Leite e hipertensão arterial
A hipertensão arterial ou pressão alta acontece quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar o sangue aumenta acima dos valores normais, que é maior que 140/90 mmHg (ou 14 por 9). As conseqüências são graves e, por isso, precisam de intervenção medicamentosa por toda a vida. Hipertensão arterial não tem cura, só pode ser controlada. Os mais propensos a desenvolver hipertensão arterial são: predisposição genética, os obesos, aqueles que não têm uma alimentação saudável, consomem muito sal e bebida alcoólica e os sedentários. Vale ressaltar que após os 55 anos, mesmo os normotensos, têm 90% de chances de desenvolver a hipertensão e, quando não-tratada o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular aumenta. Como a maioria das pessoas hipertensas não tem qualquer sintoma o melhor é medir com freqüência a pressão. O Brasil tem 30 milhões de hipertensos e quase a metade não tratam a doença.
Atitudes para um hipertenso
Medir a pressão regularmente, diminuir a quantidade de sal consumida diariamente. Recomenda-se 1 colher de chá para toda a alimentação diária. Não adicione sal no alimento depois de pronto e avalie o rótulos de alimentos industrializado e abandone os ricos em sódio. Outras atitudes: diminua o consumo de bebidas alcoólicas, mantenha o peso dentro dos limites normais e faça atividade física regularmente. Os obesos hipertensos têm maior risco de desenvolver doenças do coração. Com o emagrecimento, sua pressão pode diminuir ou até mesmo se normalizar.
Cuidados com a hipertensão
O cuidado medicamentoso com acompanhamento médico é primordial. Mas também é preciso:
1. Peso corporal IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 25 kg/m², mas a redução de 5% a 10% do peso corporal já ajuda a reduzir a pressão arterial Circunferência da cintura: menor que 102 cm para homens e 88 cm para mulheres;
2. Nutrientes que podem induzir ao aumento da pressão arterial: sódio e gordura saturada;
3. Substâncias e nutrientes que protegem o aumento da pressão arterial: fibras, potássio e cálcio.
DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension)
Trata-se de uma dieta preconizada pelo estudo DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension) que apresenta resultados positivos no controle da pressão arterial, inclusive nos que usam anti-hipertensivos. Foi realizado em alguns centros universitários nos Estados Unidos que estudou a relação da dieta e a hipertensão.
O que deve ser consumido: 4 a 5 porções de frutas, 4 a 5 porções de verduras/legumes, alimentos integrais, 2 a 3 porções leite desnatado e derivados, quantidade reduzida de gorduras saturadas e colesterol, maior quantidade de fibras, potássio, cálcio e magnésio. Carnes brancas (peixe e aves) e por gordura monoinsaturada.
O que deve ser reduzido: sal utilizado no preparo de alimentos e nos industrializados, bebidas alcoólicas, gordura saturada, gordura trans, redução de alimentos de alta densidade calórica, substituindo doces e derivados do açúcar por carboidratos complexos e frutas.
Suplementação de potássio e cálcio
O consumo de potássio (alimentos ou suplementos) promove redução modesta da pressão arterial. Recomenda-se uma ingestão diária de 4,7 g/dia para os que apresentam função renal normal. Os alimentos mais ricos são feijão, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata, tangerina e laranja.
O leite desnatado, as frutas e verduras fornecem quantidade razoável de cálcio, magnésio e potássio, proporcionando efeito favorável em relação à redução da pressão arterial e de acidente vascular cerebral. Não há dados suficientes para recomendar suplementação de cálcio ou magnésio como medida para baixar a pressão arterial, mas o fornecimento pela alimentação é suficiente.
Cálcio e hipertensão arterial
O cálcio é um nutriente essencial para o funcionamento so sistema cardiovascular. Ingestão adequada de cálcio ajuda na manutenção em taxa normal de colesterol total, LDL (mau colesterol) e na regulação da pressão arterial.
São vários os estudos que analisaram a relação entre o cálcio ingerido e a taxa da pressão arterial. Há, ainda, controvérsias, mas sugerem a associação entre ingestão aumentada de cálcio e um menor nível da pressão arterial.
Recomendação: atender pelo menos a necessidade diária de cálcio para os adultos hipertensos ou não com leite desnatado.
Recomendação de Cálcio
Fonte
Dietary Reference Intakes for calcium. Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary References Intakes. Food an Nutrition Board. Institute of medicine. National Academy Press. Washington. 1997
Idade - Cálcio/dia - Leite desnatado para atender cálcio
19 a 50 anos - 1.000 mg - 800 ml
Mais de 50 anos - 1.200 mg - 960 ml
Giuliana Altieri
Assistente
Relações Públicas
Ogilvy Public Relations, Sao Paulo
Office: +55-11-30249290
giuliana.altieri@ogilvy.com
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

com essas informacoes estarei mudando todo o meu modo de alimentar