Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama

No dia que entra em vigor a Lei Federal 11.664/2008, que determina a realização gratuita de exame mamográfico para todas as mulheres a partir dos 40 anos na rede do SUS, ações despertam a atenção da população feminina para a causa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

O dia 29 de abril amanhece diferente e rosa,  principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador . Neste dia, entra em vigor a Lei Federal 11.64/2008 em todo o território nacional, que determina a realização gratuita de exame mamográfico para todas as mulheres a partir dos 40 anos na rede do SUS. E para celebrar esta iniciativa, a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - promove uma séria de ações para chamar a atenção da população feminina na luta contra o Câncer de Mama, enfocando a realização do exame mamográfico como o exame correta para o diagnóstico precoce da doença. No Brasil, são registrados 48 mil casos e 10 mil mortes por ano.

 

Abaixo, veja a lista de ações nas respectivas cidades:

Brasília

* Jardim Agora é Lei!

No  Complexo Cultural da República (ao lado da Catedral  Metropolitana de Brasília), o decorador Vic Meirelles cria um jardim (flores e madeira) de 50 metros de extensão com a mensagem: “MAMOGRAFIA: AGORA É LEI!”

Ótima oportunidade de imagem feita de cima.

* 1ª Caminhada FEMAMA de Combate ao Câncer de Mama

A partir às 9h, concentração próxima à Catedral Metropolitana de Brasília).  A  partir  das  10h, caminha pela Esplanada dos Ministérios. Haverá distribuição de Camiseta, Boné e balões. Ação com apoio do Instituto AVON.

 

São Paulo

* Canteiros na Avenida Paulista

A Avenida Paulista acordará repleta de 20 mil bexigas e flores cor-de-rosa. Os canteiros da avenida e os postes receberão milhares de bexigas pink. A idéia é que a população ao longo do dia leve as bexigas com a mensagem.

* Vão do MASP

Um jardim será montado pelo decorador Vic Meirelles, enquanto o artista plástico Paulo Von Poser pintará uma grande tela inspirado no jardim. Além disso, haverá um espaço de prestação de serviço com material informativo esclarecedor sobre a doença, com presença um médico mastologista.

 

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador

* Entrega de rosas

Em pontos de grande circulação de pessoas, equipes de Promotoras Rosas entregarão 23 mil rosas com um cartão informativo para todas as mulheres que passarem pelo local.

Rio de Janeiro - Cinelândia/Centro 
Salvador - Largo Campo Grande 
Brasília - Esplanada dos Ministérios 
São Paulo - Av. Paulista

 

Horários das ações:

 * Brasília
 Jardim – pronto às 8h
 Ação distribuição de rosas – 9h às 18h

 * Salvador
 Ação distribuição de rosas – 9h às 18h

 * Rio de Janeiro
 Ação distribuição de rosas – 9h às 18h

 * São Paulo
 Ação distribuição de rosas – das 9h às 18h
 Ação distribuição de rosas nos canais – durante todo o dia com 4 equipes, sendo 3 equipes fazendo 3 canais e 1 equipe fazendo 4 canais
 Ação no MASP – montagem do jardim inicia-se às 5h e termina às 9h30; em seguida, começa a pintura das telas – ação termina às 15h
 Balões na Paulista – montagem na madrugada do dia 29. Às 6h tudo estará pronto.

 

Sobre a Femama

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de  Apoio à Saúde da Mama - FEMAMA, fundada no dia 22 de julho de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015 na cidade de São Paulo, mobiliza 30 instituições  filantrópicas  e  tem  representantes  em 16 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, o qual consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na área da saúde da mama, tais como a diminuição do índice de mortalidade pela doença, a melhoria da qualidade dos exames e das medicações, representatividade no Congresso, entre outros.

 

*****

 

Mais informações

Ogilvy Public Relations
André Pascowitch – andre.pascowitch@ogilvy.com - 11 3024.5882
Janaina Langsdorff  – Janaina.Langsdorff@ogilvy.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Estive fazendo a cobertura da 1ª Caminhada de Combate ao Câncer de Mama,

ocorrida dia 29/04/2009, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. As fotos poderão

ser visualizadas nos seguintes links:

- http://www.1click.fot.br
- ORKUT – link :

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=10731973250803298421&aid=124110

8812

Em caso de interesse por alguma foto, peço entrar em contato através do e-mail:

marcosmattosfotografia@gmail.com .

Marcos Mattos
Fotógrafo
http://www.marcosmattos.com.br
http://www.1click.fot.br
(61) 9969-6444
Brasília/DF

Muinto bom essa iniciativa, temos que lutar sempre. gostaria de receber sempre informativos sobre os movimentos de combate ao câncer de mama.

Como mulher, brasileira,baiana estou orgulhosa pela aprovação e aceitação da lei que disponibiliza a mamografia para todas as mulheres.Prevenção é isso.Em Gandu à 300km de Salvador existe mamografia pelo Sus.As ações estão sendo descentralizadas .Parabens a iniciativa,vamos juntos rastrear e banir esse mal.

sou uma crianca mas eu gostei muio da aprovacao e aceitacao da lei que disponibiliza a mamografia para todas as mulheres

Os comentários estão encerrados.