Tratamento de tumor neuroendócrino

Medicina Nuclear tem alternativa para tratamento do tumor neuroendócrino.

“Dependendo do grau de evolução do tumor neuroendócrino, uma boa opção terapêutica é o radiofármaco 177Lutécio-Octreoatato”, afirma o médico nuclear dr. Aron J. Belfer. Os resultados da terapia realizada com esta droga são muito positivos. Os números, em centros internacionais, apontam para cerca de 45% de regressão do tumor. Em 35% dos casos em que a doença estava progredindo houve estabilização.

Esse tumor consiste na proliferação anormal de células neuroendócrinas, que têm funções distintas dependendo do órgão no qual se encontram. Não se conhece a causa exata e pode se localizar nos pulmões, ao longo do tubo digestivo, incluindo apêndice, estômago, intestino delgado e grosso, reto e pâncreas. Os sintomas podem demorar anos para aparecer e, devido à liberação de substâncias biologicamente ativas por alguns desses tumores, os pacientes podem manifestar vários sintomas, sendo os mais freqüentes: rubor facial, diarréia e pressão alta.

Como esses sintomas são similares aos de várias outras doenças, raramente se pensa em tumor neuroendócrino como diagnóstico. Além disso, esses tumores têm evolução lenta e sem dor. Por isso, o diagnóstico pode demorar a ser feito e, na maioria dos casos, é feito quando a doença está em fase avançada.

Existem diversos tratamentos para esse tipo de tumor, como a quimioterapia, interferon e embolização de lesões hepáticas. Mas esses recursos podem ter eficiência limitada. De qualquer forma, a terapia deve ser discutida com o oncologista do paciente.

O tratamento com 177Lutécio-Octreoatato foi desenvolvido no Hospital Dijkzigt, da Universidade Erasmus, em Roterdam, na Holanda. As pesquisas foram iniciadas em 2000 e concluídas em 2006 e foi introduzido, na América Latina, através do Brasil, em outubro de 2006. Na terapia administra-se uma substância radioativa ligada a um peptídeo (conjunto de aminoácidos) que tem a propriedade de se concentrar na camada externa da célula tumoral, destruir o tumor e a célula tumoral.

Desde 2006 até agora, no Brasil, foram administradas mais de 100 doses sem nenhuma intercorrência. O tratamento é feito em três ou quatro ciclos em intervalos de oito a dez semanas, dependendo da resposta do paciente. Nesses intervalos são realizados exames de controle dos possíveis efeitos do medicamento e para programar o próximo ciclo.

O tratamento, em geral, inicia-se nas primeiras horas da tarde do dia de internação. Antes de aplicar a dose de 177Lutécio-Octreoatato, é ministrada, pela veia, medicação para prevenir náuseas e solução de aminoácidos que protege os rins. Em seguida, a substância radioativa é aplicada da mesma forma. Esse processo tem duração aproximada de quatro horas. Em cada ciclo, o paciente fica internado no hospital por 24 horas.

O 177Lutécio-Octreatato é importado e a complexa marcação é feita no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) desde 2000, quando os pacientes ainda eram enviados para a Holanda para participar da pesquisa.

No Brasil, o procedimento tem apresentado resultados animadores, o que inclui boa redução da massa tumoral, excelente efeito paliativo, poucos efeitos colaterais e significativa melhora da qualidade de vida do paciente.
                     

Fonte

Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN).
www.sbbmn.org.br

*****
                      

Informações

Suzi Castanheira (MTb 16.985)
Tel. (11) 2063.9393/9195.0882
E-mail suzi@comunica.inf.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Meu marido se encontra com tumor endócrino,figado comprometido, essa medicação também seria 177 Lutécio-Octreoatato uma solução???? ele esta fazendo quimioterapia.
Grata

TENHO UM ENTE QUERIDO QUE FALECEU A 30 DIAS DESTA ENFEMIDADE TENTO ENDENDER A SUA TAMANHA AGRESIVIDADE COM DURAÇAO DE 47 DIAS QUE OBTER UMA INFORMAÇAO TIPO CAUSA TEMPO, EXISTE PREVENÇAO É ORDEM GENETICA POIS TENHO RECEIOS PELOS OA SEUS DESCENDENTES

eu teno um tumor dete tipo gostaria de saber se este remedio poderia me ajudar ue tomo outro remedio [OCTREOTIDA LAR 20mg mas gotaria de saber mas sober este medicamento.obrigado

Minha mãe tem um tumor neuroendócrino, pouco diferenciado, produtor de calcionica, localizado em mediastino superior. Gostaria de saber sobre a resposta ao 177 Lutécio-Octreoatato neste caso.

Obrigado.

Os interessados em mais informações podem enviar email para nuclearclinica@terra.com.br que a equipe do Dr. Aron Belfer responderá.

Meu Marido tem alguns nódulos nos pulmões que estão classificados como tumores tipo “Neuroendócrino”, ele já está sofrendo à 02 anos. Já tentamos vários tipos de tratamento e até o momento não foi eficaz. Gostaria de saber mais sobre 177 Lutécio-Octreoatato.

Bom dia, eu tenho uma amiga que está começou o tratamento com a medicação lutécio, no Estado do Ceará, ela sofre reações, nauseas, fica querendo ter depressão é comun estas reações? o problema começou com um nódulo no seio entre o plexo, ela sente fontes dores, a medicação reduz a partir de quantas aplicações? ela tomou a primeira dia 22/07/2009, no mês de setembro tomará a segunda. Agradeço a atenção e parabenizo quem criou o artigo de comentários deste site. Aguardo um retorno.

minha filha sofre desta doença tambem carcinoma endocrino esta medicaçâo e recomendavel para ela tambem? se for porque os medicos dela ainda nâo deu a ela?

Estou com um problema sério com a minha mãe que sofre de um cancer de pulmão do tipo neuroendócrino de alto grau e de grandes células. Mas ela já fez cirurgia (lobectomia) e o médico cirurgião disse que restaram algumas células. Ai o oncologista dela encaminhou para quimioterapia .Ela fez 4 seções de 3 dias cada. Mas o médico me disse que a quimio para esse tipo de cancer pouco ajuda e agora ela está fazendo radioterapia e está sentindo muito fraca e com dificuldade para respirar. Ela retirou também 7 ganglios no mediastino dos quais 5 estavam doentes e 2 não. Como ouvi sobre o medicamento 177 Lutécio-Octreoatato , gostaria de saber se ela pode tomar esse medicamento ,pois ela tem já 65 anos. Aguardo retorno com urgência, pois estou muito aflita.

tumor neuroendocrino bem difreciado com ponto de partida na dependencia do mesoreto submetido em 12-10-09 ressecçao com via de abordagem trans-sagrada tipo kraske,por metastizaçao em 19-9-09 fiz embolizaçao portal drt.11-12-09 , submetido a hepactomia direita e subsegmentomia 2 em 5-2-10 tac revela varias lesoes parenquima hepatica,infracentimetricas duas no lobo drt,duas lobo esq.fiz dois ciclos de quimia tratamento com cisplatina e etoposidio gostaria de saber se e o endicado e se a minha doença tem cura ou so me podem prolongar a vida

estou com tumor chamado carcinoma neuroendocrino de alto grau,
apareceu os sintomas no meu pescoço e virilha do lado esquerdo gostaria de saber quais as chance que tenho para cura, estou realizando quimioterapia de três ciclos ja realizei o 1º ciclo e cada 27 dias vou realizar outra sessão

Meu pai tem 68 anos de idade e ontem recebeu o diagnótico de tumor neuroendócrino no fígado, após cirurgia e exames. Gostaria de saber onde ele poderia receber o tratamento com o 177Lutécio-Octreoatato. É possível receber esse tratamento na cidade de Goiânia? É muito dispendioso? Grata

estou com um problema sério com o meu marido que descobrimos que esta com um tumor neuroendócrino bem diferenciado revelando índice de proliferação<1% como ouvir falar sobre o medicamento177lutécio-ostreoatato gostaria de saber se ele pode tomar este medicamento aguardo resposta

minha mae faleceu em 10/03/2010,vitima de um tumor neuroendocrino no intestino com metástase para a médula sofre bastante, com dores ósseas, fez um ano de quimio e no dia que fez um ano do diagnostico ela faleceu, estou desesperada e assustada com tal doença sem cura.

Minha pai tem 63 anos de idade e ontem recebeu o diagnótico de tumor neuroendócrino no pulmão, após cirurgia e exames. Ela já fez 3 cateterismos, tem pressão alta, diabetes, problemas na tiróide. Gostaria de saber onde ele poderia receber o tratamento com o 177Lutécio-Octreoatato. É muito dispendioso? Grato

Tenho um tumor chamado Carcinóide,gostaria de saber se posso usar esse,remédio faço uso de Sandostantin lar.Obrigádo.

Ah!!..Posso dizer a vcs o lado da fé que me ajudou muito no qual a doênça está estacionada,rezo sempre para São Perigrino.É o que traz a cura dessa enfermidade,também a Seicho-no-ie.Procurem um preletor ou preletora,as informações deles lhe ajudarão na cura dessa infermidade.espero ter ajudado..

Em junho de 2007 fui operada no hospital Sírio Libanes pelo Dr José Luiz Beviláqua de um carcinoma na mama direita.
Foi feito uma quadrantectomia e a biópsia acusou um carcinoma neuro endócrino.Fiz radioterapia durante 06 semanas no próprio hospital Sírio e Libanes e tomo diariamente Nolvadex (Tamoxifeno), que foi prescrito por um perído de 05 anos.
Até hoje não entendi que tipo de doença é esta. Os esclarecimentos que tive que é muito raro acontecer na mama e que não existem casos divulgados na literatura.
Minha perguta é: Tenho chances de ter este tumor em outras partes do corpo? Corro o risco de metástases?
Meu médico me tranquilizou muito e disse que estou curada.
No entanto, o meu medo retornou porque minha irmã foi operada hoje com um diagnóstico de um carcinoma de 03 mm observado num ultra som de rotina.No momento da cirurgia descobriu-se que existiam vários outros nódulos e foi necessário uma mastectomia.
Aguardo resposta às minha dúvidas
Obrigada
Sonia

EU QUERO SABER SE E POSSIVEL REALIZAÇAO DE CIRURGIA APOS LUTECIO. SE ESTE DIMINUIR A MASSA TUMORAL.

Sou portadora de um carcinoma neuroendocrino no mediastino, que está atingindo o pulmão direito. Já fiz 6 ciclos de quimio e desde agosto estou sem fazer nenhum tratamento, agora em dezembro vou fazer uma tomografia para ver como está. No geral tenho me sentido bem. Gostaria de saber se este tratamento pode ser realizado no Rio de Janeiro, onde moro, caso seja necessário fazer mais algum tipo de tratamento.

minha mae se encontra com tumor neuroendrocrino bem diferenciado,grau III(baixo grau de malignidade-OMS)eu quero saber qual seria o melhor tratamento? grata.

Fui operado a 4 anos e 5 meses de tumor neuroendócrino no Íleo(foi constatado estenose de um segmento do Íleo)o mesmo foi ressecado ficando múltiplos nódulos na raiz do mesentério e também no fígadfo em ambos os lobos, os quais contra-indicavam a sua completa extirpação.
Hoje sinto um odor diferenciado quando respiro e tenho tido um pouco de diarréa, ruborisação facial e pressão alta.
Tenho 62 anos de idade e faço durante todo esse tempo pós-operação,tratamento mensal com OCTREOTIDEA LAR de 30mg. Gostaria de saber se no meu caso seria melhor fazer o tratamento com 177Lutécio-Octreoatato e se aqui emk Brasília tem já em alguma clínica ou onde eu poderia receber este tratamento com o 177Lutécio-Octreoatato. E quanto custaria aqui ou em outro estado? Grato pela atenção.

Olá Tereza Cristina da Silva,
Que eu saiba esse tratamento com 177Lutécio-Octreotato não está disponível em nenhum centro médico aqui no Rio, somente em São Paulo no Sírio Libanês e A.C.Camargo. Se nesse interim souberes de alguma novidade aqui no Rio, favor avisar-me por e-mail.
Felicidades e Saúde.
Emilio

Este tratamento é muito bom pois tenho o tumor com 8 cm e crescia 1cm por ano depois do tratamento parou de crescer e estabilizou pois não tenho sintoma algum vale a pena…Agradeço a equipe Dr. Aron

estou desesperada pq trato com quimio um tumor neoroendocrino q descobri por causa de uma biopsia no figado ja estou no 7 ciclo.encontramos tbm no pulmão,e no cerebro e na t9 fiz radio no cerebro 28 aplicçoes e 10 na t9 meu médico disse q esta ótimo o resultado mas pesquisando na internet li q ele é fatal vcs podem me explicar por favor é de pquenas células obrigada q DEUS os abençõe. estou conseguindo verdadeiros milagres com a secho no ie e com a igreja o PODER MUNDIAL DE DEUS tenham fé e td dará certo.

meu pai tem câncer na próstata,há 9 meses e agora foi diagnosticado carcinoma neuroendócrino de pequenas celulas de alto grau,o que posso fazer pra ajuda-lo? quais os melhores tratamentos? ele corre risco de haver metastases mais onde e quanto tempo ele poderá viver? mto obrig!!!

Bom dia minha mãe tem 74 anos e descobriu que esta com um tumor no pâncres o medico esta suspeitando de tumor neuro endocrino,pois esta muito grande e ela não esta sentindo nadanão tem sintoma algum,só esta com os olhos amareladose urinando escuro.gostaria de saber se no rio de janeiro tem tratamentopara que eu possa leva-la.

Tenho uma neoplasia neurodocrina carcinoide tipico no estomago,ainda não sei o greu de risco o meu oncologista falou que ser for um grau abaixo de 15% e facil cuidar se for mair que 15% e mais complicado.
Queria saber se este medicamento e eficaz na minha cura.

Desde já agradeço.

Meu filho tem dezessete anos e a um ano e meio descobriu o diagnostico de carcinoma neuroendocrino, porem ao realizar uma cintiligrafia com octreotide foi constatado que nao era possivel o tratamento com Lutecio-octreotato por a medicaçao nao ter marcado o tumor, gostaria de mais informaçoes.Obrigada.

MAE RECEBEU O BIOPSIA COM RESULTADO TUMOR NEUROENDÓCRINO BEM DIFERENCIADO,BAIXO ÍNDICE DE PROLIFERAÇÃO CELULAR(EXPRESSÃO DE KI-67 EM 1%DAS CELULAS NEOPLÁSICAS)ISSO QUER DIZER QUE O TRATAMENTO VAI SER EM CASA COM MEDICAMENTOS?QUE ESSE RESULTADO FOI FAVORÁVEL?POR FAVOR ME RESPONDA LOGO TOU AFLITA…DESDE JÁ TE AGRADEÇO.

AH NÃO DESISTAM ESTOU TENDO ÓTIMOS RESULTADOS DEUS ME CONCEDEU O MILAGRE DA VIDA E DEPOIS DE VARIOS CICLOS DE QUIMIO JA DESAPARECERAM QUASE TDS E AGORA TOMO UMAS INJEÇÕES P CONTROLE E MANUTENÇÃO.DEUS É GRANDE E NINGUÉM É IGUAL A NINGUEM, CULTIVEM PENSAMENTOS POSITIVOS E SIGAM EM FRENTE PQ JESUS NOS SURPREENDE A CD DIA.

FIZ BIÓPCIA ,PARA SABER SOBRE TUMOR NO FÍGADO. RESPOSTA : MÉTODO: REALIZADO O MÉTODO DE IMUNOPEROXIDASE INDIRETA COM DIAMINOBENZIDINA(DAB)E RECUPERAÇÃO ANTIGENICA ATRAVÉS DO CALOR OU DE PROTEASE, UTILIZANDO-SE O SEGUINTE ANTICORPO PRIMÁRIO: CITOCERATINA PAN, CLONE AE 1/AE3 – CITOCERATINA 19, CLONE RCK 1208 – CROMOGRAMINA A, CLONE DAK-A3 – SINAPTOFISINA, CLONE SY38
MICROSCOPIA : REALIZADO EXAME IMUNO-HISTOQUIMICO QUE REVELOU CELULAS NEOPLASICAS COM IMUNO-REATIVIDADE COM OS ANTICORPOS ANTI CITOCERATINA PAN, CITOCERATINA 19, CROMOGRANINA A E SINAPTOFISIA.
CONCLUSÃO : CARCINOMA COM DIFERENCIAÇÃO ENDOCINA INFILTRANDO TECIDO FIBROSO.
GOSTARIA DE SABER COM URGÊNCIA, QUAL O PRIMEIRO PASSO QUE DEVO TOMAR, MESMO ANTES DE IR AO MÉDICO. SOU ANSIOSA E PREOCUPADA. FICO-LHE MUITO GRATA.

Estou com um problema sério com a minha mãe que sofre de um cancer de reto com metástase para o fígado . Ai o oncologista dela encaminhou para fazer injeções de sandostatin lar pois dizia que seu tumor não é tão agressivo para fazer quimioterapia, ela tomou 13 injeçoes mas os tumores continuaram crescendo e tinha muita dor. Foi indicado tratamento com lutécio 177 ,ela fez 2 seções e obteve bons resultados pois a dor cessou e o fígado diminuiu. Mas após o tratamento ela começou a ter anemia severa , vômitos , se sentindo muito fraca e com dificuldade para respirar.. sendo necessário transfusões de papas de hemácias quase semanais, segundo informações medicas a radiação atingiu a medula óssea, gostaria de saber qual o procedimento aconselhável para cura-la da anemia e da medula. pois com estes problemas ela não poderá fazer nova aplicação do lutécio 177 .Aguardo retorno com urgência, pois estou muito aflita.

ola amigos. gostari de fazer uma pergunta , eu fiz uma tumografia e apareceu um tumor neuroedroceino o médico só mandou acompanhar mais qual o procedimento mais correto eficiente para descobrir com eficiencia o diaguinostico [figado, e pancrea] estou desorientada. obrigada

Boa tarde Luci Lopes

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Como tentamos atender a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam. Hoje, temos mais de 1700 mensagens de leitores solicitando informações.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista. Não use medicação sem a indicação de um profissional habilitado.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Boa tarde, Cláudia Ribeiro

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores. Como tentamos atender a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam. Hoje, temos mais de 1700 mensagens de leitores solicitando informações.

Gostaríamos de destacar que a internet não é o melhor caminho para resolver os problemas relacionados à assistência médica de emergência. Procure sempre um médico especialista. Não use medicação sem a indicação de um profissional habilitado.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.