Dores nas pernas podem indicar doenças graves

As dores nas pernas são a principal causa de reclamações nos consultórios dos angiologistas e, conforme as estatísticas comprovam, estão, na maioria das vezes, relacionadas diretamente aos problemas circulatórios. Esse quadro clínico pode ser agravado, ainda, pela associação de duas ou mais doenças, o que acontece comumente e pode dificultar o diagnóstico até para profissionais experientes.

Há, no entanto, algumas características da dor que facilitam a busca pela doença responsável por ela. Dores com sensação de peso, por exemplo, que vêm associadas a inchaço e câimbras, aumentando no fim do dia e após longos períodos em pé, costumam indicar varizes. Elas são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos, que pode ser provocada por alterações hormonais, sedentarismo, obesidade e fatores genéticos.

Já a sensação de queimação na panturrilha durante a caminhada pode ser sinal de problemas arteriais causados pela aterosclerose, doença inflamatória na qual ocorre o entupimento das artérias por colesterol e outros depósitos de gordura. Trata-se de uma enfermidade extremamente grave, que, se não tratada corretamente, pode culminar na amputação dos membros inferiores ou, até mesmo, levar a infarto do miocárdio e derrame cerebral.

As doenças da coluna também têm as pernas como ponto frequente de irradiação. Elas costumam gerar dor em fisgada, que tende a acompanhar o trajeto do nervo na face posterior dos membros inferiores e chegar até os pés. Os casos de dores nas articulações, sobretudo nos joelhos, mais proeminentes no início de um movimento, como ao levantar-se de uma cadeira, por exemplo, estão mais relacionados a problemas ortopédicos, como a artrose. 

Cada uma das manifestações clínicas e sinais encontrados nas pernas têm importância fundamental na identificação de problemas de saúde. Deixar de avaliar meticulosamente esses sintomas pode ter como resultado o não diagnóstico de doenças graves, capazes de evoluir desfavoravelmente.

O que fica de lição é que há vários detalhes na história e exame físico dos pacientes capazes de elucidar o diagnóstico, e que todas as doenças citadas têm seu potencial de complicação se não forem devidamente cuidadas. Por isso, nenhum tipo de esclarecimento substitui uma avaliação médica. Os números mostram que o primeiro especialista a ser consultado deve ser o angiologista, ou o cirurgião vascular, devido à maior incidência das doenças que podem ser tratadas por ele.

Fonte

Eduardo Fávero – Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, especializado em angiologia, cirurgia vascular e endovascular.

Consultório: 21 2529-2440.
Blog: http://angiologiaecirurgiavascular.blogspot.com/
*****

Naia Maciel
LP17 Comunicação
(21) 2551-7999 | (11) 2824-6143
(21) 7855-2512 (ID 8*2486)
naia@lp17comunicacao.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Oi,meu nome é édina,tenho 36 anos,meço 1,63cm,há mais ou menos 3 meses,venho sentindo fortes dores nas costas,principalmente acima dos quadris,na parte da frente abaixo da cintura ,na região da bexiga,na virilha direita tem uma ingua inchada que não posso sequer encostar pq dói muito e na perna direita sinto dores que parece que esta perna está sendo esmagada,quando respiro profundamente sinto dores fortes nas costas,e quando como qualquer coisa (fruta,pão ,)enfim,o estamago fica visivelmente estufado ,durante a madrugada necessito levantar para urinar no minimo 3 vezes,e se insisto em ficar sem ir ao banheiro sinto dores fortes na bexiga,e mais,não consigo ficar por muito tempo deitada pq sinto fortes dores nas costas na região do nervo ciático,aguardo seu diagnostico,boa noite,obgda.

Olá tenho 36 anos e há 2 meses que ao acordar mal ponho os pés no chão me doiem os pés, e as pernas também parece que vão rebentar… durante o dia as pernas incham mas nem sempre e não tenho dores. Ultimamente aumentei um pouco de peso também. Obrigada pelo tempo dispensado
Carla Carvalho

ola sou a ilda tenho 43 ultimamente tenho feito nataçao quando começei nao dei emportacia pensei que era do esforço que fazia so que agora esta a ser muitas vezes e sempre durante a noite os musculos das pernas descem e e´uma dor horrivel eu tenho varizes sera que pode indicar o porque dos musculos descerem tantas vezes pela noite sempre

obrigada

óla, meu nome é Camila e tenho 22 anos. Li seu artigo e através deste me enteressei pelo assunto.Há algum tempo sinto fortes dores nas pernas, mas especifico na região posterior(“panturrilha”), percebi que c/ o passar dos anos essa dor se agravava, sinto uma quiemação muito forte, percebi também que é sempre quando faço algum esforço além do meu normal, como por exemplo andar muito ou ficar em pé tipo do dia todo. Tenho uma vida hoje em dia muito corrida e totalmente sedentaria, não faço exercicios fisicos, não me alimento corretamente(por não ter muito tempo e c/ isso ter que me alimentar sempre em restaurantes), mas estou c/ meu peso normal, nunca tive problemas c/ peso. Atualmente tenho uma alteração na minha tireoide(Hashimoto) não faço ainda uso de medicamentos p/ esse problema. Teve uma vez que comentei c/ minha endocrinologista sobre essas minhas queimações, ela viu em um dos meus exames de rotina(hemograma)que eu tava c/ baixa taxa de ferro no sangue, c/ isso fiz uso de medicamentos. O tratamento acabaou à alguns anos e as minhas queimações continuaram. Gostaria muito que o Sr. me alcilia-se nisso! Desde então Grata!

Dr.
Achei importante e interessante sua atitude de ter um blog e poder nele, servir vidas; Porque muitas vezes só precisamos de conselhos objetivo e práticos.
Tenho tido muitas dores nas pernas e alguns problemas ginecológicos, é possível que estas dores estejam relacionadas a isto?
Perdi minha casa toda embaixo d’água com enchentes deste ano e as vezes também acho que é os nervos, mas não sou médica e qdo vou a algum eles ficam críticos por serem apenas de pronto-socorro.
achei algumas resposta importantes neste blog e hoje mesmo vou começar a fazer caminhadas e sair do sedentarismo. Obrigada

oLÁ!
TENHO SENTIDO DORES NAS PERNAS E NAS COSTA NA PARTE DAS CADEIRAS SEMPRE AO LEVANTAR,DEPOIS PASSA .ISSO ACONTECE SEMPRE QUANDO ESTOU SENTADA OU DEITADA,na parte da manhan doi tanto qu tenho que tomar remedios para dor, tenho 60 anos 92 k ,vou fazer reduçao de estomago pois estou sofrendo muito por favor mem ajudaestou aguardando respostas

obrigado por ter uma informaçao mais clara do meu poblema sinto dores fortes queimando minhas pernas estou fasendo tratamento a mais de quatro meses nao obtive resultado as dores continuao fortes estou tomando diosmin duas veses ao dia o que posso faser tenho nova consulta com cirugiaoo vascular dia 23 de agosto 2211po favor que posso diser a ele pra que me ajude na consulta

Bo

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como tentamos atender a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam. Hoje, temos mais de 1700 mensagens de leitores solicitando informações.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista. Não use medicação sem a indicação de um profissional habilitado.

Sugerimos que você entre em contato direto com o Dr. Eduardo Fávero, angiologista e cirurgião vascular.

Site: http://www.eduardofavero.com.br
Consultório: 21 2529-2440.
Blog: http://angiologiaecirurgiavascular.blogspot.com/

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Dr. Tenho 19 anos , pratico exercícios regularmente e não sinto dor ao praticar atividade fisica , tenho um peso bom para minha altura , sinto dores nas pernas desde criança, ela costuma doer de tempos em tempos quando o tempo esta mais frio, minha perna não dói quando aperto , a dor e como se fosse por dentro e eu sinto mais dor durante a noite acho que é porque esta mais frio.
Em 2009 fiz um exame de sangue tipo ANTI-ESTREPTOLISINA O e o resultado foi 403 UI/ml então o médico me encaminhou para o reumatologista fiz tratamento com bezetacil de 21 em 21 dias durante um tempo ,então não sei se essas alterações no meu exame pode estar ligado a essas dores, o que vc acha que eu posso ter ?
Após o tratamento continuo sentindo as dores de tempos em tempos então gostaria de saber sua opnião .
desde já agradeço a atenção.

Dr. sinto dor ao andar na região do quadril, virilha e nos joelhos, apareçem estilo fisgada/facada, dor muito forte que me faz perder a força no membro.
Tive sinovite no quadril faz pouco tempo mas tinha melhorado, meus joelhos incham um pouco quando tento andar muito.
Ando sempre com medo dessa dor …as vezes manco.
No raio x nada consta.
Tenho 23 anos, o que poderá ser? Obrigada

Dr Marcos eu tenho 42 anos,fico muito em pé durante o dia,sinto muitas dores na batata da perna e a dor sobe para a cocha.Fiz exame de sangue a pouco tempo não deu alteração nenhuma.

oi gostaria de uma opiniao sinto muitas dores nas pernas,ja fas 30 dias;a dor inicia nas costas vem p oquadril e desse p as pernas ficando nojoelho a dor maior mas sinto agulhadas em todas as juntas do meu corpo ate nos dedos anoite quando estou dormido sinto muito frio sinto q estou numa camerra fria mashoras depois acordo molhada de suor tendo de trocar a roupa que durmo me ajude se puder

Boa tarde, Doutor

Gostaria que me orientasse a que tipo de ajuda devo recorrer, tenho 52 anos, já estou na menopausa, minhas pernas pesam e queimam em diversos horários do dia, é como se fossem umas caimbras, agora tb estou com uma dor na cervical do lado direito, não sei se foi mal jeito ou se essas duas coisas estão relacionadas, por favor, preciso de uma orientação. Grata

Já tem quase 1 ano que praticamente todos os dias sinto dores nas duas pernas, não tem varizes e doi da panturrilha pra baixo, minha mãe e vó sempre tiveram problemas de dores nas pernas. Pode ter alguma ligação?? o que devo fazer??

Grata
Juliana

Olá Dr,achei as respostas do senhor bem esclarecedoras e gostaria de tirar uma dúvida,tenho um filho de 13 anos que sempre está reclamando de dores nas pernas,para ser mais exata,na panturrilha,quando ele tinha 4ou5anos mais ou menos,o levei a um ortopedista por ele reclamar de dores nas pernas e o Dr disse que ele não tinha nada era uma tal de dor de crescimento.mas quando ele estava com 8anos,depois de um treino de futebol com exercícios bem puxados ele teve uma paralisaçao nas pernas na qual ele ficou 2 dias sem andar mas com os medicamentos que o ortopedista lhe passou como,anti-inflamatórios ele voltou ao normal e nunca mais teve nada.Mas tenho notado nas pernas dele que ele tem algumas veias visíveis”não em alto relevo” mas visíveis na cor, ele é de cor clara e não sei se é por isso que elas ficam visíveis,ele reclama também de cansaço.obs:Ele reclama tudo isso depois de ter brincado o dia inteiro de futebol,corrida etc.por favor me oriente,obrigado.

Boa Noite DR.

Há mais ou menos 2 meses venho sentindo dores e peso nas pernas , mas só ocorre ao me levantar, ou seja durante o sono,parece que caminhei a noite toda; durante o decorrer do dia a dor passa; já virei o colchão, mas não surtiu efeito, o que pode ser DR.?

Obrigada pela atenção!

Rosemeire Fonseca

Dr., boa noite!
Fiz um exame de doppler da perna direita e deu o seguinte resultado:
Safena interna apresentando sinais de refluxo desde o terco distal da coxa ateo terco medio da perna e safena externa com sinais de refluxo terminando em ramos musculares da coxa. E ainda, tenues veias superficiais ectasiadas em perna.
Ja marquei retorno no medico mas gostaria de consultar mais de uma opiniao. Gostaria de saber se o caso apresentado precisa de cirurgia?
No aguardo.
Obrigada!

Dr.Dr. Eduardo Fávero,

A pouco tempo sentir fortes dores na lombar, fui ao ortopedista que me encaminhou à ressonância para analise de lombo sacral. A muito tempo sempre que faço esforço prolongado como corrida ou futebol sinto dores na canela. A principio pensei que fosse a famosa Canelite (Síndrome de Estresse do Medial Tibial) tenho uma panturrilha muito forte, mais que sempre me incomodou com dores e a sensação de inchaso. A meses sentir o aparecimento de manchas pingmentosa (púrpura) na canela associada com dores.Não fiz a ressonancia ainda, mais em analise feita por dermatologista fui encaminhado ao angiologista. Pode ter alguma associação? será problema circulatório?
Desde já agradecido pela atenção.

Dr.Marcos tenho 41anos desde dos meus 21 anos rda mais aapos os anos comecei a senti dores em todas juntas do lado esquerdo muito raro doer o lado direito da perna e ocom o passar dos anos percebi,que essas dores sempre aparecem quando vai quando vai mudar o clima para chuva ou nublar, moro no R.J,como o clima aqui e tropical estou sempre sentindo dores, já fiz varios exames a ressonancia acusou artrse na perna esquerda e tendinite na perna direita, mais as dores mais fortes e nao broço esquerdo ombro cutovelo e pulso não sei o que fazer o médico receitou donaren mais s´fez efeito durante 45 dias

Olá Dr
Tenho 59 anos, 170m de altura e peso 92k.
Basta eu ficar 5 minutos em pé que começa uma dor muito forte na nádega direita, sempre na nádega direita e desce por toda perna até um pouco acima do calcanhar e a dor só pára se eu me sentar por uns 10 minutos; fui ao ortopedista, fiz um raio x no quadril e o ortopedista disse que uma vértebra se desloca, esticando o nervo ciático, causando as dores e passou um medicamento que não resolveu nada.o problema é que as dores só acontecem na parte traseira da perna direita.
Dr! Qual o tratamento que devo fazer?

Bom dia ! sou brasileira mas moro na Suiça e tenho muitos problemas com os medicos daqui , pois aqui existe muita tecnologia mas a pratica eles não entendem nada , já passei por 8 medicos clinicos gerais que aqui temos que ter-los como medico de família , aqui os medicos recebem o ser humano como um cliente e não como paciente , porquê nesse país nada é gratis , então fica dificíl deles darem a cura , ou porquê não tém capacidade e pratica ou porquê querem que vc fique dependênte deles , eu quando estou muito nervoza e está sol forte aqui , me rompe uma véia , céio eu que seja , pois sinto um ardor forte e depois me forma como um carço negro do tamanho de uma azeitona , e fica negro por mais de 15 dias , isso acontece sempre na perna direita , só que a mesma é mais curta , pois sofri um acidente automobilistico em 97 e tive uma fratura nos ranos esqui-pubiano e bacia , então a cicatrização fém uma rotação lateral e fiquei com a perna direita menor 2 centimetros que a direita , quando estava no Brasil fiz tratamento com RPG por 3 anos , na bacia antes sentia muita comichão que me dava vontade de cortar o nervo na bacia , mas hoje me sinto melhor desses choques que sentia com comichão , mas fiquei com esse problema que quando estou irritada e no calor me rompe algo dentro dessa perna direita na parte externa, a primeira véz foi acima do tornozelo eu estava no Brasil , e o medico de lá me disse que tive uma neurisma , me lembro que estava secando o meu cachorrinho e ele me deixou nervosa pois queria sempre escapar , a segunda véz já estava aqui na europa há 5 anos mais ou menos tive uma dircurssão familiar entre e fiquei muito nervosa e chorava muito então me rompeu mais acima e foi maior que a primeira e na metade da perna , fui ao dr. ele passou um calmante e uma pomada para tirar a mancha negra , e disse que aquilo era normal , mas dessa véz estavamos de férias em Portugal na casa de família , ai depois disso resolvemos sempre fazer férias em hotel , pois procurei me livrar desse problema dessa forma mandando ele vender o apato. Mas ano passado tive uma dircurssão muito forte com a empresa telefônica daqui , pois tinhamos feito um contrato de 15 mega de internete velóz e só estava dando aqui em minha rede 5 , depois da discurssão fomos ao super-mercado e lá senti um ardor forte na perna como se tivesse rasgando o meu couro e olhei e vi o caroço pular para fora , e minha pressão estava em 170 , e a baicha em 120 , meu esposo me levou urgente ao meu medico de familia ele passou diazepan de 1mg , e disse que quanto a perna não tinha problema , eu não tomei o diazepan pois esse medicamento aqui é normal todo mundo tomar , voltei e perguntei porque acontecia isso na minha perna ele disse que nao se podia fazer nada que era normal , fez muitos exames e comeu o dinheiro que pode e disse que nao tinha nada de anormal , eu falei me mande para um especialista , ele disse que nao era necessario , aqui pagamos plano de saude mas não podemos ir para um medico sem que o de familia nao faça encaminhamento , vivo muito DESPCIONADA aqui nesse país de ver como os medicos tratam as pessoas , e hoje entendo porquê o índice de suícidio é enorme , pois vivem a base do medicanto , estou dezesperada pois não acho resposta para esse problema , já mudei para 8 medicos de família e todos são iguais , moro no cantão Glarus , cantão significa estado , e de Zurich fica 100 kilometros , mas esse ultimo dr. de famlia pelo menos me sedeu encaminhamento para Zurich na universsidade , mas só consegui para um cardiologista , dermatologista , e gastro , mas para um medico de véias ele disse que não ver nada dimais , falei meu caso para ele , e ele me falou que vai esperar quando acontecer na proxima , já pensei em filmar a estupidez e as coisas que eles fazem de errado com os pacientes , mas aqui é proibido uma filamgem nem para me defender eles aceitam e ainda aplicam uma multa muito grande , pra mim isso é falta de democracia , medicina aqui é uma mafía , estou esperando em julho ir com meu esposo ao Brasil para fazer-mos um grande controle na saúde , meu esposo tomou por 3 anos antes de casar comigo diclofenaco de sódio de 50mg , um pela manhã e outro noite e cotenolol de 100mg , eu por ter tido minha vozinha ipertênça sabia que sodio aumenta a pressão ai falei para meu esposo que aquilo fazia mal , mas ele disse que era uma dor que ele tinha nos dedos que era artrose , e eu falei porque ele nao passa diclofenaco de potassio porque nao contem sal , mas quando ele falou para o medico que aquilo não estava correto dele tomar o medicamento que contem sal ele disse que quem era medico dele e sabia o melhor era ele , então quando ele foi no Brasil descobriu que sua doença não era artrose e sim uma tendinite , o medico passou uma munhequeira para ele e até hoje ele ficou bom , suspendeu o medicamento de pressão , porque quando ele parou de tomar o diclofenaco a pressao dele desceu de véz devido o medicamento que ele tomava de pressao que era muito alto a dozagem , então o cardiologista disse que ele não era um homem ipertenço nao só que ele estava sendo envenenado aos poucos , é muito difícil conviver aqui com essa mafía da medicína , aqui é um país que ninguém pode falar nada que é multado , não temos liberdade de expressão , todos os maus problemas os suiços camuflam para não surgir escandalos , então gostaria muito que o dr. me desse alguma resposta de meu probléma ou me falasse qual o medico que devo procurar para resolver esse problema meu , tenho tbm um problema que quando estou nervosa incha um musculo na minha garganta mas não sei que é porquê eu canto ou se é de alguma coisa que está afetada no estomago , por isso marquei um gastro.
Obrigada por dispor da oportunidade de poder me desabafar , atênciosamente aguardo sua resposta .

Agradecida : Nésia neu.

Dr. Boa Noite!!

Tenho 78 anos e mais ou menos 2 meses atrás comecei a sentir muitas dores no joelho. Fui ao médico e o mesmo solicitou uma ressonância magnética e o resultado foi “derrame no joelho” , estou tomando a medicação estipulada mais não está resolvendo. O que posso fazer para resolver esse problema?
Sinto muitas dores
Obrigada

Olá, tenho 27 anos, e histórico de varizes na família. Trabalho sentada(cerca de 7hrs), exercícios somente Pilates. Tenho muitas dores nas pernas e ficam inchadas com frequência. Sinto uma dor que chega a ser insuportável somente encostando, por exemplo, tenho uma cachorrinha que pesa 1,200kg, e quando ela sobe no meu colo, onde ela pisa dói muito. Gostaria de saber qual especialista devo procurar. Obrigado!

Olá, eu tenho quinze anos e gostaria de saber o que tenho. Ando com muitas dores no meu braço direito, muitas mesmo, mau consigo dormir, aliás nem durmo. Meu braço amanhece sempre roxo que nem consigo mexe-lo. Me incomoda tanto que fico agoniada.. Se poder me ajudar, agradeceria;

Olá! tudo bem.
Gostaria que o Doutor pudece orientar-me com um meio de diminuição de dores musculares nas pernas como acído lático.
Sou atleta de ciclismo e com ecesso de treinos e as vezes em competições tenhos essas queimações fortes, onde não suporto-a.
Há e tenho e outor problema q acho q tem aver com esse que é cãmbras principalmente em dias freius e chuvoso.
antenciosamente agradeço.
e aguardo sua orientação muito obrigado.
MARCOS CRUZ.

eu sinto tanta dores nas pernas que nao me lembro mais qdo nao as tive ,,,, dia e noite e assim sucessivamente ,, no entanto nao tenho tido resultado em busca de atendimento adequado e estou tomando muitos medicamentos receitados pelos medicos que apenas aliviam mas nao consigo me livrar dessas dores ,,,, existe alguma coisa possivel de ser feita que nao envolva medicamentos para me sentir melhor desse sofrimento ,,,,??? e que especialidade devo procurar ,,,,???

oi dr° eu queria tirar uma duvida eu trabalho atras de balção como caixa de uma loja e no final do meu expediente efaço uma caminhada de 40 minutos só que de uns tempos prá cá eu tenho dores do joelho pra baixo deito na cama e dor é demais,mrsmo quando eu coloco as pernas pra cima pra circulação não resolve será que isso é serio???

QUANDO FASSO CAMINHADA NA ESTEIRA NAO CONSICO CAMINHAR MAIS

QUE 5 MINUTOS POIS TENHO MUITA DOR NA PANTURRILHA NAO ANDO

LIGEIRO.GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE

É muito bom saber que ainda temos bons profissionais, que se prontificam a nos ajudar. Dr. Eduardo meu marido tem 39 anos é magro não tem nenhuma doença. Apenas essa dor na perna, a +- 5 anos atrás teve essa dor de varios dias e agora novamente essa dor. Ele fica melhor um pouco de pé mas quando senta fica com essa dor direto muitas vezes prescisa levantar de madrugada para tomar algum remédio para tentar dormir é uma dor que fica dia e noite, ja foi em ortopedista só pede Rx e não aparece nada e manda tomar relaxante muscular que não melhora em nada, doi as duas pernas na parte de tras na altura da coxa ja esta a +- uns 15 dia com essa dor ele diz que é uma dor bem dentro parece até que é o osso que doi. Sem ser um ortopedista que só pede um Rx e diz que não tem nada, tem algum outro profissional que ele poderia procurar. Por favor me orinte Obrigada.

Os comentários estão encerrados.