Endometriose – conhecendo a doença

A doença acomete quase 5 milhões de brasileiras em idade fértil e tem como sintomas a cólica menstrual muito forte, dificuldade para engravidar e desconforto nas relações sexuais.

Considerada pelos médicos como uma das doenças ginecológicas benignas mais freqüentes entre as mulheres jovens, a endometriose não tem cura, mas o tratamento ajuda a viver melhor. Por isso, o hospital San Paolo investe no diagnóstico como forma e antecipar o tratamento das pacientes.

O diagnóstico é feito através do quadro clínico (sintomas específicos), de exame físico ginecológico adequado (toque vaginal), exames de imagem (como ultra-som trans-vaginal e ressonância nuclear magnética da pelve) e, finalmente, confirmado pela cirurgia laparoscópica, realizada por meio de pequenas incisões.

“Não existe cura para endometriose, é importante que as pacientes portadoras sejam diagnosticadas e tratadas precocemente antes que a doença atinja suas formas mais agressivas”, afirma o Dr. Giuliano Borrelli, ginecologista do hospital San Paolo. “É possível controlar os sintomas através de tratamentos clínicos e cirúrgicos, melhorando muito a qualidade de vida dessas jovens mulheres, mas, para isso, as pacientes devem ser acompanhadas por profissionais capacitados e treinados”, completa o especialista.

O Hospital San Paolo já possui atendimento ambulatorial especializado com esse propósito e vem realizando cirurgias laparoscópicas nos casos de endometriose ovariana e superficial. “Estamos implementando a equipe de ginecologia cirúrgica e solicitando material adequado para que as cirurgias dos casos mais avançados possam ser realizadas também no hospital”, informa Dr. Giuliano Borrelli.

 

Cólica menstrual muito forte não é normal

Entre os sintomas mais importantes da endometriose destacam-se as fortes cólicas menstruais, dores nas relações sexuais, dor pélvica crônica e infertilidade. Para o especialista, as dores na região pélvica e cólica menstrual freqüente são, muitas vezes, os primeiros sintomas da endometriose. “Mas também dores para evacuar e sangramento nas fezes que aparecem ou pioram no período menstrual podem sinalizar o acometimento intestinal da doença, forma mais severa e de difícil tratamento”, afirma o doutor. Da mesma forma que agride o intestino, pode também atingir outros órgãos como bexiga, vagina, colo do útero e ligamentos uterinos.

São conhecidas três formas diferentes de apresentação dessa doença: a primeira delas é a endometriose ovariana, que se caracteriza pela formação de cistos nos ovários (endometriomas). Essa variedade pode estar associada à infertilidade, porém, raramente é causa de dor importante. É considerada pelos médicos como a forma mais comum e que, na maioria das vezes, dependendo do tamanho, deve ser tratada cirurgicamente por meio da remoção dos cistos.

As outras formas de apresentação são a endometriose superficial, em que ocorre uma invasão de até 0,5 cm de profundidade no peritônio de órgãos como bexiga, intestino, colo uterino; e a profunda, que infiltra 0,5 cm ou mais o peritônio desses órgãos. Nesse último estágio os sintomas são mais exuberantes e os tratamentos cirúrgicos mais complexos. No caso do acometimento profundo do intestino, por exemplo, pode ser necessária a remoção de um segmento intestinal para o tratamento adequado.

Nenhum tratamento pode curar definitivamente a endometriose, a não ser a retirada de ambos os ovários, o que teoricamente acabaria com a fonte hormonal que mantém a doença ativa e faz proliferar os focos de endometriose. No entanto, este procedimento não é muito adequado para a grande maioria das portadoras da doença, que são jovens e sofreriam conseqüências danosas com a falta de estrogênio causada pela ausência dos ovários.

Ao perceber qualquer um dos sintomas descritos acima, a mulher deve procurar um ginecologista especialista, com a finalidade de fazer investigação adequada e, principalmente, o diagnóstico precoce, para que possa ser corretamente orientada e tratada.

 

Fonte

Dr. Giuliano Borrelli - Ginecologista do Hospital San Paolo, formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduando na área de endometriose no Hospital das Clínicas da FMUSP.

 

 

Patrícia Casseano
Assessora de Imprensa
IMAGEPRESS
11 3392-3025 / 11 7541-8014




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Muito boa a matéria escrita pelo Dr. Giuliano. Dessa forma, nós podemos compreeender melhor a endometriose.

eu estou com supespeita de endometriose profunda,gostaria de saber, se vcs atende convenio da Unimed meu tel 9739.94.53(012) eu moro em São José dos Campos interior de São Paulo e estou tendo dificuldades de encontrar médicos especialista

São 1:45 da manhã não consigo dormir, sinto dores constantemente, já estou passando por isso a 8 anos minha familia acha q tenho mania de doença… As dores são insuportaveis ja cheguei pensar varias vezes q na hora das crises não vou aguentar.
As crises estão tão forte q tenho relação 1 vez por mes quando consigo, ja esta interferindo no meu trabalho minhas pernas travam vivo a base d remedios, e o mais triste pra mim e ninguem conseguir me ajudar.
Ja fiz 2 laparoscopia, uns 2 meses a dor diminui depois volta muito forte.
Tenho 34 anos e cada dia se torna mais dificil na verdade estão sendo impossiveis.
So queria q alguem m ajuda-se de verdade.
Estou sangrando a mais d 2 meses, e tomo anticoncpicional direto.
isso é desabafo d alguem q esta desesperada a 8 anos.
Obrigada pela atenção.

GOSSTAVA MUITO PODER FALAR POR A-MAIL COM SUSE QUE FALO DE SU PROBLEMA JA A 8 ANOS,SU MSN FOI ESCRITA O DIA 5 DE AGOSTO AS 2.03 AM,NAO CONSEGUA DORMIR COMO EU TAMBEN NAO CONSIGO,SUA SITUAÇAO E SIMILAR COM A MINHA,QUERO MUITO COMUNICAR-ME COM ELA SFF,OBRIGADA,VALERIA

fiz cirugia para me ajudar ,hoje vivo do remedio para evitar mestruar e agora quero ser mãe,depois tenho promessa de pararde toma remdio

OI tenho 22 anos e estou achando que tenho endometriose, agora eu gostaria de saber + sobre a endometriose ovariana qual é os sintomas que apresenta ? obrigada pela atenção.

Bom meu caso é complicado tenho dores constantes na menstruação desde os meus 11 anos,mais quando completei os meus 18 anos a dor aumentou,quando na relação a dor piora,fui ao meu médico e ele disse que era normal,eu não acho passar dor normal,eu gostaria de saber como se é diagnosticada a dença,pois tenho dois filhos e sempre fui fértil tenho 38 anos e estou cançada de passar dor,os remédios ja não fazem mais efeitos.Como vcs podem me ajudar?

olá,tenho 21 anos,e ontem descobri q tenho endometriose,já sentia dores a um bom tempo atraz e quando comecei a ver na tv sobre essa doença senti q eu poderia estar com ela,mas nao comentei nada,depois de 3 anos as dores começaram a aumentar e passei até 6 meses sem menstruar,diz izames pra vr se poderia ser um bb,mas nada foi,quando me aprofundei mais ainda no assunto,deu certo com q eu pensava,em dezembro fiz um izame o resultado foi um cisto,bem poderia sair com o medicamento q tomei mais dia 18 de fevereiro agora fiz outro izame e ontem ele ainda estava lá, o cisto e o médico deu o diagnostico de endometriose,esta no começo q ele falou,a cirurgia pode ser feita e ele disse q eu posso ou nao ter filhos,o meu é no ovario,chorei muito pois sou apaixonada por crianças,sou casada,moro em xinguara,pará..
Mas sei q vou fik bem pois tenho fé em Deus q vou um dia ter filhos…e ser muito feliz com eles e meu esposo…muitoooooooooo obrigada por ter me dado um pouco da sua atençao,pois é um desabafo..bjos a todas mulheres q tem esse problema..AINDA VAMOS FIK BEM TENHAM FÉ EM DEUS POIS ELE É O MEDICO DE TODOS E NOSSO PAI ETERNO…BJOS..

Tenho 34 anos e ainda não consegui engravidar, tenho endometriose, já não tenho um ovário e uma trompa, tenho muitas dores no ovário mesmo não estando menstruada, doi até para sentar, meu único sonho é ser mãe e tenho fé que vou ser.

Obrigado pelas informações, necessito de um local para tratamento, pois estou com cisto endometrioma , no ovario direito…Preciso de ajuda!!! Me envie lugares de tratamentos….

Priscila , acho que estamos quase nas mesma situação….
Eu tinha uma suspeita de endometriose , mas hj foi diagnostica um cisto… Eu to com muito medo sabia…. E eu tenho apanas 21 anos… Eu tenho dores constantes na regiao pelvica… e agora minha menstruação esta atrazada….
Olha so Jesus para fezer esse milagre em nossas vidas.
beijos

oi eu tbm to desconfiada pois eu ja fui casada tres anos e nunca tomei nenhum tipo de medicamento e nunca engravidei,me separei tive outro relacionamento de dois anos e nd agora ja to cm outro pessoa a 6 meses e tbm não tomo nenhum tipo de pirula e nd e sinto muitas dores como na relação e cólicas.eu fiz alguns exames e ainda não pequei o resultado mais to desesperada pois quero muito ser mãe isso pra mim é tudo.bom é isso me ajude.obrigada

oi tenho endometriose fiz cirurgia no dia 11 de dezenbro de 2008 e agora tomo remedios para nao menstruar so que eu parei e as dores voltaram eu que saber se existe outros metodos para nao menstruar fique com deus……..

Olha pelo o que eu vi sobre os comentarios eu que o meu probelma seja tambem endrometriose porque tenho muita dor nas relacoes sexuais e dor na barriga direto gostaria de saber se nao tem um remedio ou cirurgia pra resolver.

OLÁ, ESTOU C/ 25 ANOS HÁ +/- UM MÊS FIZ O EXAME ULTRA T.V E FOI CONFIRMADO O CISTO ENDOMETRIOMA C/ 7,4 CM, ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM A PÍLULA P/ Ñ MESTRUAR, EMBORA EU SENTIA ENCOMODO HÁ ALGUNS ANOS ATRAS, MAS COM O DIA DIA FUI AO MÉDICO GINICOLOGISTA E PEDIU O EXAME T.V E FOI DETECTADO E DESDE A ULTIMA MESTRUAÇÃO EU VENHO SENTIDO MUITAS DORES, MAL POSSO FICAR MUITO TEMPO EM PÉ E QUANDO EU FICO SENTADA TAMBÉM SINTO MUITAS DORES. MAS CREIO EM JESUS CRISTO EMBORA EU VENHA PASSAR PELA MESA DE UMA CIRURGIA. DEUS É FIEL.

Olá pessoal, tenho 35 anos e um filho, faz dois anos que tentava engravidar e n conseguia. Daí fiz uma Usg transvaginal e o médico detectou um cisto sugestivo de endometrioma, a médica recomendou o uso de pílula por 3 meses, assim o fiz. Voltei agora e o cisto ainda está presente, a médica recomendoou a videolaparoscopia, mas eu estou com muito medo de fazer. Toma anestesia geral e isso me mete medo…Mas Deus está no controle pra resolver tudo!!

Acho que estou c/ esta doença, meu exame deu um cisto no ovario direito e eu tinha tido outro a 3 meses atraz. Vou ao médico de novo e eu não sei o que sera feito estou preocupada mas o mais importante é que o Senhor não abandona os seus.

tenho endometriose profunda já comprometeram todos meusorgaos estou com muio medo do k possamacontecer

fiz uma cirurgia de endometriose e retirei um óvario,antes da cirurgia sentia dor no ato sexual mais essa dor continua mesmo depois da cirurgia.Será que a endometriose pode voltar mesmo retirando um orgão.Me respondam por favor no meu e-mail
não sei mais o que fazer.Obrigada.

Muito boa está matéria explicando sobre endometriose,a pesar q ainda está Doença é pouco comentada nos teles jornais e revistas muitas nem se quer sabe o que?
Tenho 31 anos e descobri a minha endometriose aos 23 anos Ela está localizada no intestino já passei por 03 videolaparoscopia , tinha fortes dores no intestino qdo menstruava hj faço uso de anticomcepcional continua e sei que não posso ter filhos , somente por vitro..Mas tudo bem eu confio em Deus e sei q nada e por acaso….30/10/2009

Eu gostei da materia, fiz duas cirugias, a primeira… em 2005 foi tirado o utero e ovario esquedo e mesmo assim não parei,de mesntrua vinha pouco mais vinha; então começou a investicação medica. Conversei com uma nova ginec… muito prendada na prof… e logo suspeitou, da endometriose. Então ela me encamiou a um hospital, com mais recurso, já que eu estava me tradando numa policlinica.
E pedio avaliação, e acompainhamento e providencia do
caso.Então começou o meu lema com outra medica faz em exames aqui faz exames ali; opera não opera? terminei operando mais uma vez em 2008, uma cirugia muito demorada, porque tava localisado na culpula vaginal. então quando fiz a primeira cirugia os médicos não sabia que eu estava com endometriose.
So estavam preocupados de para o sangramento sem saber de onde estava sugindo tantas dores emorragia, eu cheguei a anemia profuda. Ja estava sem graça de ir ao médico pôs me sentia mentirosa, preguisosa, Porque toda vez que eu ia ao médico fazia exames, eu perguntava o porque de tanto cançaso não fazia quasi nada em casa? eles me respondia a esta com um poquinho de anemia. so tenho certeza de uma coisa que nós pasamos muitos discasos nesa vida. Mais encotramos tambem muita gente que gosta do que faz. Então nesta ultima cirugia foi retirado o óvario e endometriose e mandado para exames, então confirmou a endometriose. Há foram duas cesaria ou seja bariga aberta mesmo.

Olha só!!!Passo com uma ginecologisca há 3 anos…e tenho muitas dores abdominais…na bexiga…no intestino em toda a região pélvica…enfim já fiz vários exames e nada…no ultimo usg…acusou ovário direito maior que o normal…e a médica diz que é normal…nossa como os Médicos de hoje…fazem descaso..com o o que vc reclama…por isso vou procurar outra médica urgente…enfim fico aliviada de talvez ter descoberto o que causam minhas dores constantes e irritantes…obrigada!!!

mui leg@l mesmo bom ser inform@do @ssim

ola doutor eu estou passando por todos esses sintomas por favor se vc poder mim orientar melhor eu ti agradeço,olha eu num tenho mais o utero a 11 anos eu estou tendo sangramento a 6 meses todos os meses por favor mim oriente melhor adorei as suas explicações..estçao bastante detalhadas…..

ola tenho 24 anos! acabei de descobrir q estou com cisto chamado endometrioma!!! procurei o medico pq estou sentido dores intensas nas costas, dor pelvica,dor na relaçao!! to com medo !!!!! tudo posso na quele q me fortalece

muito boa esta materia

estou com esta doença tb mais eu estou fazendo tratamento natural e hj sinto uma melhora muito grande entreguei tb nas mãos de DEUS e fiz minha parte ate histeroscopia o medico keria fazer comigo mais nem precisou o tratamento natural k fiz me ajudou e não vou abandonar mais e tb meu ginicologista disse k estou an menopausa precose tenho 35 anos um casal de filhos e ja sou laqueada a oito anos mais não kero retirar tudo e deixar a ordem natural das coisas a kem precisar de ajuda por tratameto natural e crer abaixo de DEUS k eles tb ajudam procurem o emporio natural em sorocaba :0151530139761….0151532111463 terapeuta iraides correia homem abencoada e guiado por DEUS e faço tb a dieta do tipo sanguineo k me ajuda muito ate hj pork existe alimentos k nos ajudam a curar e outros a agravar mais a doença um bjs a todas e vamos viver com esta bendita ate jesus voltar amem fikem com senhor jesus

gostei da materia porque tirei minhas duvidas parabens.

gostei muito do artigo pois tenho q fazer uma video laparoscopia e estou com muito medo

tenho 31 anos tenho um filho de 13 e depois que tive meu filho maravilhoso nao consegui mais engravida fiz varios exames nao deu nada sera que tenho endrometriose

Os comentários estão encerrados.