Benefícios do azeite para a visão

O consumo de 100 ml por semana pode reduzir em até 52% os riscos de degeneração macular.

O consumo de gorduras saudáveis, além de todos os benefícios cardiovasculares, está também relacionado à saúde dos olhos. Foi o que comprovou um estudo publicado na revista científica Archives of Ophthalmology. Alimentos ricos em ômega 3, como peixes, azeites e castanhas, reduzem o risco da degeneração macular, tipo de lesão na retina que pode levar a uma perda irreversível da visão. Constatou-se ainda que nos indivíduos que já apresentavam a degeneração macular a ingestão desse tipo de gorduras impediu o seu avanço.

Para o Dr. Daniel Magnoni, a inclusão de gorduras ‘do bem’ (HDL) na dieta só traz benefícios à saúde. “A inclusão de gorduras monosaturadas e a redução das saturadas está relacionada diretamente com menor incidência de doenças cardivasculares e o câncer”.

Esta degeneração afeta principalmente pessoas na terceira idade, por isso o estudo acompanhou pacientes acima de 60 anos por cerca de dez anos. Das 2,5 mil pessoas avaliadas, as que comiam uma porção de peixe por semana tinham 31% menor chances de desenvolver o problema e o consumo de uma a duas porções semanais de nozes reduz o risco em 35%. Um dos alimentos mais eficazes é o azeite: 100ml por semana reduzem em 52% os riscos. Por outro lado, o mesmo estudo indicou também que o consumo das gorduras saturadas pode estimular o problema.

 

Fonte

Daniel Magnoni – Médico nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração.

 

*****

 

Claudia Rozembrá
Target Consultoria em Comunicação Empresarial
Tel.: (11) 3063 0477  Fax: (11) 3082 0772
Claudia@targetsp.com.br
www.targetsp.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)