Segredos e benefícios de uma alimentação nutracêutica e funcional

Conheça os alimentos que, além de nutritivos, regulam funções do organismo e são capazes de prevenir e tratar sintomas e doenças.

Os alimentos que contém substâncias funcionais são consumidos regularmente, podem trazer ganhos fisiológicos específicos graças à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis. Alho, chocolate, castanhas, amendoim, linhaça, óleo de peixe, banana, acerola, abacaxi, soja e aveia são alguns exemplos que podem ser benéficos se consumidos da maneira correta e em quantidades adequadas.

Distinguir os alimentos que contém substâncias nutracêuticas e apresentar o que é comprovadamente funcional são alguns dos objetivos de evento promovido em 13 de maio pelo GANEP Nutrição Humana. O curso Nutracêuticos e Alimentos Funcionais traz a nutricionista e fitoterapeuta dra. Vanderli Marchiori, para também debater a ação das Vitaminas e dos Minerais, os Fitoquímicos, além de mostrar prós e contras do consumo de alimentos in natura ou em cápsulas.

“Mostrarei quais alimentos auxiliam no tratamento de diversas patologias, a freqüência necessária de consumo, esclarecendo se o benefício atende a todos. Por fim, abordarei a Legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que define a propriedade do alimento, caracterizando-o como alimento funcional ou não”, antecipa a dra. Vanderli, que é colaboradora técnica da Associação Paulista de Nutrição, nutricionista funcional com especialização em Medicina Natural pelo Manchester Institute, e em Fitoterapia pela Associação Argentina de Fitomedicina.

 

Nutracêuticos e Funcionais

Os nutracêuticos são os alimentos ou parte de alimentos que proporcionam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos projetados, os herbais e os alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas.

Por sua vez, os alimentos funcionais devem ter propriedades benéficas além das nutricionais básicas, mesmo quando apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular as funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias.

 

GANEP – Curso de Atualização:

Nutracêuticos e Alimentos Funcionais

Data:13 de maio de 2008

Horário: 19h às 22h30

Local: Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Endereço: Rua Maestro Cardim, 769, Paraíso, São Paulo. 

 

Acontece Comunicação e Notícias

Adriana Carvalho ou Cíntia Gomes

(11) 3473-1784 / 3873-6083

acontececom2@uol.com.br

www.acontecenoticias.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

[...] You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your ownsite. [...]

Os comentários estão encerrados.