Citronela – planta que combate o mosquito da dengue

* Nome Científico: Cymbopogon winterianus
* Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus
* Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus)
* Família: Poaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Ceilão, Índia, Java.
* Ciclo de Vida: Perene
* Indicações: Repelente de insetos, aromaterapia em casos de nervosismo, ansiedade, agitação.
* Propriedades: Calmante, bactericida, carminativa, repelente de insetos.
* Partes usadas: Folhas e colmos.

Características:
1. Funciona como controlador biológico do Aedes aegypti.
2. Lembra a erva cidreira, mas que tem resultados bem diferentes.
3. Pode ser cultivada em jardins e vasos nas entradas das portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50m2.
4. A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão.

Terezina

A Prefeitura de Teresina, que em parceira com a Ong + Vida, no projeto Verde Que Te Quero Verde, faz a doação de duas mil mudas de citronela. “Esta espécie funciona como repelente natural, ou seja, o plantio destas mudas é uma alternativa de baixíssimo custo e de nenhuma agressão à saúde da população para diminuir o aumento do mosquito da dengue”, afirma João Freitas Filho, coordenador da Ong. Lá, a Prefeitura fica responsável pela escolha dos locais onde serão plantadas as mudas de citronela. As regiões com maior incidência de pessoas com Dengue terão prioridade no plantio destas espécies. “Vamos iniciar agora este plantio e em dois anos poderemos observar a redução considerável da Dengue na cidade. Esta planta é muito usada em jardins e canis, principalmente em períodos chuvosos, época de reprodução do mosquito”, enfatiza o coordenador da + Vida. Outros municípios, a exemplo de José de Freitas, também aderiram a esta alternativa e começaram a plantação de citronela com o objetivo de evitar o avanço da Dengue.

Folha de Fernandópolis – Tatiana Brandini

André Luiz Lemos Oliveira, professor de agricultura da escola municipal Melvin Jones, que funciona no mesmo terreno do Viveiro Municipal, conta que a utilidade da planta como repelente é comprovada cientificamente e indica que não é difícil fazer a popularização da citronela em Fernandópolis, desde que haja programa específico para isso. “Temos algumas moitas para apresentarmos aos alunos entre as diversas plantas medicinais que cultivamos aqui, mas a citronela se desenvolve fácil e cada moita tem inúmeras mudas. Vale a pena investir na idéia”, sugere o professor. Para quem não gosta dos repelentes industrializados, a citronela é uma saída para o consumo a preços justos, já que a muda custa cerca de R$2,50 nos viveiros particulares.
A citronela é parecida com a erva cidreira, mas não pode ser ingerida. A grande vantagem é repelir qualquer tipo de mosca em 50m2.

A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas utilizações repelentes.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras. A essência de citronela é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes, aromaterapia, desinfetantes e armazenagem de alimentos. O uso do óleo essencial diretamente sobre a pele pode provocar irritações. O bagaço de citronela pode ser utilizado na alimentação animal. Diz-se também que repele gatos de hortas e canteiros.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.

Citronela

Segundo o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, o local de plantio da citronela deve ser favorável ao vento, para espalhar o odor que espanta o mosquito. “O ideal é que se plante cada muda a um metro e meio de distância da outra em terreno com bastante sol, de preferência nos pontos mais propícios a presença de mosquito, entre eles o da dengue”, disse Maia.

Unindo esforços, podemos “quebrar” o elo da dengue. O mosquito aedes aegypti vai continuar existindo, mas, sendo poucos, não haverá a transmissão do vírus.

Planta vai ajudar no combate à dengue?

Maringá – 18/04/2008

Já está em fase de testes um projeto que visa utilizar a citronela para combater a dengue em Maringá.

O programa feito em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação já confeccionou produtos como sabonetes e velas feitos com a planta e será aplicado nas escolas de rede municipal em breve. Os testes já foram feitos pela farmácia de manipulação da Secretaria de Saúde e as orientações de como fazer os produtos serão passadas essa semana para a Secretaria de Educação que também deve orientar os alunos a cultivar a citronela no quintal das escolas e das casas. A citronela é uma planta da família das Gramíneas, cujo odor cítrico pode repelir alguns insetos e através de um processo de vaporização, pode-se retirar um óleo que é usado na fabricação de diferentes produtos.

A prefeitura de Palmas distribui CITRONELA – 5/05/2008

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Semact), fará a distribuição de mudas da planta citronela. A previsão é de repassar um total de 3.000 mudas da planta.

A idéia de difundir o cultivo da planta surgiu da agente de saúde do Ambulatório Evangélico de Palmas, Ana Macharet, que com o apoio dos secretários das respectivas pastas, Samuel Bonilha e Sadi Cassol, poderá colocar em prática a iniciativa e assim contribuir com o combate à dengue na Capital.

A citronela é uma planta aromática e com alto poder repelente, cujas folhas exalam um cheiro capaz de afastar insetos. O poder tem uma razão química: a planta apresenta mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos. Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Os efeitos da citronela podem ser aproveitados no corpo, nos ambientes e no jardim, como repelente ecológico.

Concluída formulação de sabonete contra dengue com essência de citronela

08/05/2008 13:19. Redação

Crédito: Divulgação Produto é feito com essências de plantas como citronela e capim-limão

Está concluída a formulação de um sabonete repelente, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que poderá se tornar uma importante arma para o combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti), que também transmite a febre amarela.

O produto, cujo efeito dura até seis horas sobre a pele humana, foi criado a partir de uma mistura de glicerina, obtida em óleo de cozinha reciclado, com essências naturais de plantas como o cravo-da-índia, citronela e capim-limão, essas duas últimas nativas do Brasil. A fórmula conta ainda com outras substâncias químicas, que ajudam a aumentar o tempo de ação do produto.

“Apesar de ter uma ação comprovada contra o Aedes aegypti, que foi o foco dos estudos, o sabonete conta com grande possibilidade de ter ação repelente contra outros vetores. O objetivo agora é ampliar os testes de sua eficácia contra insetos que transmitem outras doenças humanas e animais”, disse Edmílson José Maria, coordenador da pesquisa e chefe do Setor de Síntese Orgânica do Laboratório de Ciências Químicas da Uenf, onde o sabonete foi formulado.

O processo de obtenção de patente do produto junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) teve início, assim como o pedido de aprovação da formulação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com José Maria, a eficácia do sabonete foi comprovada em testes com cobaias e humanos. “Para verificar sua atividade repelente e seu tempo de ação, primeiramente aplicamos o sabonete em camundongos, que ficaram em contato com mosquitos Aedes aegypti. Esses insetos são criados em cativeiro no laboratório a partir de uma linhagem que não tem o vírus da dengue, fazendo com que as gerações posteriores do mosquito também não desenvolvam a virulência”, explicou.
Nos testes em humanos, o produto foi aplicado na mão e no antebraço de voluntários da universidade. “Em seguida, inserimos os braços dos voluntários, sucessivamente em um período de seis horas, em gaiolas cheias de mosquitos para verificar se haveria algum tipo de contato dos insetos com a pele, o que não ocorreu”, afirmou.

“Fizemos ainda uma contraprova, em que a mesma base do sabonete sem as substâncias repelentes foi aplicada. Seguimos a mesma metodologia e identificamos um alto número de pousos dos mosquitos na pele dos voluntários”, completou.

População vulnerável

José Maria explica que a criação de um repelente em forma de sabão surgiu da idéia de disponibilizar um produto economicamente acessível à população carente das grandes cidades que não têm acesso a ferramentas mais sofisticadas de combate à dengue.

“Como o acesso da população aos repelentes convencionais é restrito, devido ao seu custo elevado, nosso projeto vem ao encontro dessa questão social. O sabonete ainda não tem preço definido, mas certamente terá baixo custo”, disse.

O foco na população carente se justifica, segundo o professor, pelo fato de ela estar mais exposta à transmissão da doença nas grandes cidades. “Essa população normalmente vive em áreas nas quais os alagamentos são mais constantes e o saneamento básico é mais precário, além de muitas vezes não ter condições de comprar repelentes elétricos ou de instalar telas de proteção nas janelas”, apontou.

“O período de seis horas de atuação do sabonete é o tempo médio em que uma criança, por exemplo, sai de casa usando o produto, vai até a escola e retorna à sua residência”, disse. A intenção, em um primeiro momento, segundo o pesquisador, é disponibilizar o produto a órgãos públicos ligados à saúde do Rio de Janeiro.

Para isso, a equipe da Uenf está atualmente trabalhando, com financiamento da própria universidade, na produção de um lote de mil unidades do sabonete para enviá-lo aos poderes público municipal e estadual, que deverá repassar o produto à sociedade.

“A previsão é que até o fim deste mês estejamos com esse lote pronto. Também estamos em busca de parcerias com a iniciativa privada para a fabricação em larga escala e comercialização do produto”, sinalizou.

Campos dos Goytacazes, que abriga o campus da Uenf, é a terceira cidade do Estado do Rio de Janeiro em número de casos de dengue registrados em 2008, ficando atrás apenas da capital fluminense e de Nova Iguaçu. “De janeiro a abril deste ano, houve aproximadamente 6 mil casos da doença em Campos dos Goytacazes, com 16 óbitos registrados”, disse José Maria.

Fonte: Agência FAPESP

Plante Citronela e livre seu lar da DENGUE!!

Citronela: (cymbopogon nardus) ou (cymbopogon winterianus)
Plantar em solo fértil e úmido, em pleno sol, a planta não vai bem na sombra.

Divisão de touceiras em qualquer época do ano; quando não há chuvas, regar 4 vezes por semana. Espaçamento entre as mudas, 1 metro; replantio, a cada 3 anos.

Não confundir com capim cidreira, a citronela tem as folhas maiores e o cheiro mais intenso, lembra eucalipto citriodora. Deve ser plantada em local ensolarado e ventilado. Com o calor e o vento, o cheiro se espalha e espanta os insetos. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, em canteiros ou como bordaduras em áreas grandes. Protege as outras plantas, repelindo as pragas, em pomares, hortas, jardins. Diz-se que também repele gatos de hortas e canteiros.

Podem fazer um chá para limpar o chão, parapeitos de janelas, balcões.
É só para desinfetante, a pessoa não deve ingerir.

Para fazer o desinfetante, picar as folhas e guardar em vidro escuro com álcool, durante 21 dias. Duas vezes ao dia, mexa o produto, chacoalhando levemente. Depois, diluir 3 colheres (sopa) em 1 litro de água e passar no chão.Todas folhas que vão secando nas moitas, corte com uma tesoura, faça picado e coloque no álcool, não jogue fora. Existem velas, sabonetes, essências, desinfetantes, de citronela em supermercados.

Buscar na natureza a solução ecologicamente correta na luta contra moscas, pernilongos e vários mosquitos transmissores de zoonoses, como: dengue, malária, febre amarela, leishmaniose e outras. Tem Sanol-Dog-Citronela,nos supermercados, na seção pet, tem essência de citronela Nogueira-repelente, óleo de citronela, várias marcas, desinfetante Tot-citronela, velas, sabonetes, tem vela de Andiroba, também é ótima. Passar perfume nas pernas, braços e orelhas, também serve. Deixar uma vasilha de ½ litro com duas gotas de essência de citronela no canto do quarto, o cheiro permanece à noite e o mosquito não se aproxima.

Se todo mundo usar citronela dentro de casa, o hóspede indesejado (aedes) não terá lugar para ficar (o mosquito odeia o cheiro que para nós é agradável).

Um repelente seguro para saúde humana e animal.

Mas, só faça uso Externo, cuidado!!

Fale com os outros, desses benefícios! Faça a sua parte!!!

Municípios que já fazem uso da citronela

Fernandópolis-SP, Teresina-PI, Contagem-MG, Aracaju-SE, Lins-SP, Resende-RJ, Lagoa Santa-GO, Bananeiras-PB, Maringá-PR, Campos de Goytacazes-RJ, Votuporanga-SP, Palmas-TO, Acorizal-MT.

Material enviado por Ioshiko Nobukuni.
nobukunister@gmail.com.




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Parabens por este artigo.

Gostei do artigo sobre a citronela.Tenho interesse sobre a planta,pois pretendo plantar na minha chácara.

A mobilização da sociedade é muito importante. A responsabilização de todos os gestores envolvidos é essencial, claro, mas é fundamental que a população também assuma sua parte no combate ao mosquito, na prevenção de possíveis criadouros de larvas, na limpeza de terrenos, na denúncia daqueles domicílios que não permitem a averiguação”, enumerou.

Eu,
Também, ensinar as pessoas a bater no mosquito com as palmas das mãos, ou com a raquete, aqui em casa estamos atentos, já pegamos muitos mosquitos rajados dessa maneira. Funciona!!

estou com dificuldade para achar muda da dita cuja, Nome Científico: Cymbopogon winterianus
* Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus
* Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus)no Rio de Janeiro se puder me digam onde comprar. obrigada Scheyla.

Olá,parabéns e obrigada.Estava a procura de informações sobre a citronela e achei aqui importantes revelações,adorei,trabalho na área de jardinagem e usarei em casa e indicarei aos clientes a incorporação da planta nos jardins,para benefício de todos, combatendo os insetos indesejáveis,que fica muito mais fácil e menos trabalhoso.Tenho também problemas com cães e gatos, a citronela usada em doses mais fortes seria a solução p/ afujentá-los dos canteiros, faria mal sua utilização??
É possível me responder sobre como pode ser usada,
Grata, rose

Tenho cinco cachorros de porte pequeno, todos criados dentro de casa. Depois que passei a usar citronela na limpesa da casa o ar tornou-se respirável, agradável, sem insetos. Mesmo na asssepsia dos cães, uso citronela, com resultados perfeitos.

Importante informação, a população precisa saber. A partir deste momento, serei um pesquisador e grande divulgador deste tão importante repelente natural. “Citronela”.

Abraços

Geraldo

Gostaría de Saber como conseguir mudas de citronella para plantar no nosso sitio.Moramos em Brotas,interior de Sao Paulo.Obrigada

Delia Mabel Alonso: procure citronela nos viveiros e floriculturas. E tb.passe Sanol-dog-citronela, nos pisos, quintais, ralos, vasos de banheiro, tem muitos produtos feitos dela,essências, desinfetantes, velas, sabonetes,óleos, de várias marcas. Um médico inventou armadilha mortal para aedes aegypti.Já está patenteda e breve teremos nos mercados.
nobukunister@gmail.com

Achei otimo esse artigo, só gostaria de saber aonde compra as mudas, moro no Rio de Janeiro. Obrigada

Dengue, Anvisa
Remédio contra dengue
In Ciência & Saúde on 12/02/2009 at 1:18 PM
Anvisa registra composto homeopático feito com veneno de cobra que facilita recuperação da doença e ajuda a preveni-la
João Ricardo Gonçalves
Rio – Já está à venda nas farmácias do Rio o primeiro remédio que ajuda a combater os sintomas da dengue. Trata-se do Proden, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim do ano passado. Segundo o médico que desenvolveu o medicamento — um composto homeopático que tem em sua composição veneno de cascavel — testes mostraram que o remédio facilita a recuperação da doença e ajuda a preveni-la.
De acordo com o registro da Anvisa, a versão em comprimidos do Proden ameniza os sintomas da dengue e pode ser comercializada sem receita médica. “Ela não causa efeitos colaterais e reduz muito o tempo de recuperação dos doentes”, explicou o farmacêutico Ezequiel Viriato, do Laboratório Homeopático Almeida Prado. Ele faz um alerta: “Não significa que as pessoas com sintomas devem deixar de ir ao médico e parar de combater o mosquito”.
O remédio foi desenvolvido pelo pesquisador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e médico Renan Marino. A idéia de fazer o composto surgiu durante uma epidemia em São José do Rio Preto, onde pacientes que haviam contraído os tipos 1 e 2 da dengue estavam pegando o tipo 3. “Os sintomas são semelhantes, embora em intensidades diferentes”, disse Marino.
O DIA ONLINE

Para Rose Dieke: Nos canteiros, basta plantar a citronela, ela fica bonita e espanta qualquer bicho. Produz muitas folhas, q vc.pode colher e usar.Pode fazer o chá e lavar quintais,pode deixar em alcool, também, pode amassar uma folha e colocar na portas e janelas, nos cômodos, a folha amassada cheira bem, e é agradável.

Para Scheyla: a mesma resposta que dei a Delia.
Abraços.

Delia Mabel Alonso: procure citronela nos viveiros e floriculturas. E tb.passe Sanol-dog-citronela, nos pisos, quintais, ralos, vasos de banheiro, tem muitos produtos feitos dela,essências, desinfetantes, velas, sabonetes,óleos, de várias marcas. Um médico inventou armadilha mortal para aedes aegypti.Já está patenteda e breve teremos nos mercados.
nobukunister@gmail.com

Dengue – Manuseio Correto da Armadilha Adultrap
Quem estiver usando esta armadilha e acha que não deu certo, aqui vão umas dicas: coloque apenas água de torneira como atrativo, troque a cada semana. A armadilha deve ser colocada no chão, em área coberta, atrás de vasos de plantas, sempre em lugar meio escuro.Observar de manhã, e à noite. Borrifar água, cedinho, e pelas 16 horas(antes da hora que os mosquitos saem), eles são atraídos pelo cheiro da água. Se tiver algum mosquito e quiser tirar de dentro, use um saco plástico grande o suficiente para abrir a armadilha dentro dele. Coloque um braço dentro, mas deixe a boca do saco bem seguro no braço, que o mosquito é esperto, ele tenta escapar pela boca do saco. Se não tiver prática, deixe os bichos na armadilha mesmo, que eles morrem em um dia. Se você é ágil, abra a tampa da Adultrap, o mosquito sai para o saco. Eu consigo faze-lo voar para um dos cantos e amarro o cantinho do saco, com aquele araminho de saquinho de quitanda. É que eu guardo os mosquitos dentro de um vidro com álcool, como troféu. Se quiserem, podem esmagar o bicho dentro do saco, mesmo. Já capturei 69 aedes na armadilha e 66, bati com a mão e com raquete. Seriam 60.750 futuros aedes que não nascerão. Venho registrando desde abril 2008. É que quase não tinha mosquito. Mas, agora, com a chuva, a freqüência está aumentando, de 2 a 4 por dia. Agora, com a nova administração, a freqüência de mosquitos está diminuindo, só aparece, e não todos os dias.
SOBRE A CITRONELA
Plantar citronela e cruzar os braços é como colocar cerca elétrica e esquecer a porta aberta. A citronela solta cheiro quando a gente joga água, ou, quando está ventando. Ela é muito eficiente, fazendo bordaduras em pomares, hortas, casa de chácara. As moitas ficam enormes, aí, sim, funciona. Mas, plantar alguns vasos, e deixar em um lado só, não resolve o problema. Ela não cresce muito como no chão. Ajuda, sim quando estiver ventando, quando se joga água, também, pode-se apanhar folhas, esmagar com as mãos e colocar nas portas, janelas, nos cômodos, pode-se fazer chá dela e passar no chão. Eu faço tintura, deixo as folhas picadas dentro de álcool, durante 21 dias, em local escuro, agito a mistura 2 vezes ao dia. Diluo na água e jogo nos ralos de banheiros e de quintais. A citronela produz muitas folhas, pode ir cortando as que vão secando em volta da planta. Mas, quem não tem tempo, o melhor é comprar em supermercados, tem o produto pronto. Tem SANOL-Dog citronela, na seção Pet, tem desinfetante TOT-citronela, tem óleo de citronela, várias marcas, tem repelente NOGUEIRA-essência de citronela, todos para usar nos pisos, ralos, banheiros, quintais. Também, colocar uma vasilha com ½ litro de água, pingar 3 gotas da essência e deixar nos cômodos, renovar a cada 6 horas, é uma boa medida. O óleo de citronela, usei spray da marca ALVO, mata barata também, é fulminante. Uma amiga, carrega spray no carro, já aconteceu de entrar um aedes no carro, aconteceu comigo também.

vou para salvador e estou apavorada com a dengue,usando repelente de citronela estou protegida?

Usem armadilhas: TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico,fiz o teste e atrai,(antes de picar as pessoas) captura e extermina, mesmo!Vejam na Internet que tem os detalhes. Apropriado para residências e escritórios.Tem a Adultrap, feito de plástico reciclável,manual,atrai a fêmea para oviposição,só que depois de sugar o sangue das vítimas,eficiente,mais barato e durável,própria para ir a campo,nas fábricas,onde tem poeira.Tem a BG-Sentinel,estão testando em Manaus,adequado para agentes da dengue,deveriam fabricar na oficina.Já chegou nas farmácias PRODEN,medicamento homeopático para combater os sintomas da dengue,evita a hemorrágica.
nobukunister@gmail.com

tenho um toiceira de citronela no meu quintal, e gostaria de saber como usar a planta como efeito repelente, tanto no cachorro como para as pessoas? é feito um chá? ou algo assim?

obrigada! aguardo resposta
vilma

GANHEI UMA MUDA DE CITRONELA , MAS ELA É COMPLETAMENTE DIFERENTE DESSA QUE SE PARECE COM CAPIM LIMÃO . O CHEIRO DELA É MUITO FORTE E AS FOLHAS MAIS SE PARECEM COM UMA MÃO QUE COM CAPIM … E SÃO ASPERAS . SERÁ QUE TEM O MESMO EFEITO QUE A TRADICIONAL ?

ABRAÇO !

GENILSON “BANDA CARRASPANA”

oi! onde consigo sementes ou mudas em salvador. obrigado

Estou iniciando plantio de mudas de citronela,com a finalidade de repelente natural, pois estou me mudando para um sítio(5 mil metros quadrados) em Maricá-RJ, situado no cinturão verde do Parque Estadual da Serra da Tiririca, para minha proteção e laboratório de ensaio para a mSecretaria Municipal de Saúde de Máricá. Trabalhei MUITO nas epidemias de dengue em nosso estado(RJ), com média diária de 50 atendimentos, também em Municípios vizinhos(por um período de 120 dias!!!(sou clínico geral),UM ABSURDO de morbidade para a população. Gostaria de saber o peso aproximado de folhas e a quantidade de álcool eficaz para a produção do “chá de citronel”, pois me parece ser de uma utílidade maravilhosa para a população devido ao baixo custo, facilidade de uso. Obrigado!!
José Luiz
Obs: Parabéns aos pesquisadores envolvidos neste estudo, pois sou testemunha do malefício da DENGUE !!!!!

Alguém sabe como posso conseguir pernilongos e borrachudos de cativeiro?

Parabéns
como é bom saber que realmente existem pessoas fazendo essas pesquisas. Como posso encontrar muda de citronela quero mudas para cultivar no jardim.

uso ochá da citronela para descontole intestinal fico boa na hora esta com diareia tome o chá que fuciona alda guimaraes

Gostaria de saber se existe alguma forma de estrair oleo e ou essencia de citronela sem utilizar alccol, pois gostaria de ajudar um progeto de recuperação de drogados e alcolatras, cujo local existem mosquitos mas não podemos de forma alguma utilizar nada que contenha alccol, desde ja, muito obrigado

Fiquei fascinada com tudo.Já vou atrás das mudas de citronela, o desinfetante Tot-citronela já havia comprado ontem, antes de ler essa matéria.Já vou mandar minha irmã e o meu cunhado comprar mudas de citronelas em Recife, porque os meses de inverno aparecem muitos pernilongos por lá, vou avisá-los para se preparem antes do inverno chegar. Obrigada

Gostaria de saber se a citronela afugenta aranhas também, tenho trauma de aranha…

Tenho citronela no meu quintal.Gostaria de saber como usar como repelente.Tem que colocar no alcool ou pode ser agua mesmo? Obrigada e tenha-me por parceira na extinç~~ao da dengue.

Olá,

Boa tarde.

Alguém poderia me informar como conseguir muda ou semente da citronela??

Grato.

Nem posso acreditar que encontrei este tesouro!!!Tenho muitos parentes em Caraguatatuba e vou indicar este site para todos; pois eles tem a planta em seus jardins e nao sabiam do tesouro que possuem. Grato por este artigo e viva nosso Brasil que tem uma imensa farmacia natural de plantas. Americo Dalbelo Filho.

Parabéns pelo excelente trabalho de utilidade pública. Na verdade o combate aos insetos, principalmente ao mosquito transmissor da dengue, além de responsabilidade dos governantes, é também uma questão de consciência de todos. Todos nós precisamos fazer a nossa parte. Me desculpem os que vestirem a carapuça, mas há muita gente extremamente relaxada, que não se preocupa com o mínimo de higiene, se prejudicando e aos outros também. Os produtos e as formas de utilização existem, como a citronela e suas mais variadas aplicações. Mãos à obra pessoal!

adorei saber sobre a citronela e copiei o desinfetante e o oleo fico muito grata……miriam

Achei muito interessante este artigo sobre a citronela. Pretendo cultivar em larga escala

Parabéns a matéria está ótima, para mim que quase perdi um filho de 7 anos com dengue hemorragica, vou plantar cintronela
e dar preferência aos produtos com citronela, aqui em Salvador nunca vi vendendo sabonete de citronela, mas vou procurar.

Adorei o trabalho de vocês. Moro numa região com uma grande quantidade de mosquito. Gostaria de plantar no meu quintal algumas mudas do capim citronela. Como faço para comprar a semente ou a muda, Moro na Bahia. Já procurei em sites, mas não consegui. Me ajude.

Que maravilha de artigo! Como é bom quando são feitas estas descubertas de recursoa naturais para resolver problemas de pragas ou qualquer coisa desse tipo, ótimo!
Eu moro na região Centro Oesta, MT. e nunca ouvi falar dessa planta, mas fiquei muito interessado pela mesma.
Será que vocês podem me ifofmar se a citronela produz sementes? Senão, como posso coseguir mudas?
Se puderem me dar uma resposta desde já eu agradeço, mas de qualquer maneira, parabens pelo vosso trabalho.
Um grande Abraço!!!
Marino.

oi estava dando uma olhada nas fotos da planta citronela e nao coincide com a planta que eu tenho em casa… plantei ela como citronela porque foi as sementes que ganhei no sinaleiro, estava em pacotinho com a foto da planta mas é completamente diferente da foto que eu vi. vou mandar pra voçes a foto da planta que eu tenho em casa pra saber qual é a planta que eu tenho plantado

Oi tudo bem? Sou usuária da citronela e gosto muito como esta planta age como repelente. Tenho uma filha alérgica que não pode ter muito contato com o inseticida comum. Então experimentei a essência da citronela misturada com ácool em um borrifador e foi incrível não fica nenhum mosquito. No verão uso direto.

Bom dia

Parabéns pela matéria, moro na cidade deSão Sepé-rs, gostaria de comprar semente de Citronela, onde encontrar.
Desde já agraceço pela atenção.

a planta citronela espanta mesmo as mosca ?
tipo assim de uma padaria que tem muitos dece ….

eeu tenha as muda da cintronela

agradeço ha vcs pela dica dessa planta,maravilhosa,moro em florianopolis fui numa floricultura e comprei 4 mudas hoje minha espolsa,plantou e vamos espantar esse voadores rsrrss tenhao um otimo dias.obrigado.

Sou prodututor de essencia de citronela aqui no estado do rs tenho uma area de 130 eh plantada, tenho destilaria propia e vendo a essencia para todo o brasil, meu tef;005599643639

SITE CITRONELA.COM.BR TEM VÁRIOS PRODUTOS A VENDA PELA INTERNETE, INCLUSIVE AS MUDAS PARA PLANTIO EM CANTEIROS E VASOS, ACHEI O PREÇO ÓTIMO.ESTOU USANDO AS VELAS QUE COMPREI EM UM SUPERMERCADO EM MINHA CIDADE, PORÉM ACHEI CARO, AGORA COMPRAREI PELO SITE. ACHEI TAMBÉM UM ABAJUR DIFUSOR PARA COLOCAR ÓLEO OU ESSENCIA E PODE FICAR LIGADO A NOITE TODA SEM RISCO. A VELA POSSO DIZER QUE É MARAVILHOSA COMO REPELENTE E FUNCIONA MESMO. VOU EXPERIMENTAR O ABAJUR DIFUSOR, AGORA ESTOU PESQUISANDO SE USO COM ESSÊNCIA OU ÓLEO DE CITRONELA, ALÉM DA EFICÁCIA TAMBÉM PODE SER USADO PELOS ALÉRGICOS E CRIANÇAS.QUEM QUISER TROCAR EXPERIÊNCIAS SOBRE CITRONELA SOLICITO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU EMAIL reginaestelapinto3000@yahoo.com.br

Boa tarde!o site me esclareceu várias dúvidas sobre a utlização da citronela.
Moro atualmente numa cidade(S.João de Merití-RJ) que tem muito pernilongo e como sou alérgica a quase tudo , busco alternativas para repelir esse inseto daninho a minha saúde tb.Mas gostaria de conseguir uma muda e difundir akí no bairro o plantio dela, como posso conseguir? já estou fazendo isso com mudas de piretro(da piretrina)porém fiz testagem alérgica e a esse tenho alergia.Obrigada se puderem me ajudar.

Moro no Rio, gostaria de saber onde encontrar a Citronela.
Fico muito grata.

tenho alguns pes de citronela em meu sitio no interior de sao paulo.gostaria de iniciar uma produçao p fins comerciais e vender as folhas , como faço p entrar em contato com produtores de oleo de citronela.

Que informações valiosas tive ao ler as indicações de Citronela nesse site.Quando alguem me falou dos efeitos maravilhosos dessa planta,fui logo procurar mudas para tambem ter em casa.Consegui as mudas na cidade de Biguaçú -SC numa floricultura na BR 101 ,só que nao me lembro do nome.Pra quem vem de Curitiba x Florianópolis fica do lado direito da BR 101 em Biguaçú-sc Lá, eles vendem todos os tipos de mudas de flores,arvore de sombra,todas as espécies de folhagens, etc. e mudas de Citronela.Vou seguir as receitas passadas nesse site e tambem vou divulgar aos meus conhecidos os ótimos efeitos dessa planta e tudo que é feito com ela.Obrigada a todos que deram os seus depoimentos.Feliz Ano novo a todos.

Neusa B. Dos Santos

´Tenho citronela no meu jardim. Faço o chá e passo no chão da minha casa.É uma maravilha !

Sou distribuidor no Rio de Janeiro de produtos a base de citronela.
Tenho desinfetantes,velas,sabão líquido,Eliminador de odores,Spray Ambiente.
Linha Humana
Linha Veterinária
Preço Atacado e varejo
(21)3703-9051
(21)9465-7371

tenho divugado que o platio de citronela em pontos extrategicos da casa (mesmo em vasos), pode evitar a ploriveração do mosquito da dengue.Tenho 4m²de terra no meu quintal e 3 pé da planta porem não sei quando nem com podr.Você pode me Ajudar a eu melhorar e ajudar na informação do cutivo dessa planta? Obrigado.

Moro em Jacarepagua e vi muda num sitio, na Estrada de Pau Ferro. Estou procurando na regiao de Vargem Grande, ganhei uma muda e amigos querem tambem.

gostaria de opiter mudas grato

eu tenho moita de citronela em minha granja e eu nao sinto esta proteçao de 50m2.como ha muita grama,nao sei se e isso, ha mosquitos e borrachudos. sera que a citronela nao esta num lugar adequado? voce poderia me ajudar? att lucinea

Bom dia a todos, alguem pode me dar a dica de onde comprar mudas da citronela aki no Rio de Janeiro.
A coisa tá feia, e lá em casa tá cheio de mosquitos, espero que não sejam da DENGUE.
Aguardo, brigadão.
Dolores

Gostei muito deste artigo,é de tamanha importancia gostaria de saber onde encontrar muda grato.

Estou com dificuldade para achar muda da dita cuja, Nome Científico: Cymbopogon winterianus
* Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus)no Rio de Janeiro se puder me digam onde comprar. obrigada J. Lins.

gostariia de saber oo enontrar udas de citronelas, esta planta e (a haaada apim santo) que outro nome tem em salvador.

depois de tantas informações faltou a principal,onde encontro essa planta, de nome simples e tão dificil de achar..
alguém tem essa informação? CITRONELA DE JAVA
mais por favor que seja em são paulo. capital obrigado

Eu moro em Paranapanema São Paulo gostaria de saber como conseguir mudas de citronela. gostei muito dos comentários relacionados ah planta OBRIGADO pela atenção

MORO NA BAHIA,ILHA DE ITAPARICA LOCAL DE MUITOS INSETOS GOSTARIA DE COMPRAR MUDAS DE CITRONELA,ONDE CONSIGUI-LA

tratándose de un remedio natural y eficiente en que se puede hacer uso sin perjudicar el medio ambiente, como de poder hacer uso para otros productos para el uso humano, considero muy positivo las ideas dadas en este artículo. Por mia parte me considero muy afectado por los mosquito en general ya que mi olor de mi cuerpo atrae los mosquito, en cualquier lugar en mia persona ande,agradezco al señor Loshiko Nobukuni por sua reportage. chile.

Gostaria de comprar mudas de citronela,como faço.Obrigada..

onde posso conseguir esta planta ,moro no sul .

estou muito preocupada com a dengue ,

preciso fazer alguma coisa para me proteger a mim e as pessoas que moram perto de mim .

um abraço

A citronela é uma maravilha! Tenho muitas mudas no sítio… meus amigos me deram a ideia de vendê-las a preços módicos. Os pedidos são inúmeros e consigo atender a todos, pois tenho muitas touceiras. Se houver interesse de alguém, entre em contato por e-mail.

Gostei muito de saber sobre a existência dessa planta. Ví pela primeira vez, em uma reportagem apresentada no Jornal Hoje TV Globo: dia 16/04/11
Areportagem foi feita em Terezina-PI.
Eu tenho um sitio vou corré atraz de mudas, lá tem muinto mosquitos pernilomgo.

Celso Elias Nogueira Lopes
Bacabal-MA. 18 de Abril de 2011

Moro em Caxias do Sul, e gostaria de saber aonde compro uns pés de citronela.
favor enviar e-mail para;
gelibesa@hotmail.com

Quero comprar Oleo de citronela e muda da citronela
78511008

Gostei muito deste artigo e das informações contidas nele, sou presidente de uma associação de produtores rurais e pretendemos desenvolver um projeto desse em parceria com a prefeitura no combate ecológico da dengue e como um projeto alternativo de geração de emprego e renda extraindo o óleo para a indústria farmacêutia. gostaria de mais informações de como extrair o óleo. Desde já nossos agradecimentos.

Para quem não conhesse a planta ela é iguau a moita de capim limão so que o cheiro é diferente

moro no rio grande do sul onde consingo as mudas ou sementes de citronella

achei maravilhoso tudo q li sobre os efeitos da citronela e gostaria de saber onde posso conseguir as mudas para plantar moro em olinda-pe agradeço se poderem me ajudar

eu quero saber pra que serve sitronela

gostei muito do que li, a tempos queria algo para combater muriçocas em casa, agora já sei o que fazer, parabéns e obrigado

Olá! Eu li o artigo CITRONELA UMA PLANTA EFICAZ NO COMBATE À DENGUE de Elisabete Aparecida Valério*, Marli Aparecida Defani** e gostaria utilizar em minhas pesquisas, mas não encontro ano de publicação, se foi publicado e todas as informações adicionais que puderem me passar. Preciso para a bibliografia. Gostaria muito que me ajudassem. Desde já agradeço.
Giselle Sanches (Estudante do curso de Química Industrial da FATEC Senai Roberto Mange)
gisa_san08@hotmail.com

gostaria de receber mudas e difundir esta matéria em minha cidade (rio verde-go)

Olá adorei a idéia de sabonete de citronela, os repelentes custam muito caro, e cças precisam de cuidados, nao podem usar qualquer tipo !!! tbém gostaria de comprar mudas, alem de adorar plantas seria muito útil
obrigada angelica

Boa tarde a todos, adorei o artigo sobre a citronela.Tenho interesse sobre a planta,gostaria de saber onde encontrar, alguém pode me ajudar?
Aguardo respostas. Obrigado.
Maria de Fátima

Os comentários estão encerrados.