Como fortalecer o sistema imunológico

Iogurte, shitake, alho, ostra e cenoura fortalecem o corpo e aumentam a imunidade.

O grande segredo para se ter uma boa saúde é fortalecer o sistema imunológico. Com isso é possível combater desde pequenas infecções até mesmo se evitar tumores.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é muito mais fácil do que se imagina. Uma alimentação balanceada é a grande arma para aumentar a imunidade, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e vírus.

Aquilo que ingerimos tem grande influência sobre as células brancas do sangue, responsáveis pela defesa dos organismos agressores de nosso corpo. Tanto é que os vegetarianos, por exemplo, têm duas vezes mais resistência ao câncer do que quem ingere carnes. Ainda não se sabe porque os glóbulos brancos dos vegetarianos são mais resistentes, mas eles apresentam níveis mais elevados de caroteno no sangue, comprovadamente benéfico para o sistema imunológico.

Quem quer fortalecer o organismo e aumentar a imunidade, pode adotar uma dieta diária que inclua a ingestão dos seguintes alimentos:

- Iogurte

O iogurte pode estimular a produção de anticorpos e de interferon gama. Os lactobacilos do iogurte podem também combater as células cancerosas. Dose: 180grs/dia.

- Shitake

O lentinana do shitake aumenta a imunidade, estimula os macrófagos e linfócitos T e aumentam a produção de interleucina 1, substância que combate tumores. Dose: 100grs/dia.

- Alho

Pode estimular a resposta imunológica, estimula os macrófagos. O alho é agente modificador da resposta imunológica. Dose: 2 dentes/dia.

- Zinco

Rejuvenesce o sistema imunológico. O zinco faz com que o timo, que desempenha papel importante em nossas defesas, seja estimulado a se desenvolver após a atrofia natural da meia idade. Dose: 80 grs/dia de ostras.

- Cenoura

O betacaroteno presente na cenoura estimula células imunológicas protetoras combatentes de infecções. Dose: 60 grs /dia.

Fonte: Dra. Sylvana Braga – Médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra com Clínica em São Paulo.
www.sylvanabraga.com.br

 
Fabiola PIcozzi
fabiola@ralcoh.com.br
Ralcoh – Agência de Comunicação




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Concordo com tudo que está escrito, são ótimas dicas e vale lembrar que é muito importante manter uma alimentação balanceada.

boa noite, e desde já agradeço pelas informações acima, para mim será de grande utilidade, pois estou com o sistema imonologico abalado, estou sofrendo muito com candidas albicnas,há dois anos retirei o útero, antes da retirada, tive muitas emorragias,será que isto também contribuiu para a perda dos globulos brancos?graças a Deus não tenho companheiro, já fiz exames de HIV não tenho, graças a Deus, mais estou com esse problema tão chato, mais confio em Deus e nos médicos ,que irei ficar boa sim , tenho 50 anos, me amo muito, quero ser curada, obrigado pelos esclarecimentos , procurarei fazer uso de todos . Continui ajudando ao nosso povo a se libertar desses males, abraço.

Agora tenho mais um argumento para minha mãe. Não gosto de comer carnes (geralmente substituo por proteína texturizada de soja etc.). Ela argumenta que “farelo” não é a mesma coisa que carne.
Tá aí um bom argumento para evitar a pegação no pé por eu não gostar de carne!!!

oq mais pode fortalecer nosso sistema imunologico ??

Acho fantástico podermos ter informções sobre saúde através da internet. Agradeço aos profissionais da saúde que nos trazem informações tão preciosas. Espero aprender muito, pois quero viver 100 anos.

Como fortalecer o sistema imunológico.
Iogurte, Shitake,Alho, Zinco(ostra), Cenoura.
Eu precisava dessas informações. Admiro as pessoas que se empenham focadas em busca de melhorar o estilo de vida das pessoas principalmente na área de alimentação. Eu sei que esse é um trabalho arduo desejar reeducar as pessoas, fazer uma pessoa mudar seus hábitos alimentares não é fácil, mas hoje em dia depois de tanta gente estar sofrendo com problema de saúde, os seres humanos inteligentes estão se concientizandos que precisam mudar seus costumes e seus hábitos alimentar para ter uma boa saúde. É gente como a pessoa que escreveu Como fortalecer o sistema imunológico que estará ajudando a melhorar a saúde da humanidade. Como diz um filósofo; nós temos que melhorar para que as coisas melhore para nós, nós que mudar para que as coisas mudem para nós.

Muito bom o texto, simples e informativo!

É muito bom mesmo este texto pois é direto e muito util agradeco aos profissionais por compartilhar este conhecimento…

olá..kero dizer ke gostei das informações citadas à cima..estes dias eu procurei bastante pela net informações sobre vários alimentos…em falar na cenoura (betacaroteno) tô à comer direto… abraços..

acho muito bom o texto acima, contudo, para pessoas que nao gostem de alho, e de otras por exemplo (q e o meu caso) e tem constantemente herpes o que pode ser substituido? que outras variedades de alimentos posso utilizar para reforçar o meu sistema imunitario?

Obrigada pelas informações.Estou sofrendo muito com uma doença meio rara, que se chama pênfigo vulgar. Estou cheia de feridas na boca.Tomo ciclofosfamida 50mg e cortizona 30mg.Não como carne, bebo muito leite.Mas vou ter muito mais cuidado na alimentação. Dra.se voce puder me ajudar mais eu agradeço de coração.
Sandra

tenho pênfigo vulgar e apresento lesões no rosto as quais são reincidentes há 3 anos. tomo prednisona (40mg/dia). gostaria de saber sobre uma dieta que fosse adequada para mim a fim de fortalecer o meu sistema imunológico.
sofro muito com essa doença. fiz terapia durante um ano e já perdi boas oportunidades de trabalho por causa das lesões na pele. já tive depressão…
um abrço.

silvia

Usei uma tinta de cabelo e tive alergia,meu rosto inchou muito minha pele ficou muito irritada e estou me sentindo muito mal.Fui ha um hospital e fui medicada mas ainda não melhorei pode me ajudar?

gostaria de entrar em contato com a sandra cabral e a silvia amorim,ambas sofrem de penfigo como eu.tenho duvidas a respeito dos alimentos,gostaria muito do email delas para trocarmos ideias,o meu é tokdebelezahelen@hotmail.com obrigada!

GOSTEI MUITO DESTA MATÉRIA.
DRA.SYLVANA, POSSO SEGUI-LA PARA BAIXAR COLESTEROL (342) E TRIGLICERES (923)??? ESTOU COM MEDO.GRATO

Amei este artigo devido dar esclarecimentos e opções sobre a quantidade necessária para se obter ajuda dos alimentos às nossas necessidades.
Parabéns e continue esclarecendo sobre as coisas boas que os alimentos proporcionam. As porcarias são bastante divulgadas.
Obrigada!!

gostei bastante porque irá ajudar-me muito uma vez que me encontro em condições de sistema imonologico debilitado com os globulos brancos em 2.380 mm. gostaria de poder manter contacto com a DRa SYLVANA .

Obrigado, são ótimas dicas. Será que feijão ajuda a fortalecer também?

Obrigado, são ótimas dicas. Será que feijão ajuda a fortalecer também?

eu amei esse site q ele ttraz muitas coisa boas a nos
e eu achei bem enteresante!!!!
obrigado por dar á nos essa oportunidade de saber mais sobre o nosso corpo!!!

Meu sistema imunológico é baixo(3.400,leucócitos glóbulos brancos) faço controle ,sem tomar qualquer medicação.mas de 3 em 3meses faço exame de sangue.Mas aparentemente me sinto bem.Tenho um maior cuidado c/ a minha saúde,só que ñ gosto de me estressar,porque eu acho que o estresse mexe c/ o meu sistema imunológico,e aí fico vulnerável.

Estou tendo candida com frequencia e quanto mais remedio eu tomo mais o meu sistema imunologico baixa e eu volo a ter candida novamente que alimenos devo consumir para melhorar
além de iorgute, skitake, cenoura, ostras e alho?
Me ajude está doneça está me desesperando.
Simone
.

Obrigado Pela bela explicaçao!!!

Adorei o artigo,vou usar diariamente estas quantidade de alimentos recomendados.
Acho que já escrevi para voces,mas me perdi no caminho.Tenho pênfigo vulgar, doença malvada acaba com a pessoa,mas comigo que sou colada em JESUS ela não vai acabar.
O ruim é que fico gripada todo mês, gripe fortye me joga na cama.
Vou escrever para Helen

nossa essa explicaçao foi perfeita. meu exame deu 3.400
leucocitos. eu surtei achei q tivesse hiv ou leucemia, desesperei. mais eu treino taekwondo quase 6 horas por dia. meu medico disse q pode estar baixo pq eu treino muito e como poko….mudei minha alimentaçao e Deus vai me ajudar a recuperar e o q esta sendo pior pra mim tive q diminuir o treinamento!!!

Assim como a maioria dos comentários acima, também gostaria de agradecer as informações. E aproveitar para perguntar se mulheres que não comem carne (meu caso) estão fadadas a terem anêmia? Ainda que leve…
Parabéns pelo trabalho de vocês, abraços!

tenhho duas filhas diabeticas do tipo II que tem alguns episodios de candida vaginal
gostaria de saber qual os alimentos quepoderiam ajudar a evitar estas crises.
grata

Tenho os globos brancos baixo! Aborrecimentos faz com que fique caia a imunidade….por que sempre gripo quando me aborreço.

Aí tem algumas explicações sobre a candidíase e uma alimentação que deve ser seguida a risca.

http://correcotia.com/mulheres/candidiase.htm

Aspero ter ajudado!

“Vou procurar seguir estas orientações, tenho artrite reumatóide e preciso fortalecer meu sistema imunológico.
Não entendi o que é snitake? Tenho 52 anos.

meu pai esta com os globulos branco muito abaixa da media que alimentação seria bom para subir essa quantidade bjs me responda urgente obrigad

Quero dizer que fiquei satisfeito com as informações, referente aos benefícios dos alimentos em nossa saúde. Gostaria de parabenizar a todos envolvido neste artigo. No entanto, da agora em diante erei manter um alimentação mais saudável.

Não entendi o que é SNITAKE?

Por fim, gostaria de uma orientação de como devo alimenta-me, pois tenho um problema intestinal, gastrite,colite e começo de homoróida(se ingiro alimentos: ácidos, gordurosos etc.) nao consigo dormir e meu sistema imunológico só anda baixo.

.

descobri q tenho o virus hpv e preciso aumentar minha resistencia…esse artigo foi de grande ajuda muito obrigado

Marcos.
Parabéns, muito bom artigo.

Todos os problemas de saúde começam por um sistema imunológico debilitado.

Quando vírus e bactérias encontram essa barreira (sistema imunológico)fortalecido, todo o nosso organismo trabalha melhor e até a vida tem outro colorido.

Costumo todos os dias tomar pela manhã:
1/2 maçã.
1 colher de sementes de linhaça,(germinada).
2 dedos de Gel da Babosa.
1 copo americano de água.
1 colher pequena de açucar mascavo.

Trituro tudo no liquidificador e começo o meu dia.

Ha mais de 20 anos nem sei o que é uma gripe e nem sei que cor tem o consultório de um médico.rs rs rs.

Um grande abraço a todos.

Antônio Ventura.

muito show esse texto

Olá, eu gostaria de saber o que eu posso fazer quanto ao meu peso, eu tenho 22 anos e estou perdendo peso, eu já tentei várias formas de conseguir adquirir massa muscular e nao consigo, eu nao entendo o que acontece comigo por favor me ajudem, estou cada dia mais magro, amarelo e fraco e nao entendo o que acontece, as pessoas da minha casa comem as mesmas coisas que eu e eles sao todos saudáveis, já eu estou nessa desnutrição que eu nao entendo de onde vem, por favor me ajudem……

Dra. Sylvana, Obrigado pela matéria, simples e sem complicações, de uma leitura fácil.

Não sei se vou ajudar, parece que tem muitas pessoas que tem dificuldade em comer o alho, pois sabemos que o alho crú, é que tem todas as suas propriedades, eu como alho à mais de trinta anos, não gripo, graças a Deus, não tenho outro tipo de doenças, vou tentar ajuar a comer o alho.
-1 amasse o alho
-2 coloque numa colher
-3 coloque um pouco de sal (a gosto)
-4 expreme um pouco de limão
-5 encha um copo dágua
-6 pegue a colher e coloque na bôca (inicio garganta)
-7 pegue o copo dágua, coloque na boca e tome de uma vez
-8 pronto, você acabou de comer o alho.

Olá sou Rafael de Fortaleza, tenho herps genital, meu sistema emunológico é muito baixo, apartir de hj vou acrecentrar esses alimentos na minha alimentação.
So gostaria de saber de vovês como eu posso injerir o alho?
Agradeço e fique com Deus!

Olá bom dia eu contrai uma doença chamada toxoplasmose acho que meu sistema imunológico ñ está funcionando bem !

Estudo excelente para mim.pois estou lutando para
controlar o meu níuvel de leucoticos brancos.

olá eu goataria de saber o que eu faço para almentar mas meu sitema imonologico,acho que peguei herbes, e e uma crise atras da outra,como varios alimentos com vitamina c todos os dia mas nao esta resolvendo…mim ajudem pelo amor de DEUS,estou tomando um fortificante chamado cetrum,ja tomei enax mas nao resolvel de nada de 10 em 10 dias tenho uma crise,espero resposta fiquem com DEUS.

Boa noite, Marcelo

Obrigado por acessar nosso site.

Por problemas técnicos, estamos com dificuldades de entrar em contato com nossos leitores.

Sobre sua solicitação:

O vírus do herpes é um vírus como qualquer outro – o da gripe, por exemplo. Ele está por todo lado, só esperando nosso organismo enfraquecer para atacar. O uso de aciclovir é o tratamento habitualmente recomendado, mas ele não soluciona o problema, só cura a lesão.

Para evitar novos ataques desse vírus, é necessário o fortalecimento do sistema imunológico do organismo. Não fumar, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada são os três primeiros passos para se obter um sistema de defesa do organismo bem resistente. Assim, sugerimos:

1. Cuide para que o cardápio seja rico em vegetais e frutas, e pouca gordura, sal e açúcar;
2. É importante a prática regular de exercícios físicos;
3. Dormir muitas horas durante a noite. O sono diurno não substitui o sono noturno;
4. Beber muita água;
5. Evitar situações de estresse;
6. Evitar ambientes poluidos;
7. Evitar chuvas e o frio;
8. Manter-se longe de ambientes com pessoas fumando.

Sugerimos que leia em nosso site (www.revistavigor.com.br) os artigos:

* Xi, minha imunidade caiu. E agora?
* Como fortalecer o sistema imunológico
* Praticar exercícios físicos fortalece sistema imunológico
* Chocolate amargo pode prevenir câncer e doenças cardiovasculares
* Como melhorar a imunidade com dieta?

Com essas atitudes, o organismo se fortalecerá e será capaz de resistir aos ataques do vírus da herpes.

Um abraço

Marcos Vinhal Campos
Revista VIGOR – editor
http://www.revistavigor.com.br

Dra. Sylvana Braga

Sofro frequentemente de crises crônica de FARINGITE, a cada dez dias timo antibióticos ou corticoides, isso a uns 30 anos. Gostaria de saber se o uso adequando dos alimentos supracitados para fortalecer o sistema imunológico vai me ajudar a amenizar as crises a qual sofro tanto? por favor aguardo sua orientação anciosa,

grade abraço.

Cirlene

Os comentários estão encerrados.