Cuidado: o narguilé é tão ou mais prejudicial do que o cigarro

Médicos alertam que a nova moda entre os jovens é perigosíssima.

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguilé; e é aí que mora o perigo. Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Começou com uma novela, logo após bares e restaurantes aderiram à onda para agradar os clientes, assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial, usualmente de com melaço – um subproduto do açúcar. Alguns dos sabores mais conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.

Ele funciona quando é aspirado via um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Esta desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Segundo o dr. Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguilé causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem devida esterilização, como já avaliado. Frise-se, aliás, que é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

 

Efeitos à saúde

Também conhecido como hookah nos países de língua inglesa, ou por shisha no norte da África, o narguilé pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que cinqüenta tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.

Recentes estudos, inclusive contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que pode durar entre vinte minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros, sendo consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável; dessa forma, inala-se maior quantidade de toxinas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode até causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguilé é evitar o uso e não aspirar a fumaça”, alerta o dr. Sérgio.

 

*****

Acontece Comunicações e Notícias

Juliana Sato ou Mônica Kulcsar
Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873-6083 / 3871.2331
acontececom4@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Muito interessante mesmo….
devia ser mais digamos assim,”ALERTADOS”,sobre o mal QUE O NARGUILE pode vim a causar..
Pois nao deixa de ser “tabagismo” e proibido para menores de 18 anos.
deveria ser mais divulgado em meios de comunicação de todas as formas para que esta informaçao chegue a todas as classes.assim previnindo doenças,tais como as que o dr. José Eduardo Delfini Cançado, (Presidente da SPPT),adverte no artigo…
Parabens MARCOS VINHAL que publicou esse tao importante texto…que vem a ser de tal forma,um comunicado.

Sou mãe tenho dois filhos …estou assustada com essa nova modinha como dizem os jovens..a cada dia vejo amigas e amigos de meus filhos utilizando esse tal narguile …eu ja dei conselhos e resolvi verificar aqui sobre o assunto…sei de caso que os proprios pais compraram para os filhos….acho que esta na hora das autoridades fazerem alguma coisa ….realmente estou indignada a cada dia…

Boa tarde, Eliana

É de se preocupar, sim. Essa prática está virando moda e, em futuro próximo, terá causado muito prejuízo à saúde de nossos jovens. Erroneamente, as pessoas pensam que ela é inofensiva. Publicamos esse artigo justamente para alertar dos riscos do consumo desse produto. Acreditamos que somente com informações teremos como reduzir a expansão dessa “praga”.

Sugerimos que leia nosso artigo para seus filhos e divulgue-o entre os pais dos seus amigos. Não podemos ficar esperando pelas autoridades. Há quantos anos esperamos que os governos se posicionem em relação ao tabagismo e ao alcoolismo? Temos que tomar nossas providências.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

BOM. eu sou uma jovem de 16 anos., e comprei um narguile com a minha amiga nessas ferias. sendo inocente, nao sabia ate agora pouco o mal que poderia me causar. comprei sem inlfuencia de ninguem, mas pela falta de conhecimento do assunto. Agora que estou coencentizada do assunto tratarei d eme desfazer do mesmo, nao tinha ideia de que o narguile é de mesmo efeito que o cigarro ou ate mesmo pior. Os motivos pelo qual irei me desfazer é que alem de nao apoiar o uso de cigarro eu tenho um tipo de alergia a fumaça do mesmo, obrigda pela concientizaçaõ.

abraços

Nossa foi muito bom entrar nesse site,pois,eu estava procurando saber onde vende o narguile,para dar um de presente para minha filha de 18 anos,sem querer achei esse aqui, estou chocadaaaaa,eu cheguei a pensar que era semelhante ao cigarro,mas nunca imaginva o mal que poderia causar..muito boa materia…obrigado e parabens…Ela vai ter que escolher outro presente com certeza…

Meu filho parou de fumar há alguns meses e reparei que ele apareceu com este aparelho,conversei com ele sobre o aparelho e o mesmo me disse que o narguile não é prejudicicial,mas após ler este artigo fiquei preocupada,ele só trocou um cigarro por um narguile quee é mais prejudicial a sua saúde.Gostaria que o governo fizesse campanhas de esclarecimento sobre o mal que atinge nossas casas através do modismo das novelas,e etc

bah eu fui alertado tarde de mais agora ja sou viciado niso eu e meus amigos vamos quase todos os dias fumar narguiles
shuahsuahs falo

abraçooo veio

prejudicial a saude

Nossa foi muito bom entrar nesse site,pois,eu estava procurando saber onde vende o narguile,para dar um de presente para minha filha de 18 anos,sem querer achei esse aqui, estou chocadaaaaa,eu cheguei a pensar que era semelhante ao cigarro,mas nunca imaginva o mal que poderia causar..muito boa materia…obrigado e parabens…Ela vai ter que escolher outro presente com certeza…

bom eu cabei de assistir na tv uma reportagem ke fala sobre isso, ai resolvi pesquisar mais na net…
foi muito bom ter entrando nesse site, esclareceu todas as minhas duvidas…
nunca usei,pois sempre achei ke isso poderia me trazer algum mal..
mas tinha curiosidade de saber o sabor..
parabéns e obrigada por nos alertar, sobre o perigo ke é..

nusssaaa to besta..xd nunk pensei o q narguile fosse taum prejudicial a saúde ..eu tenho um narguile em kza…

fumo d vez em qndu …mais agora vo pensa mais …:p

hein SE puderem me responder uma perguntaa..

QRIA SABER EU JAH TIVE BRONQUITE ASMÁTICA…MAS FAZ TEMPO Q NAUM ME ATACA MAIS…SE EU FUMANDO NARGUILE PODE SER Q VOLTE..?? E TBM VO FAZE FACU D EDUCAÇÃO FÍSICA …SE O NARGUILE PODE PREJUDICAR???

PARABÉNS POR ESTE ARTIGO….VALEU POR NOS ALERTAR..BJ

narguile é prejudicial a saude sim;

narguile pode mesmo ser prejudicial a saude.

Nossa!! eu resolvi ver o q era isso pq vi 3 amigos meus fumando isso mais não achei que era tão perigoso!!!

parabens pelo artigo…e obg por nos deixar ciente desse mal!!!
vlw!!

Olha gente eu só tenho 13 anos…e eu sei ja sei o que é certo e oque é errado,e eu conheço pessoas que fumam narguilé,eu sou contra isso pq eu sei que ñ faiz BEM a saude!!
Por isso eu aconselho a voces a não FUMAR NARGUILÈ…
Pq eu tenho certeza que isso só vai trazer destruição e vai desencadear muitos vicios piores, saiam dessa

eu achei proprio este assunto e um excelente alerta para os oais pois meu filho nao tem ideia do que e e como funciona eu pesquisei o assunto para poder explicar melhor para ele parabens e continue nos informando sobre estes perigos obrigada

Gente nossa nao to acreditando .. nao sabia que isso fazia tao mal assim .. comprei um com a minha colega que inclusive é de menor.. sem nem ao menos saber que fazia mal.. agente compro pq achava massa ve os menins fumando…mais to de cara..esse GOVERNO tinha que alerta a todos MESMO antes que todo os jovens comprem e viciem’ agora dps disso vo fumar menos ele.. mais se eu soubece antes que fazia mau nem tinha comprado. =/
parabens pelo artigo
!

meu filho tem 17 anos e hoje ele chegou em casa falando q havia dado duas tragadas nisso.viemos aqui pesqisar e descobrimos o perigo.diz ele q não ira faser mais isso.ja disse q se fizer qem vai sofrer com as conseqencias e ele

NOSSA ! Não sabia que o ‘Narguile’ fazia tanto mal a saude ! penssava que o cigarro era beeeeeeeeem pior . Faz pouco tempo que começei (com as pessoas da escola) e ja estou sentindo que a minha respiração estranha ! Eu so fumei por causa dos ‘AMIGOS’, e Tambem para entrar na Turma. Depois do dia que eu fumei, todo dia sinto vontade de Fumar de novo. Vou me esforça para parar com isso !

ossa nunca brinque com esse tipo de coisa deve ser oriiiiiiiiiiivellllllllllll

olha só o que essa materia diz

Nossa os jovens veem isso como apenas um vicio normal que ñ faz mal a ninguem. Deveria virar anuncio d jornais de TV pois é muito sério…

Bom meu nome é Caroline mais podem me chamar de Cááh e eu tenho 19 anos começei a fumar narguile agora com meus amigos …
mais não sabia que era tão prejudicial assim p mim o cigarro era bem mais rs…
eu só dou graças a Deus q eu não sou viciada pq tem tantos viciados por aí só q é dificil p jovens largar do narguile eu entendo eles mesmo não passando por isso.. uso só vez enquando.. mais valeu por alertar :D

tenho um filho de 17 anos e que esta na onda do narguile e ele sempre diz que não tem nada a ver mas poesquisando descobri algumas coisas nocivas a saude estou preocupada como devo agir obrigada

hoje vendo sa informação sobre o narguile vejo que o mesmo é prejudicial a saude,não fumo e tambem nunca fiz uso de narguile,mas tenho filhos de parente que usa se faz mal porque não proibi a venda em nosso pais sera que vai precisar alguem morrer primeiro para tomar providencia, e simpres proibe a vendo e puni quem desrrespeita assim e um problema a menos no futuro da saude ,obrigado por este espaço para colocar o meu ponto de vista .

gostarai de saber se faz tanto mal , que eu acredito que faz porque aindaq não foi proibido a venda, na minha opinião não poderia vender nem para maiores de 18 anos, proque afinao quão a diferença de uma pessoa de 10 e uma de 18 anos , não e porque tem 18 que não corre o perigo de morrer . quem inventou isso deve ter matado o pai a soco, nossas crianças estão muito espostas a muitos vicios e modas que dissem que não tem perigo, e e ai aonde morra o perrigo, por favor tomem uma providencia!

tenho uma filha de 19 anos e veio me falar hoje sobre este tal de narguilé, estou preocupada, e não sei o que fazer, ela falou para mim que éra só leite com escencia de hortelá, mais eu li este artigo e estou termendo até os ossos, queria que fosse mais divulgado atravéz dos meios de comunicação, sou leiga neste assunto, por este motivo fui pesquisar, não sei o que fazer, me ajudem.

Os comentários estão encerrados.