Alimentação saudável para diabéticos

No próximo dia 27 de junho será comemorado o Dia Internacional do Diabético.

Pensando nas necessidades específicas dos pacientes com diabetes, a nutricionista Lara Bäuerlein preparou algumas dicas de alimentação saudável. 

Evitar o consumo de doces, ao contrário do que se pensa, é apenas um dos tantos cuidados necessários com a alimentação às pessoas com diabetes.

Ficamos assustados quando nos deparamos com as estatísticas de diabéticos no mundo. A cada ano que passa, eleva-se a quantidade de pessoas que têm que se preocupar e cuidar do nível de glicose na corrente sanguínea. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que a cada 5 segundos surge um novo caso de diabetes.

Atualmente, existem no mundo 249.234.300 milhões de portadores de diabetes. Infelizmente, 50% desses casos não têm consciência de seu diagnóstico e dos 50% que têm conhecimento da situação, 25% não se cuidam ou não sabem como cuidar adequadamente.

Ao recebermos o diagnóstico de diabetes, devemos nos preocupar em nos informar e em aprender sobre como nos cuidar. Isso envolve não apenas aderir ao tratamento medicamentoso, quando for o caso, mas também à prática de uma atividade física (considerado por muitos profissionais da saúde como um tratamento diário e vital) e a alimentação.

Ainda hoje encontramos diabéticos que se submetem a uma alimentação de baixas calorias e com muito pouco carboidrato, sendo que a recomendação para uma pessoa com diabetes é a mesma que para uma pessoa saudável: uma alimentação variada, colorida, seguindo as orientações da pirâmide de alimentos.

Os carboidratos podem e devem estar presentes nas refeições dos diabéticos, desde que sejam proporcionais às necessidades do indivíduo. O mesmo se repete para as proteínas e as gorduras. Já em relação aos doces, recomenda-se que sejam consumidos esporadicamente, ou seja, eles não precisam ser abolidos para sempre. Quando ingeridos com moderação, o indivíduo satisfaz sua vontade e não precisa passar por vontade de comer algo. E, aqui, entra a questão da educação alimentar.

Quando o diabético passa por um bom Programa de Educação em Diabetes, ele aprende não apenas conceitos sobre sua própria doença, mas também sobre sobre Alimentação Saudável. Alimentar-se, comendo de tudo, de todos os grupos de alimentos, proporcionará saúde e bem-estar.

 

Outras dicas sobre alimentação do diabético:

• Iniciar as refeições com uma salada. As fibras servem para “forrar” o estômago, fazendo com que o carboidrato seja absorvido de maneira gradativa e evitando o aumento rápido da glicemia (glicose no sangue).

• Evitar tomar sucos de frutas, pois eles não param no estômago e vão direto para o intestino, tendo efeito imediato na glicemia. Eles são ideais quando o diabético está com a glicemia baixa. Alguns sucos de fruta têm índice glicêmico baixo e, portanto, podem ser consumidos pelo diabético sem que haja preocupação com o aumento da glicemia são: maracujá, limão, carambola, acerola e caju.

• Ainda referente às frutas, elas devem ser preferencialmente consumidas in natura, pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Ingeridas na quantidade diária adequada e de acordo com a orientação de um nutricionista, as frutas tendem apenas a enriquecer ainda mais o cardápio.

• Nem todos os produtos diet são indicados para diabéticos. Por isso, antes de ingeri-los, verifique no rótulo da embalagem para que fim é a denominação diet. Na dúvida, consulte um nutricionista.

• O que será que aumenta mais rápido a glicemia do diabético: batata assada ou purê de batata? A última opção é a que aumenta mais rápido a glicemia, pois é a que menos exige do organismo na hora da digestão. Por isso, quando a glicemia estiver mais alta, prefira ingerir os alimentos inteiros em vez de pastas e purês.

• Apesar de as Tabelas de Alimentos mostrarem que os legumes e verduras têm carboidrato, não há a necessidade de se preocupar com o aumento da glicemia ao ingeri-los. Por serem fonte de fibras, não haverá aumento significativo da glicemia.

• Os refrigerantes diet, light e zero não alteram a glicemia. No entanto, se for beber algum refrigerante novo, que desconheça a marca, verifique antes o rótulo da embalagem e constate se aquela bebida é recomendada para diabéticos.

• Os diabéticos têm uma opção no controle da glicemia – o método de Contagem de Carboidratos –, que, sempre seguindo as orientações de um endocrinologista e um nutricionista, poderá diminuir as oscilações das glicemias e permitirá mais liberdade de escolha entre o que comer e quando. Esse método existe na Europa desde 1935 e passou a ser mais amplamente divulgado aqui no Brasil a partir da década de 1990.

 

Fonte

Dra. Lara Bäuerlein (CRN-3: 10362) – Nutricionista graduada pela PUC-Campinas, com especialização em Diabetes pela Associação Alemã de Diabetes (Reutlingen, Alemanha) e em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras (Lavras, Minas Gerais). Atuou como educadora em Diabetes no Hospital St. Vincentius e consultório médico (Karlsruhe, Alemanha) e foi coordenadora do Projeto FENAD/WDF. Atualmente, é educadora em Diabetes da Indústria Farmacêutica Sanofi-Aventis e colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (CRN-3).

 
Paula Craveiro
Assessora de imprensa

Zeppelini Editorial & Comunicação

Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª região
(11) 2978-6686 • imprensa@crn3.org.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Que bom que vocês esclareceram essa grandes dúvidas,eu não sou diabetica,mas tenho que fazer um trabalho sobre o diabetes e esse site me ajudou muito!!Obrigada!Beijos

Gostaria de pedir-lhes mais esclarecimentos como por exmplo, a hora do almoço é sempre uma tortura, o que devemos comer?
eu não sou diabética mas minha mãe tem aumentado o colesterol e esta em risco de ser.agradeceria se me indicassem pratos recomendados para minha mãe.
O site é muito esclarecedor..foi o unico que achei com linguagm tao acessivel.
muito obrigada!

o artigo é muito interesante consegui tirar algumas dúvidas ecerca da diabetes. mais ainda gostaria de saber quantos kg de alimento um diabetico pode consumir

O ARTIGO E MT BOM TENHO UMA AMIGA DIABÉTICA GOSTARIA QUE ME ENVIASSE UMA DIETA O QUE O DIABETICO PODE COMER.
GRATA.

Estes são não meus surprising anymore, mas agradecimentos.

ola boa noite
O MEU PAI E DIABETICO.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
QUE ELE PODE COMER.
E UMA LISTA DO QUE ELE NAO PODE COMER.
GRATO MUITO OBRIGADO

Boa noite,

Estava lendo o artigo sobre diabetes e gostaria que me fosse enviado quais alimentos que um diabético pode comer, principalmente quando se está com o diabetes muito alto.

Obrigada,
Viviane

Comecei este ano com a noticia de que era diabético fiquei muito triste,mais,como terei que conviver o resto da minha vida com essa doença estou mais conformado e agora estou procurando me informar mais para tentar conviver com esse mal e esse site me ajudou a compreender melhor a doença e me orientou mais sobre o assunto obrigado pela ajuda,sou de Manaus am filho de indios do povo Mura e não sabia que no nosso povo havia casos de diabete.

” Olá, foi descoberto recentemente que meu pai é diabético, por isso gostaria de saber o que ele pode ingerir e o que não pode ser ingerido por ele, seja de comer e também de beber.
Obrigado!!!!!!!!”

oi vou receber um amigo que é diabético,por um mes em minha casa e gostaria de saber que tipos de alimentos podemos oferecer a ele?
obrigago e gostei muito do artigo

adorei poder saber mais sobre diabete,meu pai tem a tipo 1 gostaria de saber o que ele pode e que ele nao pode comer.agradeço por tirar minha duvida.

olá, nunca sei as frutas que posso comer.
pra ser ter uma idéia, não tive tempo de almoçar
e ai comi uma banana maçã na hora do almoço e
outra duas horas antes de eu fazer o exame , em
jejum deu 147 e as quatro da tarde deu 177, pode isso?

MEU MARIDO DESCOBRIU QUE É DIABÉTICO E ESTÁ APAVORADO. SUA MÃE MORREU A POUCOS MESES DESTA DOENÇA. GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE ELE PODE COMER? COMO TER UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL E PRAZEROSA.

gostaria se possivel fosse que voces me enviassem uma lista de tudo o que pósso comer e beber, sou diabetica. obrigada

Gostei mto das informaçãoes.Meu pai é diabético do tipo 2,hipertenso a dois meses sofreu um infarto.Estamos fazendo tudo certinho(acho né)cfme orientação da nutricionista.
Meu pai esta fazendo reabilitação cardiaca e, dia desses antes dos exercicios fez medição da glicose estava em 169
após terminar os mesmos mediu novamente e estava mais alta
com 181 pode isso?.Ele ficou preocupado e eu tbem pois não quero que nada lhe aconteça.Sera que é por que está comendo mta fruta
sem controle a vontade?Gostaria de mais informações se possivel.E quais frutas ele deve evitar comer em exesso se é que isso existe.Obrigada.

Boa noite, estou vivenciando e aprendendo a cuidar da alimentação de uma pessoa com diabetes, mimnha mãe está com 84 anos e esta semana ela não passou muito bem levei ela ao médico ao qual constatou através do exame de glicose que estava acusando diabetes 369, pedi novo exame após uma semana está baixou para 302, me ajudem por favor preciso saber o que ela pode comer e em que quantidades.
Agradeço pela atenção,

grata

Lúcia

Gostaria de receber uma lista de que tipo de alimentos pode ser dado para a minha avó ela tem 63 anos e está com diabetes,ela está tomando muita medicação pois está com problemas de anemia e problema na visicula.Por favor me oriente pois para a familia tudo isso é muito novo e preocupante.

Att,
Patrícia

sou diabetico e descobri agora com 48 anos , poderia me enviar uma lista do que eu posso comer ,incluindo as carnes ,os miudos (como figado , rim, lingua de vaca etc.) e quais asfrutas e legumes que não posso comer
queria dizer que o que eu posso falar que este saite alem de muito bom,instrutivo ajuda a todos que os visita

gostaria de saber qual dieta usar com meu marido pois ele tem diabetes e é hiper tenso !!! obrigada

queria saber como se alimentar quando esta com diabete minha mãe esta e estou muito preocupada!!!!!!!!!!!!!!!! gostaria de receber uma lista de alimentos que ela pode comer como carnes,que frutas e legumes . gostei muito e isso ajuda a muitas pessoas

obrigada por receber o meu comentario!!!!!!!♥

gostaria q vcs me enviacem uma
lita do q um diabetico pode e ñ comer
vlw!!!!

Por favor me envie uma lista de alimentos que podem ser ingeridos diariamente para diabeticos tipo1.Pois a cidade onde moro é bem dificil de encontrar por tenho que comprar fora.Obrigada

Que bom que vocês esclareceram essa grandes dúvidas,eu não sou diabetica,mas tenho que fazer um trabalho sobre o diabetes e esse site me ajudou muito!!Obrigada!Beijos

gostaria q vcs me enviacem uma
lita do q um diabetico pode e ñ comer
vlw!!!!

Pois meu noivo é diabetico.

Gostaria de receber pelo o meu e-mailuma listas de frutas que o diabetico pode e não pode comer

gostei do conteudo e gostaria que vcs me enviasse uma receita ou conteudo e que o diabetico possa se alimentar corretamente po-favor aguardo rsposta.

gostei muuito, meu pai e diabetico gostaria que me enviasse
uma lista de alimentos que podem ser consumidos por dibeticos.

descobri que sou diabetico ha um semana, gostaria urgente
que vcs me enviassem uma lista do que posso comer e beber
e uma lista do que nao posso, por favor se puder envie o mais rapido possivel, pois estou sem saber o que comer. grato pela cooperacao.

O MEU PAI E DIABETICO.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
QUE ELE PODE COMER.
E UMA LISTA DO QUE ELE NAO PODE COMER.
GRATO MUITO OBRIGADO

Ola,sou diabéitco e gostaria de receber uma lista do que posso e não comer.Estou com vontade de ampliar a minha pagina do orkut com links de apoio e o seu e ótimo para educação alimentar e para diabéticos,se quiserem adicionar esse o meu orkut e ronaldo_mbarros@yahoo.com.br.

Muito Obrigado

muito bom levanta a nossa vontade de viver ao contrário de outros , se poder passe uma lista de frutas e legumes liberados para diabeticos , pois a 40 dias descobrir q a glicose esta va em 400 mais hoje depois da dieta q fiz embora ainda nao passei pela nutricionista com meu controle natural tá entre 86 e 92 , obrigado .

Gostaria que me enviasse uma lista de alimentos que os diabeticos podem comer e os que não pode

Tenho ao meu cuidado uma pessoa com 82 anos e gostaria de saber mais concretamente quais os legumes e as frutas que ele pode comer. agradecia então que me enviassem um e-mail com estes dados agradecia

por favor precisamos de orientação o que um diabético pode ou não comer, pois minha mãe descobriu a pouco que esta diabética a um certo tempo e só com uma ameaça de infarto que descobriu o diabete

Minha mãe tem 85 anos e estou preocupada com ela com relação a diabete. Poderia me mandar uma relação de comidas e frutas que ela poderia comer?

Obrigada,
Vera Lucia

Meu pai mediu a diabete e está elevada, como no momento ele quer fazer uma dieta para ver se baixa um pouco,gostaria que
me enviasse uma lista de alimentos e bebidas que ele pode ou não pode comer.desde já agradeço ! Sobre o artigo é sempre bom ter pesooas que se preocupam com outras pessoas!

Sou diabético e nunca sei ao certo o que posso e o que não posso comer e beber. As vezes troco uma refeição por uma fruta e ainda assim tenho medições elevadas de glicemia. Sei também que algumas frutas devo evitar mas não sei quais. Gostaria se possível que me mandassem uma relação com o que posso e o que não posso comer e beber e se possível ainda com suas porções.
Desde já agradeço.

e que doencinha heim quem podera nos ajudar, bom entende que faz parte do ciclo da vida do ser humano uns vem outros vai e é assim bom nada melhor que conhecer ainda mais o que temos e como lidar solicito como alguns uma lista simples o que comer e o que não comer logico com uma certa modestia obrigo

Ola achei o artigo muito bom.
Tenho um irmão q acabou de amputar dois dedos do pé, gostaria de saber qual o tipo de alimentação ou podem me formecer um cadápio para que eu possa seguir e cuidar dele corretamente .
Muito agradecida.
Meiry

olá,gostaria de saber se tem como vcs me enviarem uma lista de alimentos que uma pessoa diabetica pode comer e uma outra que ela nao pode comer desde já muito obrigada,abraços

olá, gostaria de receber uma lista de alimentos permitidos e proibidos (principalmente) para um diabetico e quais alimentos permitidos quando a taxa de glicose está alta.E se possivel alguns tratamentos naturais para auxiliar o tratamento com remedios a fim de baixar a glicose.

sou diabetica e quero que envie uma lista do que um diabetico pode ou nao comer.

gostei muito do lir nesta pagina gostaria de obter um diet pois sou diabetico no ultimo exame que fiz na primeira coleite de sangue deu 139 na segunda 2 horas depoi de ter tomado cafe subiu pra 229 e tb tenho falidade de aumento de triguiceridios e colesteral embora eu caminhe 1hr por dia de segunda a sesta não bebo e não fumo e sempre to com triquiceridios alto o que devo fazer obrigado

gostaria de saber se a como me enviar uma lista de alimentos que quem tem diabetes tipo 1 pode comer grato,pois minha tem e sera de grande ajuda

Olá!! Minha avó sofre de diabetes, mas é muito dificil conseguir uma lista do que ela pode ou não comer. Gostaria, que podesse me enviar uma lista com esta relação. Por favor, envie o email anexado. Obrigado!

Gostei muito do site e gostaria de alguns esclareciemtos sobre quais frutas o diabetico pode comer sem aumentar a glicemi.
parabénssssssss pelo site

gostaria de saber mais o que comer.
adoro frutas e nunca pensei que suco de frutas natural fizesse algum mal.
Este site foi o mais esclarecedor que encontrei.
obrigada.

gostaria de saber tudo sobre diabete, principalmente alimentação horario da alimentação, as frutas que podem comer os sucos que diabetico podem tomar,os legumes, eu descobri pouco tempo que estou com a beti eu não aceitava mas eu vi que acoisa é serio eu vivo muito triste parecem que o mundo parou para mim.

Ola, gostei do artigo sobre diabetes e gostaria que me enviassem um lista de quais alimentos um diabético pode comerem cada refeição.
Obrigado!

Oi é muito bom ter sites como esses para nos manter informados,minha mãe tem diabete e está sempre alta,gostaria de saber se vocês poderiam me fornecer uma lista doque um diabetico pode e doque não pode comer.Obrigada!Desde de já agradeço.

gostaria se possivel fosse que voces me enviassem uma lista de tudo o que pósso comer e beber, sou diabetico. obrigado

Oi é muito bom ter sites como esses para nos manter informados,gostaria se possivel fosse que voces me enviassem uma lista de tudo o que pósso comer e beber, obrigado Vicente P

” olá é muito bom ter esse tipo de apoio no site, pois este mostra que cuidando o diabético pode ter uma vida “normal”.Minha filha tem 13 anos e tem diabetes, nessa idade é difícil eles se cuidarem sozinhos.Já inscrevi ela num programa e foi legal, mas ainda não tem tanta responsabilidade.

ola gostei muito da materia gostaria que me enviasse uma lista de tudo que pode comer e beber uma pessoa diabetica tipo I posi meu esposa tem diabeti e gostaria de saber como posso cuidar dele.
Obrigado aguardo um retorno

Oi foi muito bom ter conhecido este sites, adquiri varias informaçoes, que nao tinha conhecimento. e o motivo de ter entrado nrsse sites é que hoje fui prara o meu medico levar meus exames e ele me disse que estava diabetica.
Pra mim foi e esta sendo um choque horrivel.
EStou numa tristesa so
Obrigado, por yudi Isabel

gostaria de receber em meus email, alimentação, para diabeticos, dicas , alimentos que possam ser , consumidos!

Olá, gostei muito do seu artigo.
Por favor me envie uma lista de alimentos que podem ser ingeridos diariamente para diabeticos tipo1. Principalmente as frutas que podem abaixar a glicose.
Desde já agradeço.

gostaria de receber receitas ,pois os kilos se almentoa mais .ou nomes de medicamentos.diabetes e uma loucura sem fim.atenciosamente .luiza

preciso de uma lista de alimentos que a minha mae possa comer pois ela e diabetica e essa semana ela passou um susto em todos,a diabete dele esta em 371

sou diabetica,abuso muito e gostaria que me manda-se tudo o que posso e não posso comer

minha mãe é DIABETICa.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
QUE ELa PODE COMER.
E UMA LISTA DO QUE ELa NAO PODE COMER.
agradeço MUITO OBRIGADO

Boa noite.
Gostei muito do artigo, preciso de mais esclarecimento,o meu esposo é diabetico, tem colesterol e é hipertenso. Gostaria de patos que ele possa comer.
Desde já agradeço.

não sou diabético, mais meu marido é e também renal crônico pois ponssue apenas um rin funcionando já fez hemodialise mais conseguiu sair hoje ele faz tratamento com nefro e endo mais é muito teimoso na hora da alimentação ele só come se tiver açai me preocupo séra que isso prejudica mais, me esclareça sobre o açai para o diabético frequentimente. Gostei muito do artigo gostaria de ser informada sobre este assunto.

meu pai é diabético, e ele as vezes abusa eu gostaria que me mandasse, o que ele pode comer, e o que não pode comer obrigada!

O MEU PAI E DIABETICO.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
DO QUE ELE PODE COMER.
E UMA LISTA DO QUE ELE NAO PODE COMER.FRUTAS,SUCOS PRICIPALMENTE ALIMENTACAO.
OBRIGADO

estou gostando muito desta pagima minha mae atravez de exame descubril que esta co diabete so que esta em banico sem saber o que comer e quantidade eu necessito de uma ajuda uma tabela ou sujestao orientaçao do que deve comer e beber ela tem 77anos eu so tenho que agradecer pela atençao grata irma roseli

Ola, adorei o artigo…
MEU NAMORADO TEM DIABETES TIPO 1
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
QUE ELE PODE COMER.

MUITO OBRIGADA

Gostaria muito que me ajudassem, minha ilha tem diabetes e esta muito alto, estou apavorada, quais os tipod de alimentos que posso inserir em sua alim,entação.
muito obrigada

gostei da das informações hoje a minha mae descobriu que tinha o açucarlicemia dela está em 291 alto foi uma bomba pra ela e pra nos a g

Boa tarde,
Estava lendo o artigo sobre diabetes e gostaria que me fosse enviado quais os alimentos que um diabético pode comer, e que não pode comer e também as frutas que pode comer e as que não pode, principalmente quando se está com o diabetes muito alto.
Obrigada,
gercilene

Meus pais são diabeticos e obesos faz uso de medicamento,insulina inclusive minha mãe é hipertensa que orientação tenho que da pra ela comer uma comida saudavel no café da manhã,almoço e jantar e também no lanche da tarde.

BOA NOITE, DESCOBRI, DOMINGO PASSADO, APÓS UMA INTERNAÇÃO DE EMERGÊNCIA, QUE ESTAVA COM DIABETES, 488 NIVEL GLICÊMICO, FIQUEI TRANQUILO POIS CREIO QUE MUITAS COISAS ACONTECEM PELA AÇÃO PERMISSIVA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. MINHA PA 12/8 SEMPRE NORMAL. JÁ FIZ CONSULTA COM ENDOCRINO, E ESTOU TOMANDO INSULINA NPH A NOITE, ALGUMAS VEZES DURANTE O DIA SINTO UM GOSTO AMARGO NA BOCA, NÃO SEI O MOTIVO. DURANTE MINHA CONSULTA QUESTIONEI QUASE NADA. NÃO SEI QUAIS ALIMENTOS REALMENTE POSSO COMER ENTÃO TENHO COMIDO FOLHAS E PÃO INTEGRAL, QUEIJO RICOTA FRESCO, LIQUIDOS APENAS ÁGUA. SINTO FOME E NÃO SEI O QUE COMER POR CAUSA DOS CARBOIDRATOS. ARROZ, CARNE, BATATA, MANDIOCA, PÃO, LEITE, CAFÉ, SUCOS, NADA NADA. NÃO SEI SEI ISSO TEM INFLUENCIADO O GOSTO AMARGO. PEÇO AUXÍLIO.
GRATO,

GILBERTO PEREIRA

Achei ótimo sou diabetico e aprendi muito coisa sobre a alimentação de diabetico. Café faz mal para diabeticos me responda.
grato.

fiquei maravilhada com tudo que encontrei sobre o diabetes.tenho essa doença ,procuro me cuidar da melhor maneira.sendo que.até hoje só tinha tido informação um tanto que distorcida.

Josefa Candido

GOSTEI MUITO DESTA MATERIA EU ESTOU NUM ESTAGIO FRACO NO ULTIMO EXAME QUE FIZ DEU 106 SEI QUE EM VISTA DE MUITOS ISTO NAO E NADA MAS MEU MEDICO DISSE PARA ME CUIDAR PARA NAO VIRAR UMA DIABENTE BRABA NAO SEI PORQUE ISTO ACONTECEU COMIGO POIS SOU UMA PESSOA QUE POUCO COMIA DOCE MAS ULTIMAMENTE DEVIDO AO STRESS APRESENTOU ISE NUMERO UM POUCO ELEVADO OS OUTROS EXAMES DEU TODO CERTO MAS EU GOSTARIA DE RECEBER UMA LISTA DO PODE E O QUE NAO PODE SE FOR ANALISAR TUDO TEM ACUCAR E FICO SERA QUE POSSO DAI MUITAS VEZES FICO ATE SEM COMER NADA DE MEDO MAS NAO ME SINTO BEM E AI FICAM AS DUVIDAS SERA QUE FICAR SEM COMER TAMBEM NAO PREJUDICA?

O MEU PAI E DIABETICO.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
QUE ELE PODE COMER.
E UMA LISTA DO QUE ELE NAO PODE COMER.
GRATO MUITO OBRIGADO.

Puxa vida,adorei esse artigo,tô precisando da ajuda de alguém,a minha filha tem 13 anos e a 1 ano descobrimos que ela é diabética.O maior problema é a alimentação que as vezes não sei o que fazer,por favor me ajude mandando-me receitas para diabéticos no meu e-mail.Desde já fico muito agradecida!

Tenho 68 anos,sou diabetica ,hipertensa,estou com o colesterol ,triglicerideos,bastante altos, a dias fui viajar e passei nervoso ou seja fiquei muito estressada, cheguei a desmaiar, e o meu nivel glicemico foi a 447. gostaria que me orientase, pois para eu me tratar, esta um pouco complicado,pois eu tenho uma neta de seis anos que mora comigo, e não posso estar sempre no posto de saude,faz um mes que apareçeu uma coceira no meu pescoço do lado esquerdo e nos braços,essa coceira é seguida de muita ardençia e fica vermelho meio roxeado, e em cima dos meus pés esta formando umas bolhas que estourão e viram feridas, tambem com muitas coceiras, . gostaria de saber o que devo e o que não devo comer,para a diabete eu tomo 1 cp. de manhã de glibencamida de 5 mg, e 1 cp. de metiformina de 850 mg.no almoço e jantar,por favor me ajude. Grata. DEUS te abençõe.

EU FIQUEI SABENDO QUE TENHO DIABETE,FIQUEI APAVORADA E CONFUSA ,MAS QUANDO LI ESTE ARTIGO FIQUEI MAS TRANQUILA ,PORQUE POÇO TER UMA VIDA MIS OU MENO .POR ISSO PEÇO QUE ME MANDA TODAS DICAS POSSIVEL PARA MIN PODER ACEITAR ESSA NOVA FAZE DA MINHA VIDA.SINTO MIUTA FOME E NÃO SEI O QUE COMER.POR FAVOR ME AJUDA.OBRIGADA,

GOSTARIA DE RECEBER UMA DIETA PARA DIABETICO ALIMENTOS FRUTAS,LEGUMES ,CHA

estou biabete,vivo de regime. sempre pratiquei atividade fisica, agora apareceu esta doença, mim explique o porquer?

gostei muito do artigo. descobri hoje que estou com diabetes, seria possivel enviarem me um lista dos alimento que posso usar.desde jáagradeço.

O MEU TIO E DIABETICO.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UMA LISTA DE ALIMENTO
DO QUE ELE PODE COMER.
E UMA LISTA DO QUE ELE NAO PODE COMER.FRUTAS,SUCOS PRICIPALMENTE ALIMENTACAO.
OBRIGADO

MINHA MÃE E DIABÉTICA,
VOCÊ PODE ME ENVIAR UMA
LISTA DO QUE ELA PODE E
NÃO PODE COMER.
OBRIGADA.

minha mãe tem diabetes, será que você poderia me enviar uma lista do que ela pode comer? frutas, legumes etc.

esta pesquisando algo sobre diabeti e porq meu namorado tem
mas inguinora, mas estou tentado confecer ele a asumi que ele precisa cuida mas da saude dele, por gentileza mim mande uma lista do que ele pode comer, e nao pode.ele tem diabe light adorei ler o artigo.abraco

eu não sei se tenho diabetes mais,ontem acordei de madrugada com a cama cheia de formiga mim mordendo nois pes o que será que esta acontecendo comigo.abraços

muito bacana tudo isso e importante.
sou diabetica,hipertensa,e ainda,tenho colesterol alto. o que devo comer?pois o que faz bem pra um ,faz um estrago para o ourtro,

maria aparecida de oliveira alves.

Boa tarde, Mailza

Obrigado por acessar nosso site.

A Revista VIGOR – movimento e saúde é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília. Como somos muito lidos, profissionais e instituições de pesquisa e ensino nos enviam artigos e comunicados para publicação.

Infelizmente, somente agora acessamos seu e-mail. Diariamente, recebemos centenas de mensagens de nossos leitores solicitando informações. Neste momento temos 1446 mensagens aguardando informações. Como atendemos a todos seguindo a ordem de entrada em nossa caixa de mensagens, temos dificuldades de responder com a rapidez que alguns necessitam.

A recomendação para uma pessoa com diabetes é a mesma que para uma pessoa saudável: uma alimentação variada, colorida, seguindo as orientações da pirâmide de alimentos. Os carboidratos podem e devem estar presentes nas refeições dos diabéticos, desde que sejam proporcionais às necessidades do indivíduo. O mesmo se repete para as proteínas e as gorduras. Já em relação aos doces, recomenda-se que sejam consumidos esporadicamente, ou seja, eles não precisam ser abolidos para sempre. Quando ingeridos com moderação, o indivíduo satisfaz sua vontade e não precisa passar por vontade de comer algo. E, aqui, entra a questão da educação alimentar.

Partindo desses princípios já analisados em nosso artigo, a lista de alimentos para os diabéticos é enorme, tornando inviável sua reprodução.

O acompanhamento com médico endocrinologista é indispensável.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Os comentários estão encerrados.