação ,nossa pessoal é horrivel mesmo como incomoda

Tenho Alopecia Areata já faz 5 meses. Quando comecei a perder os cabelos até precisar raspar toda a cabeça, minha dermatologista disse que eu tinha também dermatite seborréica. Só que após uns dois meses eu já não tinha nada mais dermatite seborréica embora meus cabelos não tivessem nascido. Usei vários xampus, todos eles muito caros, mas o que trouxe resultado foi um chamado: “Celamina”. Bem, tá ai, se ajudar…

Bom gente, Tenho 15 anos e tenho dermatite seborréica, eu acho muito ruin essa doença. Por que eu sou jovem e fico com
muuuita vergonha de conversar com as pessoas!
no ano passado essa doença que eu ñ sabia oque era, era bem fraca, vinha algumas vezes a escamação, já esse ano o negócio fico Ruin^^. Ainda mas eu que gosto de dar uma namorada, fico com vergonha, Antigamente nem aparecia mas agora Noussa… Fico com vergonha de conversar agora com as meninas da escola!
Por favoooor Imploro, Se algum Médico ou uma pessoa que teve isso e sabe um cura, responda aki que eu verei isso todo dia ve se alguem respondeu! Meu pai irá passar em mim um tal de Melão de São Caetano ve se melhora, se melhorar eu aviso a vocês! Abraço e Melhoras para nós!

Olá.. também tenho dermatite seborreica, adquiri depois de um dia que fiquei mais de 1h com uma hidratação nos cabelos e ainda por cima no sol.. é inacreditavel que fiz isso, fiquei com uma forte ardencia no couro e logo apareceu as escamas e a inflamação, fiquei em choque, meu cabelo ficou horrivel de uma hora p outra. Gostei muito desse site, obtive muitas informaçoes atraves das experiencias de vcs, apesar dos depoimentos da Alexandra ter me assustado um pouco.. mas não podemos nos abater quando a isso, temos que ter força.. e procurar sempre novos tratamentos, até que tenhamos pelo menos melhoras por um tempo maior, para que de tempo de nascer tantos cabelos perdidos. Ultimamente estou usando clob x e shampoo stiproxal, as escamas sumiram, mas tem muitas crostas/placas espalhadas no couro. Tenho fé que elas irão desaparecer logo, antes q esse tratamento acabe. Caso alguem saiba como remover essa placas grudadas me de uma dica.. ou se é assim mesmo me diga..

nossa como tem gente com esse problema ,sofro com isso á mais de 7 anos já não aguento mais estou super deprimida com isso ,já usei tantas pomadas no nariz que so falta cair não sei mais o q passar .agora a crise está pior ela veio com mais força empolou todo o rosto e o nariz não estou nem saindo de casa e estou morrendo de vergonha do meu marido o triste e saber que isso não tem cura e ficar escultando td mundo falar vc tem doença no sangue ,vai no medico isso dá cancer isso só pra deixarmos a gente mais deprimidas e preocupados .agora só Deus pode me curar eu creio !

Artigo este que soma como bom esclarecedor deste tema, ainda melhor uma vez em anexo sua procedencia.Gostei muito e fico grato pela iniciativa…

Bom dia, André Gomes

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

Para o tratamento da dermatite seborreica, recebemos de uma de nossas leitoras a indicação da Pietá Clínica Médica e Cirúrgica.

Dr. David Paulo Gruman – Dermatologista CRM 79101
End.: Alameda Madeira, 44, 1º Andar, sala 12
Alphaville, Barueri-SP, CEP 06454-010
Fone: 4191-9223 ou 4688-0350
Fax: 4689-0480
Site: http://www.pietaclinicamedica.com.br/site/
E-mail: clinicapieta@uol.com.br

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.